2º
Ciclo
Silvana Wuttke
Doutrelepont
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem por finalidade
trazer uma proposta de trabalho, baseada na reflexão e na
prática de um fazer
pedagógico, com o intuito de auxiliar os alunos, encaminhando ao
Laboratório de
Aprendizagem, no seu processo de ensino-aprendizagem.
“A prática
de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo.
”Paulo Freire”
OBJETIVOS:
• Investigar o processo
de construção do
conhecimento do aluno;
• Desenvolver, no
educando, habilidades e
conhecimentos necessários a sua efetiva aprendizagem;
• Propiciar a
integração entre as aprendizagens
desenvolvidas em sala de aula e as trabalhadas no L.A.;
• Trabalhar com o
lúdico como atividade
geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social;
• Proporcionar um
espaço onde o aluno se
permita errar, questionar e re-elaborar seus conceitos;
• Resgatar, junto aos
alunos, a importância da
participação no L.A.;
• Reorganizar o
atendimento dos alunos da turma
de Progressão, visando desenvolver suas competências e
habilidades e
favorecendo o resgate e a valorização da identidade
individual e coletiva;
• Criar
estratégias para ampliar e sistematizar
a comunicação do setor com o coletivo da escola.
ESTRATÉGIAS:
• Emprego de atividades
diversificadas capazes
de proporcionar, aos alunos, o desenvolvimento de habilidades e a
compreensão
dos conhecimentos pertinentes a cada ano ciclo;
•
Utilização de diferentes vivências;
•
Utilização do computador como ferramenta de
trabalho;
• Troca de
experiências entre professores,
setores e L.A.;
• Reuniões
quinzenais entre SSE e SOE, visando
qualificar o processo de aprendizagem dos alunos e garantir a
participação do
maior número possível de alunos;
• Atendimento dos alunos
no próprio turno de
aula e no turno inverso, conforme necessidade;
• Manter professores e
serviços informados
sobre as necessidades e a freqüência dos alunos;
•
Participação dos professores do L.A. nas
reuniões pedagógicas e nos Conselhos de Classe;
• Atendimento semanais e
em grupos (conforme
assessoria do Laboratório);
•
Utilização de jogos estruturados, histórias,
músicas, etc.
ENCAMINHAMENTOS:
• Via PPDA;
• Conselhos de classe;
• Ficha de
encaminhamento-supervisão.
AVALIAÇÃO:
Diária,
contínua e sistemática, expressa nos Conselhos de Classe.
A
freqüência dos alunos, ao L.A., será registrada no
parecer trimestral da
Escola.
|