2008
Retomada com Wilson Jacques
 Princípios e valores que norteiam nossa estrutura organizacional
Movimentos de construção do PPP, a partir de ações coletivas com a colaboração de todos os envolvidos na elaboração do projeto.

PPP - 2008 - Construção



2007
Reunião de formação   Cultura da Paz
Abordagem do livro "A arte de viver em paz" - Pierre Weill
Reflexão sobre o paradigma tradicional e uma visão holística de educação
Paralelo da educação na nossa época de educando e hoje em dia.
Papel do aluno e papel do professor na escola hoje.
Reflexões sobre a prática docente.
Ínicio de estudos teóricos sugeridos pela SMED.
 (Spinoza, Deleuze vislumbrando desencadear as primeiras discussões que ocorreram para o PPP)
Produções voltadas para os 50 anos da E.M.E.F.Aramy Silva.
Reestruturação coletiva dos tempos e espaços escolares devido à greve dos professores e das eleições para diretores.
2006
Tendo por base  a organização do conhecimento por ciclos elaborada pelo coletivo de professores no ano de 2004, realizamos a retomada do planejamento da escola revendo os objetivos das diferentes áreas do conhecimento e quais as prioridades destes em cada ano-ciclo.
Alguns grupos além de rever o objetivo da área, conseguiram avançar estabelecendo conceitos, conteúdos de cada ano - ciclo. Outros, iniciaram um movimentio de troca e de entendimento para articulação do conhecimento.

Organização do conhecimento por ciclos - Planejamento


Arte-Educação

Ciências e Matemática

Expressão
Língua Portuguesa  Língua Estrangeira


Ciência
 Sócio- Histórica

Expressão
 Educação Física
 Arte - Educação


Reunião de planejamento - Reunião de avaliação da escola
(Palavras significativas)


Relações Interpessoais


Comunicação

Acolhimento

Coletivo


Obstáculos

Planejamento

Estudos


Inclusão

Formação

Encaminhamentos para o ano letivo de 2007

Cultura pela Paz - Wilson Jacques
Síndrome de Burnout em Professores -Terapeuta e bailarina Rô Santos
Integração - Quinta da Estância
Incentivo aos projetos pedagógicos
                       

2005
SISTEMATIZAÇÃO DO DOCUMENTO  COLETIVO DE ANÁLISE DOS CICLOS DE FORMAÇÃO

Eixos

AVALIAÇÃO - CURRÍCULO - INCLUSÃO

¤Avaliar o aluno de acordo com os objetivos, currículo, observando as etapas, avanços e conquistas, verificando a possibilidade de permanência no próprio ano-ciclo.

¤Avaliação como processo, possibilitando que o aluno tenha conhecimento do seu desempenho.

¤Qualificar o dossiê.

¤Alfabetização no 1º Ciclo.

¤Retenção, no 1º Ciclo, de alunos não alfabetizados.

¤Flexibilizar a retenção considerando tempos e critérios definidos em cada ciclo.

¤Discutir caso a caso a retenção de alunos com o coletivo de professores.

¤Que a avaliação seja expressa de forma esclarecedora, facilitando o  entendimento de pais e alunos.

¤Retenção pelo coletivo de professores a partir dos critérios levantados por este grupo.

¤Organização dos conteúdos mínimos de cada ciclo, organizando um currículo base.

¤Rediscutir a carga horária das disciplinas.

¤Oferecer ao longo do ensino fundamental as três linguagens artísticas: música, teatro e artes plásticas, com profissionais habilitados.

¤Unificar ou rever conteúdos básicos na rede municipal de ensino , considerando os parâmetros curriculares, temas transversais e enfatizando a realidade do aluno.

¤Formação com profissionais da escola sobre portadores de necessidades especiais, com assessoria adequada.