2002/2004




METAS PARA O TRABALHO DO 3º CICLO 
Profª: Liége Teixeira de Moraes

Algumas considerações...

“Toda criança é semelhante a inúmeras outras em alguns aspectos e singularíssima em outros. Seu desenvolvimento estará relacionado a uma evolução extremamente complexa que combina a evolução biológica do homem, a evolução histórico-cultural e sua personalidade específica. Essas crianças adaptam-se e participam de suas culturas refletindo a diversidade e riqueza da humanidade, possuem a habilidade de se recuperar de circunstâncias difíceis ou estressantes, adaptando-se ao ambiente e, portanto aos desafios da vida. Apesar deste poder humano de recuperação, muito incidentes traumáticos na infância podem gerar conseqüências graves, algumas vezes irreversíveis, mas, por outro lado, eventos posteriores podem progressivamente modificar alguns dos resultados dessas experiências".

  “Um ambiente afetuoso e uma educação rica em estímulos ajudam a atenuar os efeitos de conseqüências emocionais, entretanto, nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrário, modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar".
  “Os estímulos são o alimento das inteligências".
  “As inteligências em um ser humano são mais ou menos como janelas de um quarto. Abrem-se aos poucos, sem pressa, e para cada etapa dessa abertura existem múltiplos estímulos. Não se fecham presumivelmente até os 72 anos de idade, mas próximo à puberdade perdem algum brilho. Essa perda não significa desinteresse, apenas ocorre a consolidação do que se aprendeu em um período de maior abertura. Abrem-se praticamente para todos os seres humanos ao mesmo tempo, mas existe uma janela para cada inteligência. Duas crianças, na mesma idade, possuem a janela da mesma inteligência com o mesmo nível de abertura, isso não significa entretanto que sejam iguais; a história genética de cada uma pode fazer com que o efeito dos estímulos sobre essa abertura seja maior ou menor, produza efeito mais imediato ou mais lento. É um erro supor que o estímulo possa fazer a janela abrir mais depressa. Por isso, essa abertura precisa ser aproveitada por pais e professores com equilíbrio, serenidade e paciência. O estímulo não atua diretamente sobre a janela, mas, se aplicado adequadamente, desenvolve habilidades e estas, sim, conduzem a aprendizagens significativas".
  “A adequação entre os adultos e a criança produzem afetações recíprocas e todos os jogos usados para estimular suas múltiplas inteligências somente ganham validade quando centrados sobre o próprio indivíduo. Todo jogo pode ser usado para muitas crianças, mas seu efeito sobre a inteligência será sempre pessoal e impossível de ser generalizado".
  “O jogo em seu sentido integral, é o mais eficiente meio de estimular inteligências".
  “Nem todo jogo é um material pedagógico".
  “Jogos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória, isto é, uma aptidão que possibilita a compreensão e intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e que o ajude a construir conexões".

 Jogos para a estimulação de múltiplas inteligências
 Celso Antunes - Petrópolis, RJ.
 Ed. Vozes – 1998 – 5ª edição

Objetivos:

 ☼Investigar o processo de construção de conhecimento do aluno.

 ☼Criar estratégias de atendimento educacional complementar.

 ☼Integrar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem com o trabalho da turma.

 ☼Proporcionar diferentes vivências visando o resgate do aluno em todas as suas dimensões.

 ☼Participar como coletivo da Escola de reuniões para trocas de experiências, planejamento e avaliação das diferentes formas de intervenção e metodologia utilizada com os alunos do Laboratório de Aprendizagem.

 ☼Efetivar reuniões semanais e/ou quinzenais com educadores do Laboratório de Aprendizagem, supervisão e orientação educacional, qualificando o processo coletivo para superação das dificuldades dos alunos do Laboratório de Aprendizagem. 

 ☼Adequar a dinâmica de atendimentos dos alunos do Laboratório de Aprendizagem a que for sistematizada pelos Encontros de Formação de Laboratório de Aprendizagem - 2002, promovidos pela Assessoria do Ensino Fundamental da Rede Municipal.

Objetivos Específicos:

☼Qualificar as reuniões semanais de planejamento entre os professores do Laboratório de Aprendizagem e SOP, caracterizando o perfil de aluno de Laboratório de nossa Escola,  buscando a melhor forma de encaminhamento, para os atendimentos, dos alunos para o Laboratório de Aprendizagem, discutindo  metodologias e possíveis intervenções.

☼Organizar no 1º Trimestre, uma reunião de pais/responsáveis, em forma de Oficina, apresentando a metodologia de trabalho do Laboratório de Aprendizagem e sua relação com as propostas desenvolvidas em sala de aula.

☼Realizar entrevistas com pais e/ou alunos oportunizando construção do histórico familiar, durante o mês de março de 2003.

☼Organizar um quadro para registro de freqüência e horários dos alunos do Laboratório de Aprendizagem, na Sala do Professores, proporcionando um melhor acesso e acompanhamento pelos professores referência, supervisão, orientação educacional e direção a respeito do compromisso de cada aluno com a Escola.

☼Organizar, em parceria com o SOP, no final de cada trimestre, antes do Conselho de Classe, um encontro com os professores referência (por blocos) para avaliação das atividades propostas pelo Laboratório de Aprendizagem e possíveis avanços dos alunos indicados, com vistas ao planejamento para o trimestre seguinte.

☼Desenvolver, aplicar e sugerir jogos pedagógicos relativos aos conhecimentos trabalhados em sala de aula, a partir de indicações dos professores referência. Por exemplo:


☺Jogo da Caixa Surpresa – escondendo uma peça de enfeite indígena usada em momentos de festa. 
Este jogo propicia a expressão oral, usando o raciocínio lógico, já que as pistas são dadas através de respostas afirmativas ou negativas em relação a uma pergunta feita pelos alunos. Posteriormente a expressão escrita se faz necessária, como registro.A partir desta situação é possível estabelecer a época em que o fato ocorreu, traçando uma Linha de Tempo.
(Áreas envolvidas: História – tempo e espaço, Matemática – lógica, simetria, transitividade, Português –expressão oral e escrita, interpretação de dados).
☻Jogo da Linha da Vida – Estabelecendo um tamanho de fio de lã para representar a idade de um aluno da sala, os demais devem descobrir o tamanho do fio que corresponde a sua idade e a partir daí registrar em pedaços pequenos de papel, tantos fatos de sua vida quantos forem os anos vividos. Após devem colar na sua linha da vida os papéis, nas posições corretas estabelecendo noções de proporcionalidade.
(Áreas envolvidas: História – tempo e espaço, Matemática – lógica, proporcionalidade, medidas, operações, Português – ordem cronológica de fatos, expressão escrita, além de desenvolver a motricidade fina).

☼Planejar sob orientação do SOP, reuniões para trocas de experiências entre Professores Referência, Laboratório de Aprendizagem e SIR a fim de enriquecer o trabalho pedagógico e minimizar os problemas dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

☼Organizar lista de freqüência e pasta de trabalhos realizados pelos alunos, bem como o parecer descritivo ao final de cada trimestre.

☼Sugerir ao SOP, que, no momento da entrega das avaliações de cada trimestre, o Laboratório de Aprendizagem faça um relato para os pais a respeito do trabalho desenvolvido pelos alunos, possibilitando uma relação mais estreita entre o Laboratório de Aprendizagem e as famílias.

☼Utilizar o Ambiente Informatizado para a construção de textos escritos a partir de imagens; construção de histórias em quadrinhos; segmentação de textos; jogos sobre divisão; porcentagem; pesquisa na Internet; etc, já que este ambiente é uma fonte inesgotável de motivação para os alunos.

Execução:

   Conforme sistematização dos Encontros de Laboratório de Aprendizagem, os atendimentos serão feitos em pequenos grupos de alunos (de 04 à 06 alunos), com tempo de 1(uma) hora, 2 (duas vezes por semana), no turno inverso. O atendimento no mesmo turno será feito em casos específicos combinados com o SOP.
   Os atendimentos envolvem todas as áreas do conhecimento, priorizando as diferentes formas de expressão escrita, leitura de mundo, raciocínio lógico e habilidades operatórias.

Avaliação:

   O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Aprendizagem do 3º Ciclo é passível de avaliação em qualquer tempo do ano letivo, já que este necessita de muitas sugestões para minimizar os problemas de aprendizagem de nossos alunos. Sugiro que todas as alternativas que visem a qualificação do trabalho desenvolvido no Laboratório de Aprendizagem sejam encaminhadas ao SOP. 
   Ao final do semestre e do ano letivo, juntamente com os demais setores da Escola será feita a avaliação do Laboratório de Aprendizagem, de maneira formal.
   A avaliação dos alunos será feita sob forma de parecer descritivo.

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METAS PARA O TRABALHO DO 2º CICLO
Profª: Silvana Wuttke Doutrelepont

☼Investigar o processo de construção do conhecimento do educando;

☼Construir com o educando habilidades e conhecimentos necessários a sua efetiva aprendizagem;

☼Integrar as atividades do Laboratório de Aprendizagem com o trabalho da turma;

☼Manter, de forma sistemática, a comunicação do setor com o coletivo da Escola;

☼Resgatar a importância do Laboratório de Aprendizagem junto a comunidade.

Estratégias de ações para alcançar as metas:

☼Emprego de atividades diversificadas capazes de propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades e a compreensão dos conhecimentos pertinentes a cada ano ciclo;

☼Utilização de diferentes vivências visando o resgate do aluno em todas as suas dimensões;

☼Troca de experiências entre professor referência, Laboratório de Aprendizagem e SIR;

☼Utilização do computador como ferramenta de trabalho;

☼Entrevistas e oficinas junto às famílias envolvidas;

☼Organização, junto à direção da Escola, de um momento de planejamento do setor com o ciclo envolvido.

Propostas de atividades para contemplar a integração do setor ao currículo da escola:

☼Participação das reuniões de planejamento e dos conselhos de classe;

☼Encontro (anterior ao Conselho de Classe) para relato e estudo dos alunos pertencentes ao Laboratório de Aprendizagem.

Formas de comunicação com o coletivo da escola:

☼Divulgação das atividades desenvolvidas por intermédio do painel (que será construído pelo setor) e através de bilhetes e convites orais e escritos;

☼Participação das reuniões de planejamento e dos Conselhos de Classe.

Formas de divulgação dos trabalhos a serem desenvolvidos:

☼Através do painel do próprio setor;

☼Nos encontros e reuniões junto aos anos ciclo;

☼Recados orais e bilhetes impressos.

Como pretende se organizar para a freqüência e permanência dos alunos no laboratório:

☼Acompanhamento sistemático e comunicação oral e escrita aos professores;

☼Parceria com SOE a fim de identificar os possíveis causadores da infreqüência;

☼Atendimento dos alunos no próprio turno de aula;

☼Entrevistas e oficinas com os pais para apresentar a metodologia e dinâmica do Laboratório de Aprendizagem.

Avaliação:

☼Diária, contínua e sistemática;

☼Expressa mediante parecer descritivo;

☼Avaliação semestral do setor.

"Nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrário modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e de forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar. Em síntese, o ambiente e a educação fluem do mundo externo para a criança e da própria criança para seu mundo."

Celso Antunes
OBJETIVOS PARA O TRABALHO DO 1º CICLO
Profª: Suzete Souza Maciel

Justificativa:

   O Laboratório de aprendizagem é mais um espaço pedagógico oferecido a criança, auxiliando no processo da construção do conhecimento e no resgate de sua auto-estima muitas vezes afetada pelo insucesso na vida escolar.

Objetivo:

   Oportunizar a criança diferentes vivências e intervenções que desafiem o pensamento na construção da estrutura numérica e operatória bem como para atingir o letramento, de forma que exerça as práticas de leitura e da escrita que circulam no meio em que vivem, conjugando-as com a prática sociais de intervenção oral.

Proposta de trabalho:

☼Investigar sobre a criança a partir da ficha de encaminhamentos do professor e da entrevista realizada com os pais ou responsáveis.

☼Organizar o horário de atendimento de forma a garantir a freqüência das crianças que serão organizadas em pequenos grupos de acordo com as características apresentadas.

☼Desenvolver atividades lúdicas conferindo a elas momentos de desafio para ajudar a criança a enfrentar e superar suas dificuldades no processo de aprendizagem.

☼Manter os professores e serviços informados sobre a freqüência da criança, seus avanços e necessidades de trabalho.

☼Buscar parceria com a informática para qualificar o trabalho.

☼Participar dos Conselhos de Classe e elaboração de relatórios de avaliação a cada trimestre.

Recursos:

☼Jogos pedagógicos 

☼Livros

☼Material de contagem