2007
Construção de Valores

           Vivemos um novo tempo, um novo milênio. Assistimos a um grande desenvolvimento na tecnologia, onde os estudos científicos se tornam cada vez mais específicos e especializados. Entramos em uma era digital com grande quantidade de informações – redes de conhecimentos a cada dia mais complexas. Neste processo mundial de globalização das sociedades cresce o individualismo em detrimento do coletivo.
           Sérias discussões éticas se estabelecem buscando “hierarquizar valores” e uma violência crescente, encarada como “natural”, se estabelece na vida das pessoas. Portanto, necessitamos realizar um trabalho com a nossa Comunidade Escolar que fortaleça valores como: RESPEITO À VIDA, SOLIDARIEDADE, PAZ E RESPONSABILIDADE, favorecendo a construção da autonomia do indivíduo, priorizando o desenvolvimento de relações qualificadas para a construção da identidade da Comunidade Escolar.
           Em 2007 priorizaremos a humanização das relações dentro da Escola e com a comunidade, considerando o princípio de respeito pela diversidade natural e cultural, através da promoção de ações pedagógicas que estimulem a participação dos alunos como agentes de transformação.
OBJETIVOS GERAIS
1. Estimular a representatividade qualificada dos segmentos escolares, fortalecendo a identidade de grupo.  
2. Trabalhar a capacidade do indivíduo de se autodeterminar frente à sociedade, desenvolvendo o espírito crítico, ético e solidário.
3. Assegurar a discussão pedagógica planejada pelo coletivo da escola, conforme organização dos tempos e espaços estabelecidos no calendário escolar vigente.

Objetivos Específicos

Estratégias/Ações







Construir coletivamente estratégias para criar uma cultura pela paz, combatendo a violência no ambiente escolar.

*Avaliação e redimensionamento das normas de convivência para apropriação e efetivo cumprimento por todos os segmentos da escola;

*Eleição de representantes de turmas a fim de encaminhar as demandas com maior agilidade e eficiência;

*Transformação do recreio em um momento de interação social organizado, que procure contemplar o lúdico e a construção de valores fundamentais para a vida em sociedade, utilizando monitores orientados e supervisionados. Ação pedagógica de organização do professor em sala de aula e a criação de espaços lúdicos determinados para a melhor organização do recreio;

*Organização de encontros, palestras, projetos, oficinas, grupos operativos e outras parcerias para refletir e construir ações efetivas da valorização da vida;

*Trabalhar as relações de grupo através de projetos construídos no coletivo de professores;

*Potencialização de momentos sistemáticos de reflexão com os pais desenvolvendo temáticas de interesse dos mesmos;

*Buscar o envolvimento de toda a comunidade escolar no cotidiano do aluno;

*Potencialização da Rede de Atendimento via representação competente da Escola, com conhecimento e participação do Conselho Escolar;

*Propiciar situações de integração entre as turmas;

*Trabalhar com temas transversais (meio ambiente, sexualidade, etnia, inclusão, preconceito, etc.) ligados à cultura pela paz, nas diferentes áreas do conhecimento;









Ampliar e qualificar o espaço pedagógico escolar.

*Buscar parcerias com empresas, instituições, etc. para possibilitar a inclusão dos alunos no mundo do trabalho com participação em cursos profissionalizantes e oficinas;

*Potencializar atividades sistemáticas e integradoras entre os segmentos da Comunidade Escolar;

*Estimular os alunos para os estudos bem como despertar outras potencialidades e habilidades, em ações cotidianas;

*Buscar, junto à mantenedora, soluções para adequar o espaço físico da escola, atendendo as necessidades dos alunos;

*Potencializar a conscientização da Comunidade Escolar sobre a utilização dos espaços coletivos através da ação do Conselho Escolar;

*Organização da Biblioteca Escolar ampliando o acesso da comunidade e proporcionando Hora do Conto, filmes e teatros, em horários integrados ao currículo e alternativos;

*Reorganização do espaço, dos horários e do uso do Ambiente Informatizado, na perspectiva da construção de trabalhos cooperativos;

*Investimento na efetivação da Escola como pólo cultural, envolvendo a comunidade e construindo parcerias com outras instituições;

* Oportunizar, aos professores, oficinas que venham qualificar e aperfeiçoar o desempenho pedagógico, valendo-se dos profissionais da Escola e outras parcerias;

*Desenvolver projetos pedagógicos, nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando a socialização dos mesmos aos demais elementos da Comunidade Escolar.

* Desenvolver ações que valorizem o uso adequado de energia e saneamento, tanto na Escola quanto na Comunidade;

* Criar mecanismos de desenvolvimento da leitura e formação de novos leitores;

*Qualificar a escola como um espaço de desenvolvimento e socialização, possibilitando despertar em todos o respeito às diferenças, vislumbrando a formação de cidadãos conscientes e de uma sociedade mais justa.



Ressignificar a atuação dos representantes do Conselho Escolar nos diferentes contextos em que estão inseridos.

*Qualificação da comunicação entre os conselheiros e seus segmentos, na perspectiva de avançar na relação representante – representado, oportunizando encontros sistemáticos;

*Qualificar os diferentes processos de eleição (Conselho Escolar e Direção) que ocorrerão na escola em 2007, com apresentação de propostas, debates..., entre todos os segmentos, garantindo espaços de reuniões sistemáticas para a formação das comissões eleitorais;

*Fortalecer o segmento alunos, investindo na formação de representantes de turma;

*Conhecer e fortalecer o papel e a função dos conselheiros escolares.