|
2008
Retomada
com Wilson Jacques
Princípios e valores que norteiam nossa estrutura
organizacional
Movimentos de construção do PPP, a partir de
ações coletivas com a colaboração de todos
os envolvidos na elaboração do projeto.
PPP - 2008 - Construção
2007
Reunião
de formação Cultura
da Paz
Abordagem do livro "A arte de viver em
paz" - Pierre Weill
Reflexão sobre o paradigma
tradicional e uma visão holística de
educação
Paralelo da educação na
nossa época de educando e hoje em dia.
Papel do aluno e papel do professor na
escola hoje.
Reflexões sobre a prática
docente.
Ínicio de estudos
teóricos sugeridos pela SMED.
(Spinoza, Deleuze
vislumbrando desencadear as primeiras discussões que ocorreram
para o PPP)
Produções voltadas para
os 50 anos da E.M.E.F.Aramy Silva.
Reestruturação coletiva
dos tempos e espaços escolares devido à greve dos
professores e das eleições para diretores.
|
2006
Tendo por base
a organização do conhecimento por ciclos elaborada pelo
coletivo de professores no ano de 2004, realizamos a retomada do
planejamento da escola revendo os objetivos das diferentes áreas
do conhecimento e quais as prioridades destes em cada ano-ciclo.
Alguns grupos além de rever o
objetivo da área, conseguiram avançar estabelecendo
conceitos, conteúdos de cada ano - ciclo. Outros, iniciaram um
movimentio de troca e de entendimento para articulação do
conhecimento.
Organização do conhecimento por ciclos -
Planejamento
Reunião de planejamento - Reunião de
avaliação da escola
(Palavras significativas)
Relações Interpessoais
|
Comunicação
|
Acolhimento
|
Coletivo
|
Obstáculos
|
Planejamento
|
Estudos
|
Inclusão
|
Formação
|
Encaminhamentos para o ano
letivo de 2007
Cultura pela Paz - Wilson Jacques
Síndrome
de Burnout em Professores
-Terapeuta
e bailarina Rô Santos
Integração
-
Quinta
da Estância
Incentivo aos
projetos pedagógicos
|
2005
SISTEMATIZAÇÃO
DO
DOCUMENTO COLETIVO DE ANÁLISE DOS CICLOS DE
FORMAÇÃO
Eixos
AVALIAÇÃO
- CURRÍCULO - INCLUSÃO
¤Avaliar
o
aluno de acordo com os
objetivos, currículo, observando as etapas, avanços e
conquistas,
verificando a possibilidade de permanência no próprio
ano-ciclo.
¤Avaliação
como processo, possibilitando que o
aluno tenha conhecimento do seu desempenho.
¤Qualificar
o dossiê.
¤Alfabetização
no 1º Ciclo.
¤Retenção,
no 1º Ciclo, de alunos não
alfabetizados.
¤Flexibilizar
a retenção considerando tempos e
critérios definidos em cada ciclo.
¤Discutir
caso a caso a retenção de alunos com o
coletivo de professores.
¤Que a
avaliação seja expressa de forma
esclarecedora, facilitando o entendimento de pais e alunos.
¤Retenção
pelo coletivo de professores a partir
dos critérios levantados por este grupo.
¤Organização
dos conteúdos mínimos
de cada ciclo, organizando um currículo base.
¤Rediscutir
a carga horária das disciplinas.
¤Oferecer
ao longo do ensino fundamental as três
linguagens artísticas:
música, teatro e artes plásticas, com profissionais
habilitados.
¤Unificar
ou rever conteúdos básicos na rede
municipal de ensino ,
considerando os parâmetros curriculares, temas transversais e
enfatizando a realidade do aluno.
¤Formação
com profissionais da escola sobre
portadores de necessidades especiais, com assessoria adequada.
|
|
|
|