Desenvolvimento

A implantação do projeto parte da experiência anteriormente desenvolvida na escola em iniciativas similares na área da educação ambiental e reciclagem de lixo, como os Projetos Horta Escolar e Coleta Seletiva, respectivamente nos anos de 2004 e 2005.
Ambos programas referidos acima tiveram ampla participação e aceitação de toda a comunidade escolar e tiveram como premissas básicas as propostas de educação ambiental descritas e também a necessidade meios de sustentação econômica dentro da própria comunidade.
A proposta de promover a utilização de resíduos de óleo comestível doméstica e de restaurantes através da confecção de sabão de maneira artesanal, pretende também auxiliar na solução de um problema grave para as donas de casa e gerentes de lanchonetes e restaurantes, pois o descarte do óleo de cozinha não ocorre como a maior parte dos resíduos alimentares que são biodegradáveis. O mesmo não acontece com resíduos de óleo de frituras, se for eliminado na pia da cozinha acabará causando entupimento nos canos, e se for jogado nas águas dos rios e lagos, torna-se impróprias até mesmo para o banho, além de poluir o meio ambiente.
Uma forma de evitar este tipo de poluição é recolher e armazenar o óleo e utiliza-lo para reaproveitamento posterior.

Atividades

 1ª Etapa

Estabelecimento de parcerias com DMLU e empresas de coleta de óleo;
Divulgação do projeto na escola e na comunidade e elaboração de folheto explicativo;
Coleta de resíduos de óleo comestível utilizado na merenda escolar, casas da comunidade, bares, lancherias, restaurantes e armazenamento em bombonas próprias disponibilizadas pelas empresas coletoras indicadas pelo DMLU;
Comercialização do óleo, cuja renda será aplicada em materiais relacionados com a segunda etapa do projeto (soda, formas, panelas, colheres de pau, essências, embalagens, etc.).

 2ª Etapa

Pesquisa de receitas de sabão artesanal/caseiro, assim como outros produtos de limpeza que podem ser confeccionados a partir do óleo de cozinha reciclado;
Realização de oficinas envolvendo outras turmas e a comunidade para elaboração do sabão artesanal;
Utilização dos produtos de limpeza elaborados nas dependências da escola - cozinha, banheiros, etc.