|
2007
Construção de Valores
Vivemos um novo tempo, um novo milênio. Assistimos a um grande
desenvolvimento na tecnologia, onde os estudos científicos se
tornam cada vez mais específicos e especializados. Entramos em
uma era digital com grande quantidade de informações –
redes de conhecimentos a cada dia mais complexas. Neste processo
mundial de globalização das sociedades cresce o
individualismo em detrimento do coletivo.
Sérias discussões éticas se estabelecem buscando
“hierarquizar valores” e uma violência crescente, encarada como
“natural”, se estabelece na vida das pessoas. Portanto, necessitamos
realizar um trabalho com a nossa Comunidade Escolar que
fortaleça valores como: RESPEITO À VIDA, SOLIDARIEDADE,
PAZ E RESPONSABILIDADE, favorecendo a construção da
autonomia do indivíduo, priorizando o desenvolvimento de
relações qualificadas para a construção da
identidade da Comunidade Escolar.
Em 2007
priorizaremos a humanização das relações
dentro da Escola e com a comunidade, considerando o princípio de
respeito pela diversidade natural e cultural, através da
promoção de ações pedagógicas que
estimulem a participação dos alunos como agentes de
transformação.
OBJETIVOS
GERAIS
1.
Estimular a representatividade
qualificada dos segmentos escolares, fortalecendo a identidade de
grupo.
2. Trabalhar a
capacidade do indivíduo de se autodeterminar
frente à sociedade, desenvolvendo o espírito
crítico, ético e solidário.
3. Assegurar a
discussão pedagógica planejada pelo
coletivo da escola, conforme organização dos tempos e
espaços estabelecidos no calendário escolar
vigente. |
Objetivos
Específicos
|
Estratégias/Ações |
Construir
coletivamente estratégias para criar uma cultura pela paz,
combatendo a violência no ambiente escolar.
|
*Avaliação
e redimensionamento das normas de convivência para
apropriação
e efetivo cumprimento por todos os segmentos da escola;
*Eleição
de representantes de turmas a fim de encaminhar as demandas com maior
agilidade e eficiência;
*Transformação
do recreio em um momento de interação social
organizado, que procure contemplar o lúdico e a
construção
de valores fundamentais para a vida em sociedade, utilizando
monitores orientados e supervisionados. Ação
pedagógica
de organização do professor em sala de aula e a
criação
de espaços lúdicos determinados para a melhor
organização do recreio;
*Organização
de encontros, palestras, projetos, oficinas, grupos operativos e
outras parcerias para refletir e construir ações
efetivas da valorização da vida;
*Trabalhar
as relações de grupo através de projetos
construídos no coletivo de professores;
*Potencialização
de momentos sistemáticos de reflexão com os pais
desenvolvendo temáticas de interesse dos mesmos;
*Buscar
o envolvimento de toda a comunidade escolar no cotidiano do aluno;
*Potencialização
da Rede de Atendimento via representação competente da
Escola, com conhecimento e participação do Conselho
Escolar;
*Propiciar
situações de integração entre as turmas;
*Trabalhar
com temas transversais (meio ambiente, sexualidade, etnia,
inclusão,
preconceito, etc.) ligados à cultura pela paz, nas diferentes
áreas do conhecimento;
|
Ampliar
e qualificar o espaço pedagógico escolar.
|
*Buscar
parcerias com empresas, instituições, etc. para
possibilitar a inclusão dos alunos no mundo do trabalho com
participação em cursos profissionalizantes e oficinas;
*Potencializar
atividades sistemáticas e integradoras entre os segmentos da
Comunidade Escolar;
*Estimular
os alunos para os estudos bem como despertar outras potencialidades e
habilidades, em ações cotidianas;
*Buscar,
junto à mantenedora, soluções para adequar o
espaço físico da escola, atendendo as necessidades dos
alunos;
*Potencializar
a conscientização da Comunidade Escolar sobre a
utilização dos espaços coletivos através
da ação do Conselho Escolar;
*Organização
da Biblioteca Escolar ampliando o acesso da comunidade e
proporcionando Hora do Conto, filmes e teatros, em horários
integrados ao currículo e alternativos;
*Reorganização
do espaço, dos horários e do uso do Ambiente
Informatizado, na perspectiva da construção de
trabalhos cooperativos;
*Investimento
na efetivação da Escola como pólo cultural,
envolvendo a comunidade e construindo parcerias com outras
instituições;
* Oportunizar, aos professores,
oficinas que venham
qualificar e
aperfeiçoar o desempenho pedagógico, valendo-se dos
profissionais da Escola e outras parcerias;
*Desenvolver
projetos pedagógicos, nas diferentes áreas do
conhecimento, possibilitando a socialização dos mesmos
aos demais elementos da Comunidade Escolar.
*
Desenvolver ações
que valorizem o uso adequado de energia e saneamento, tanto na Escola
quanto na Comunidade;
*
Criar mecanismos de desenvolvimento da leitura e formação
de novos leitores;
*Qualificar
a escola como um espaço de desenvolvimento e
socialização,
possibilitando despertar em todos o respeito às
diferenças,
vislumbrando a formação de cidadãos conscientes
e de uma sociedade mais justa.
|
Ressignificar
a atuação dos representantes do Conselho Escolar nos
diferentes contextos em que estão inseridos.
|
*Qualificação
da comunicação entre os conselheiros e seus segmentos,
na perspectiva de avançar na relação
representante – representado, oportunizando encontros
sistemáticos;
*Qualificar
os diferentes processos de eleição (Conselho Escolar e
Direção) que ocorrerão na escola em 2007, com
apresentação de propostas, debates..., entre todos os
segmentos, garantindo espaços de reuniões
sistemáticas
para a formação das comissões eleitorais;
*Fortalecer
o segmento alunos, investindo na formação de
representantes de turma;
*Conhecer
e fortalecer o papel e a função dos conselheiros
escolares.
|
|