Diversificando estratégias


Projeto:

“ESCOLA E TRABALHO UMA PARCERIA DE SUCESSO”
2005


1º CICLO
Profª. Suzete Souza Maciel
2º CICLO
Profª. Silvana Wuttke Doutrelepont
3º CICLO
Profª. Liége Teixeira de Moraes

Justificativa

    Um grupo significativo de alunos vem demonstrando pouca motivação pelo aprender revelando uma auto-imagem negativa e provida de pouca esperança, com relação ao seu futuro. Uma das características dos alunos encaminhados ao Laboratório de Aprendizagem é a vivência de uma seqüência de frustrações no meio social. 
    Pensando em como resgatar junto aos mesmos o gosto pelo aprender, relacionando-o diretamente ao seu futuro profissional e pessoal, dando significado imediato ao aprender é que foi criado o projeto:
 “Escola e trabalho uma parceria de sucesso”. 
    O mesmo se propõe a desenvolver com os alunos técnicas variadas de artesanato, culinária, etc., a fim de capacitá-los a exercer uma atividade lucrativa, bem como, prover o desenvolvimento da auto-estima e o aprimoramento a aprendizagem, ferramenta básica, para o exercício da cidadania.

 2º ciclo e 3º ciclo
1º ciclo


1ª Feira de artesanato – 07/5/2005
Objetivos

☼Resgatar nos alunos o prazer de aprender, dando significado imediato as suas aprendizagens, a partir de atividades práticas que possam ser geradoras de renda e de incentivo a criatividade, livre expressão e auto-estima.
 
☼Relacionar os conteúdos sistemáticos formais da escola com as atividades práticas.

☼Estimular o auto conhecimento das potencialidades de cada aluno como seres criativos, autores e administradores de suas conquistas.
 
☼Desenvolver a expressão verbal e escrita.

☼Estimular a organização.

☼Desenvolver o raciocínio lógico.
Procedimento

Um grupo “piloto” de atendimento, uma vez por semana, composto por seis alunos.
O grupo desenvolverá uma técnica por aula. Após a confecção do trabalho deverá ser feito o registro de todo o processo em um caderno e o cálculo de custo para a execução da peça artesanal.

Os objetos confeccionados no decorrer do ano serão expostos e/ou vendidos em eventos da Escola, como por exemplo: Festa Junina, Dia das Mães, Festa de Natal, Aniversário da Escola, etc. 
A renda será convertida em novos materiais e em forma de incentivo aos alunos.




Recursos

duas mesas grandes
lixas para madeira 
tintas para artesanato em madeira e tecido
  verniz fosco ou brilhante
base acrílica para artesanato
latas de Nescau
 latas de molhos com tampas

vidros de conservas
peças de madeira ou MDF
guardanapos decorados
 folhas para decoupage

restos de miçangas
duas colas quentes
restos de E.V.A
seis alicates.

Estratégias

Organizamos uma reunião com os pais a fim de envolvê-los com a proposta e realizar maiores esclarecimentos.
Proporcionamos, aos alunos, uma visita a uma loja de artesanato a fim de prepará-los para a primeira feira de artesanato da Escola, onde foram vendidos os produtos feitos por eles. Os alunos puderam observar os produtos da loja, o custo, a organização e a forma de exposição dos mesmos sendo que logo após elaboraram um relatório de visita e refletiram sobre o que foi observado.
Inicialmente planejamos executar uma técnica por aula, mas em função do tempo não foi possível seguir rigorosamente este planejamento.



 

    No início do projeto encontramos algumas dificuldades quanto ao envolvimento e a postura dos alunos em relação ao trabalho proposto, sendo necessário estabelecermos limites de horários, responsabilidades, higiene e organização para o trabalho. Foi preciso reavaliarmos o encaminhamento, a condução e a execução de algumas técnicas devido à falta de experiência e dificuldade de compreensão de alguns alunos.
    Hoje, após um trimestre de trabalho já percebemos avanços significativos nos alunos envolvidos, especialmente no que se refere à organização, autonomia e comprometimento. 

    O projeto desencadeou um “exercício do olhar”, para alunos, pais, professores e funcionários a cerca das diferentes possibilidades de aprendizagens que cada aluno possui; despertou em outros alunos o desejo de aprender e a vontade de divulgar suas habilidades que muitas vezes não são valorizadas; incentivou outros profissionais da escola a mostrarem também suas habilidades; estimulou o desejo de transformar os diferentes espaços escolares em locais mais atrativos, alegres, ricos e acolhedores e envolveu professores e funcionários na coleta de materiais recicláveis para possibilitar o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Alguns professores-referência observaram modificações em seus alunos, os mesmos demonstraram-se mais envolvidos, concentrados e motivados.

    Pretendemos continuar desenvolvendo atividades que oportunizem aos nossos alunos experiências que auxiliem o desenvolvimento da autonomia e criatividade. Estamos, neste momento, preparando peças de artesanato em madeira para vender na nossa Festa Junina, percebendo nos alunos maior autoconfiança, desejo e a certeza de sucesso.


Em 2005  inscrevemos o texto, com o relato desta experiência, no projeto "Tecendo idéias" para que o mesmo pudesse ser socializado entre os demais professores.
Em  2007 recebemos a publicação deste trabalho em um dos livros que fazem parte da coleção acima mencionada.