|
Diversificando
estratégias
Projeto:
“ESCOLA E TRABALHO UMA PARCERIA DE
SUCESSO”
2005
1º
CICLO
Profª.
Suzete Souza Maciel
|
2º
CICLO
Profª.
Silvana Wuttke Doutrelepont
|
3º
CICLO
Profª.
Liége Teixeira de Moraes
|
Justificativa
Um
grupo significativo de alunos vem demonstrando pouca
motivação pelo aprender revelando uma auto-imagem
negativa e provida de pouca esperança, com relação
ao seu futuro. Uma das características
dos alunos encaminhados ao Laboratório de Aprendizagem é
a
vivência de uma seqüência de frustrações
no
meio social.
Pensando em
como resgatar junto
aos mesmos o gosto pelo
aprender, relacionando-o diretamente ao seu futuro profissional e
pessoal, dando significado imediato ao aprender é que foi criado
o projeto:
“Escola e trabalho uma parceria
de sucesso”.
O mesmo se
propõe a
desenvolver com os alunos
técnicas variadas de artesanato, culinária, etc., a fim
de capacitá-los a exercer uma atividade lucrativa, bem como,
prover o desenvolvimento da auto-estima
e o aprimoramento a aprendizagem, ferramenta básica, para o
exercício
da cidadania.
|
|
2º ciclo e 3º ciclo
|
|
1º ciclo
|
|
1ª Feira de
artesanato – 07/5/2005
|
Objetivos
☼Resgatar nos alunos o prazer de
aprender, dando
significado imediato as
suas aprendizagens, a partir de atividades práticas que possam
ser geradoras de renda e de incentivo a criatividade, livre
expressão
e auto-estima.
☼Relacionar os conteúdos
sistemáticos formais da escola com
as atividades práticas.
☼Estimular o auto conhecimento
das
potencialidades de cada aluno como seres
criativos, autores e administradores de suas conquistas.
☼Desenvolver a expressão
verbal e
escrita.
☼Estimular a
organização.
☼Desenvolver
o raciocínio
lógico. |
Procedimento
Um grupo “piloto” de
atendimento, uma vez por semana,
composto por seis alunos.
O grupo desenvolverá uma
técnica por aula. Após a confecção do
trabalho deverá ser feito o registro de todo o processo em um
caderno e o cálculo de custo para a execução da
peça artesanal.
Os objetos
confeccionados no decorrer do ano serão
expostos e/ou vendidos em eventos da Escola, como por exemplo: Festa
Junina, Dia das Mães, Festa de Natal, Aniversário da
Escola, etc.
A renda
será convertida em novos materiais e em forma
de incentivo aos alunos.
|
Recursos
duas mesas grandes
lixas
para madeira
tintas
para artesanato em madeira e tecido
verniz
fosco ou brilhante
base
acrílica para artesanato
latas
de Nescau
latas de molhos com tampas
vidros
de conservas
peças
de madeira ou MDF
guardanapos
decorados
folhas para decoupage
restos
de miçangas
duas
colas quentes
restos
de E.V.A
seis
alicates.
|
Estratégias
Organizamos
uma reunião com os pais a fim de envolvê-los com a
proposta
e realizar maiores esclarecimentos.
Proporcionamos, aos alunos, uma
visita a uma loja de
artesanato a fim de
prepará-los para a primeira feira de artesanato da Escola, onde
foram
vendidos os produtos feitos por eles. Os alunos puderam observar os
produtos
da loja, o custo, a organização e a forma de
exposição
dos mesmos sendo que logo após elaboraram um relatório de
visita
e refletiram sobre o que foi observado.
Inicialmente planejamos
executar uma técnica por aula, mas em função do
tempo não foi
possível seguir rigorosamente este planejamento.
|
|
No início do
projeto encontramos algumas dificuldades quanto ao envolvimento e a
postura dos alunos em relação ao trabalho proposto, sendo
necessário estabelecermos limites de horários,
responsabilidades, higiene e organização para o trabalho.
Foi preciso reavaliarmos o encaminhamento, a condução e a
execução de
algumas técnicas devido à falta de experiência e
dificuldade
de compreensão de alguns alunos.
Hoje,
após um trimestre de trabalho já percebemos
avanços
significativos nos alunos envolvidos, especialmente no que se refere
à
organização, autonomia e comprometimento.
O projeto desencadeou um
“exercício do olhar”, para
alunos, pais, professores e funcionários a cerca das diferentes
possibilidades de aprendizagens que cada aluno possui; despertou em
outros alunos o desejo de aprender e a
vontade de divulgar suas habilidades que muitas vezes não
são valorizadas; incentivou outros profissionais da escola a
mostrarem também suas habilidades; estimulou o desejo de
transformar os diferentes espaços escolares em locais mais
atrativos, alegres, ricos e acolhedores e envolveu professores e
funcionários na coleta de materiais recicláveis para
possibilitar o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Alguns
professores-referência observaram modificações em
seus alunos, os mesmos demonstraram-se mais envolvidos, concentrados e
motivados.
Pretendemos continuar
desenvolvendo atividades que
oportunizem aos nossos alunos experiências que auxiliem o
desenvolvimento da autonomia e criatividade. Estamos, neste momento,
preparando peças de artesanato em madeira para vender na
nossa Festa Junina, percebendo nos alunos maior autoconfiança,
desejo
e a certeza de sucesso.
Em 2005 inscrevemos
o texto, com o relato desta experiência, no projeto "Tecendo
idéias" para que o mesmo pudesse ser socializado entre os demais
professores.
Em 2007 recebemos a publicação deste
trabalho em um dos livros que fazem parte da coleção
acima mencionada.
|
|
|
|