METAS
PARA O TRABALHO DO 3º CICLO
Profª:
Liége Teixeira de Moraes
Algumas
considerações...
“Toda
criança é semelhante a
inúmeras outras em
alguns aspectos e singularíssima em outros. Seu desenvolvimento
estará relacionado a uma evolução extremamente
complexa
que combina a evolução biológica do homem, a
evolução
histórico-cultural e sua personalidade específica. Essas
crianças adaptam-se e participam de suas culturas refletindo a
diversidade
e riqueza da humanidade, possuem a habilidade de se recuperar de
circunstâncias
difíceis ou estressantes, adaptando-se ao ambiente e, portanto
aos
desafios da vida. Apesar deste poder humano de
recuperação,
muito incidentes traumáticos na infância podem gerar
conseqüências
graves, algumas vezes irreversíveis, mas, por outro lado,
eventos
posteriores podem progressivamente modificar alguns dos resultados
dessas
experiências".
“Um ambiente afetuoso e uma educação rica em
estímulos
ajudam a atenuar os efeitos de conseqüências emocionais,
entretanto,
nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que
lhe
é apresentado. Ao contrário, modelam ativamente seu
próprio
ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das
forças
ambientais que elas mesmas ajudam a formar".
“Os estímulos são o alimento das inteligências".
“As inteligências em um ser humano são mais ou menos como
janelas de um quarto. Abrem-se aos poucos, sem pressa, e para cada
etapa
dessa abertura existem múltiplos estímulos. Não se
fecham presumivelmente até os 72 anos de idade, mas
próximo
à puberdade perdem algum brilho. Essa perda não significa
desinteresse, apenas ocorre a consolidação do que se
aprendeu
em um período de maior abertura. Abrem-se praticamente para
todos
os seres humanos ao mesmo tempo, mas existe uma janela para cada
inteligência.
Duas crianças, na mesma idade, possuem a janela da mesma
inteligência
com o mesmo nível de abertura, isso não significa
entretanto
que sejam iguais; a história genética de cada uma pode
fazer
com que o efeito dos estímulos sobre essa abertura seja maior ou
menor, produza efeito mais imediato ou mais lento. É um erro
supor
que o estímulo possa fazer a janela abrir mais depressa. Por
isso,
essa abertura precisa ser aproveitada por pais e professores com
equilíbrio,
serenidade e paciência. O estímulo não atua
diretamente
sobre a janela, mas, se aplicado adequadamente, desenvolve habilidades
e estas, sim, conduzem a aprendizagens significativas".
“A adequação entre os adultos e a criança produzem
afetações recíprocas e todos os jogos usados para
estimular suas múltiplas inteligências somente ganham
validade
quando centrados sobre o próprio indivíduo. Todo jogo
pode
ser usado para muitas crianças, mas seu efeito sobre a
inteligência
será sempre pessoal e impossível de ser generalizado".
“O jogo em seu sentido integral, é o mais eficiente meio de
estimular
inteligências".
“Nem todo jogo é um material pedagógico".
“Jogos pedagógicos são desenvolvidos com a
intenção
explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular
a construção de um novo conhecimento e, principalmente,
despertar
o desenvolvimento de uma habilidade operatória, isto é,
uma
aptidão que possibilita a compreensão e
intervenção
do indivíduo nos fenômenos sociais e que o ajude a
construir
conexões".
Jogos
para a estimulação de múltiplas
inteligências
Celso
Antunes - Petrópolis, RJ.
Ed.
Vozes – 1998 – 5ª edição
Objetivos:
☼Investigar
o processo de construção de conhecimento do aluno.
☼Criar
estratégias de atendimento educacional complementar.
☼Integrar
as atividades desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem com o
trabalho da turma.
☼Proporcionar
diferentes vivências visando o resgate do aluno em todas as suas
dimensões.
☼Participar
como coletivo da Escola de reuniões para trocas de
experiências,
planejamento e avaliação das diferentes formas de
intervenção
e metodologia utilizada com os alunos do Laboratório de
Aprendizagem.
☼Efetivar
reuniões semanais e/ou quinzenais com educadores do
Laboratório
de Aprendizagem, supervisão e orientação
educacional,
qualificando o processo coletivo para superação das
dificuldades
dos alunos do Laboratório de Aprendizagem.
☼Adequar
a dinâmica de atendimentos dos alunos do Laboratório de
Aprendizagem
a que for sistematizada pelos Encontros de Formação de
Laboratório
de Aprendizagem - 2002, promovidos pela Assessoria do Ensino
Fundamental
da Rede Municipal.
Objetivos
Específicos:
☼Qualificar
as reuniões semanais de planejamento entre os
professores
do Laboratório de Aprendizagem e SOP, caracterizando o perfil de
aluno de Laboratório de nossa Escola, buscando a melhor
forma
de encaminhamento, para os atendimentos, dos alunos para o
Laboratório
de Aprendizagem, discutindo metodologias e possíveis
intervenções.
☼Organizar
no 1º Trimestre, uma reunião de
pais/responsáveis,
em forma de Oficina, apresentando a metodologia de trabalho do
Laboratório
de Aprendizagem e sua relação com as propostas
desenvolvidas
em sala de aula.
☼Realizar
entrevistas com pais e/ou alunos oportunizando
construção
do histórico familiar, durante o mês de março de
2003.
☼Organizar
um quadro para registro de freqüência e
horários
dos alunos do Laboratório de Aprendizagem, na Sala do
Professores,
proporcionando um melhor acesso e acompanhamento pelos professores
referência,
supervisão, orientação educacional e
direção
a respeito do compromisso de cada aluno com a Escola.
☼Organizar,
em parceria com o SOP, no final de cada trimestre, antes do
Conselho de Classe, um encontro com os professores referência
(por
blocos) para avaliação das atividades propostas pelo
Laboratório
de Aprendizagem e possíveis avanços dos alunos indicados,
com vistas ao planejamento para o trimestre seguinte.
☼Desenvolver,
aplicar e sugerir jogos pedagógicos relativos aos
conhecimentos
trabalhados em sala de aula, a partir de indicações dos
professores
referência. Por exemplo:
|
☺Jogo
da Caixa Surpresa – escondendo uma peça de enfeite
indígena
usada em momentos de festa.
Este
jogo propicia a expressão oral, usando o raciocínio
lógico,
já que as pistas são dadas através de respostas
afirmativas
ou negativas em relação a uma pergunta feita pelos
alunos.
Posteriormente a expressão escrita se faz necessária,
como
registro.A partir desta situação é possível
estabelecer a época em que o fato ocorreu, traçando uma
Linha
de Tempo.
(Áreas
envolvidas: História – tempo e espaço, Matemática
– lógica, simetria, transitividade, Português
–expressão
oral e escrita, interpretação de dados).
☻Jogo
da Linha da Vida – Estabelecendo um tamanho de fio de lã para
representar
a idade de um aluno da sala, os demais devem descobrir o tamanho do fio
que corresponde a sua idade e a partir daí registrar em
pedaços
pequenos de papel, tantos fatos de sua vida quantos forem os anos
vividos.
Após devem colar na sua linha da vida os papéis, nas
posições
corretas estabelecendo noções de proporcionalidade.
(Áreas
envolvidas: História – tempo e espaço, Matemática
– lógica, proporcionalidade, medidas, operações,
Português
– ordem cronológica de fatos, expressão escrita,
além
de desenvolver a motricidade fina).
|
☼Planejar
sob orientação do SOP, reuniões para
trocas
de experiências entre Professores Referência,
Laboratório
de Aprendizagem e SIR a fim de enriquecer o trabalho pedagógico
e minimizar os problemas dos alunos que apresentam dificuldades de
aprendizagem.
☼Organizar
lista de freqüência e pasta de trabalhos
realizados
pelos alunos, bem como o parecer descritivo ao final de cada trimestre.
☼Sugerir
ao SOP, que, no momento da entrega das avaliações
de cada trimestre, o Laboratório de Aprendizagem faça um
relato para os pais a respeito do trabalho desenvolvido pelos alunos,
possibilitando
uma relação mais estreita entre o Laboratório de
Aprendizagem
e as famílias.
☼Utilizar
o Ambiente Informatizado para a construção de
textos
escritos a partir de imagens; construção de
histórias
em quadrinhos; segmentação de textos; jogos sobre
divisão;
porcentagem; pesquisa na Internet; etc, já que este ambiente
é
uma fonte inesgotável de motivação para os alunos.
Execução:
Conforme
sistematização dos Encontros de Laboratório de
Aprendizagem,
os atendimentos serão feitos em pequenos grupos de alunos (de 04
à 06 alunos), com tempo de 1(uma) hora, 2 (duas vezes por
semana),
no turno inverso. O atendimento no mesmo turno será feito em
casos
específicos combinados com o SOP.
Os
atendimentos envolvem todas as áreas do conhecimento,
priorizando
as diferentes formas de expressão escrita, leitura de mundo,
raciocínio
lógico e habilidades operatórias.
Avaliação:
O
trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Aprendizagem do
3º
Ciclo é passível de avaliação em qualquer
tempo
do ano letivo, já que este necessita de muitas sugestões
para minimizar os problemas de aprendizagem de nossos alunos. Sugiro
que
todas as alternativas que visem a qualificação do
trabalho
desenvolvido no Laboratório de Aprendizagem sejam encaminhadas
ao
SOP.
Ao
final do semestre e do ano letivo, juntamente com os demais setores da
Escola será feita a avaliação do
Laboratório
de Aprendizagem, de maneira formal.
A
avaliação dos alunos será feita sob forma de
parecer
descritivo.
<>