|
|
Objetivos
☼ Formar uma consciência ecológica, desenvolver hábitos de respeito e preservação do meio ambiente. ☼ Desenvolver o espírito cooperativo em atividades. ☼ Valorizar a auto-estima do aluno através da participação em atividades pelas quais seja responsável. ☼ Formar hábitos e atitudes necessárias no convívio com colegas, professores, etc. ☼ Apropriar-se de conhecimentos básicos que permitam ao aluno agir como agente transformador e preservador do meio ambiente. Clientela
☼ Alunos de
turmas de 1º e 2º
ciclos (turno da tarde).
☼ Professores de turmas de 1º e 2º ciclos (turno da tarde). ☼ Alunos - monitores do 3º ciclo que auxiliarão no desenvolvimento das atividades práticas. ☼ Prof.ª Vera M. P. Schossler, responsável pelo projeto usando 10 horas semanais de sua carga horária de 30 horas na escola.. Horário ☼Segundas e terças-feiras no turno da tarde. Atendimento ☼ As turmas serão atendidas quinzenalmente. ☼ Os alunos participaram das atividades da seguinte maneira: primeiras e terceiras semanas, grupo A; segundas e quintas semanas de cada mês, grupo B. Desenvolvimento do
Projeto
O projeto será desenvolvido no período de março a dezembro. No mês de março serão feitos encontros com professores das turmas para elaborar o planejamento anual. Também será feita a divulgação do projeto nas salas de aula do 3º Ciclo para que os alunos interessados possam participar como alunos-monitores. O atendimento às turmas será efetuado de abril a novembro. Em dezembro será elaborada a avaliação por parte dos professores e alunos das 18 turmas e, a organização do Laboratório de Ciências com o encerramento das atividades da escola. Controle
da Permanência de Alunos
O controle será feito pelo registro em ficha específica onde constarão: data, turma atendida, professor da turma, conhecimentos, trabalhos, atividades desenvolvidas e alunos-monitores presentes. Estratégias de
Trabalho
☼ Planejamento (reuniões de professores e SSE). ☼ Realização de atividades práticas que despertem a curiosidade e interesse dos alunos. ☼ Experimentações. ☼ Promoção de campanhas com utilização de material criado pelos alunos. ☼ Utilização de vídeos, quadros-murais, revistas, jornais, figuras, desenhos, modelos, livros. ☼ Manuseio do material de Laboratório (microscópio e outros materiais). ☼ Atividades nas floreiras da escola como recursos para apropriação de conhecimentos sobre: seres vivos (animais e vegetais) - ecologia (relação ecológicas) - meio ambiente (ar, água, solo). ☼Uso de material reciclável. ☼Relatos de experiência pelos alunos. ☼Exposição de trabalhos dos alunos. Propostas
de Atividades de
Integração ao Currículo da Escola
Serão feitas campanhas que incentivem: ☼ À conservação e limpeza da escola (poluição - lixo - reciclagem). ☼ Ao uso racionalizado da água (bebedouros - torneiras). ☼ Ao desenvolvimento de hábitos de higiene. ☼ A divulgação de medidas preventivas de algumas doenças endêmicas e epidêmicas. Avaliação
Ao final do ano, será solicitado a cada professor que participou do projeto uma avaliação do mesmo sobre os seguintes aspectos: ☼ Interesse dos alunos; ☼ Responsabilidade na execução das atividades; ☼ Desenvolvimento da capacidade de observar, investigar, discutir idéias, buscar novos conhecimentos; ☼ Integração nas atividades do grupo; ☼ Adequação das atividades práticas ao conhecimento trabalhado; ☼ Permanência do projeto na escola; ☼ Atuação dos alunos-monitores; ☼ Eficiência e desempenho do responsável pela execução. |
|
2007 |