|
2005
Construção de Valores
Vivemos
em novo tempo, um novo milênio. Assistimos a um grande
desenvolvimento na tecnologia, onde os estudos científicos se
tornam cada vez mais específicos e especializados. Entramos em
uma era digital com grande quantidade de informações –
redes de conhecimentos a cada dia mais complexas. Neste processo
mundial de globalização das sociedades cresce o
individualismo em detrimento do coletivo.
Sérias discussões éticas se estabelecem buscando
“hierarquizar valores” e uma violência crescente, encarada como
“natural”, se estabelece na vida das pessoas. Portanto, necessitamos
realizar um trabalho com a nossa Comunidade Escolar que
fortaleça valores como: RESPEITO À VIDA, SOLIDARIEDADE,
PAZ E RESPONSABILIDADE, favorecendo a construção da
autonomia do indivíduo, priorizando o desenvolvimento de
relações qualificadas para a construção da
identidade da Comunidade Escolar.
Em 2005 continuaremos enfatizando a humanização das
relações dentro da Escola e com a comunidade.
OBJETIVOS
GERAIS
1. Estimular a
representatividade qualificada dos segmentos escolares,
fortalecendo a identidade de grupo.
2. Trabalhar a capacidade do indivíduo de se autodeterminar
frente a sociedade, desenvolvendo o espírito crítico,
ético e solidário.
|
Objetivos
Específicos
|
Estratégias/Ações
|
Construir coletivamente estratégias para criar uma cultura pela
paz, combatendo a violência no ambiente escolar. |
Construção e apropriação
com todos os segmentos da escola das normas de convivência.
- Transformação do recreio em um momento de
interação social organizado, que procure contemplar o
lúdico e construção de valores fundamentais para a
vida em sociedade (respeito, solidariedade, ética, entre outros).
- Encontros, palestras, oficinas, grupos operativos e outras parcerias
para refletir e construir ações efetivas de combate
à violência.
- Acompanhamento da vida escolar dos alunos por parte dos educadores
(pais, professores e funcionários).
- Potencialização da Rede de Atendimento via
representação competente da Escola, com conhecimento e
participação do Conselho Escolar.
- Oportunizar situações em que sejam trabalhadas
parcerias com Conselho Tutelar, Associações e Entidades
Comunitárias e demais instituições governamentais
como: Guarda Municipal, Brigada Militar, Cruz Vermelha, CECOPAM, FASC,
IARGS, DENARC, EPTC, Amigos da Escola, Parceiros Voluntários,
NASCA, UFRGS,etc. |
Ampliar e qualificar o espaço pedagógico escolar. |
Estudo sobre a viabilidade da
organização de salas ambientes e/ou salas
multidisciplinares reflexão sobre sua efetiva importância
na qualificação do ensino.
- Estudo para organização de oficinas e/ou cursos
profissionalizantes abertos à comunidade a partir de seus
interesses.
- Buscar parcerias com SENAC, LIONS, SMIC, SMC, SMSSS, DMAE, DMLU,
Brigada Militar, Parceiros Voluntários e outros para
efetivação dos cursos e/ou oficinas.
- Formações sistemáticas e integradas entre os
segmentos da Comunidade Escolar.
- Organização de oficinas específicas para os
alunos procurando resgatar a sua motivação para os
estudos, bem como possibilitando uma formação
profissional.
- Mobilizar a Comunidade Escolar para buscar benfeitorias para os
diversos espaços da escola: acesso ao refeitório e
prédio A e as laterais da quadra.
- Conscientização da Comunidade Escolar sobre a
utilização dos espaços coletivos.
- Potencialização da Biblioteca Escolar ampliando o
acesso Comunidade e proporcionando Hora do Conto, filmes e teatros em
horários integrados ao currículo e alternativos.
- Reorganização do espaço, dos horários e
do uso do Ambiente Informatizado, na perspectiva de
construção de trabalhos cooperativos.
- Investimento na efetivação da idéia da Escola
como pólo cultural, envolvendo a Comunidade e construindo
parcerias com outras instituições.
- Organização do Grêmio Estudantil com
auxílio do SOE e acompanhamento do Conselho Escolar.(UNE/UBES)
- Oportunizar aos professores oficinas que venham qualificar e
aperfeiçoar o desempenho pedagógico, valendo-se dos
profissionais da Escola e outras parcerias.
|
Ressignificar a atuação dos
representantes do Conselho Escolar nos diferentes contextos em que
estão inseridos. |
- Qualificação da
comunicação entre os conselheiros e seus segmentos, na
perspectiva de avançar na relação
representante-representado. |
|