Secretaria Municipal de Educação

Equipe de Inclusão Digital

Profª Denise Mª A.P. da Silva

 

 

 

 

 

                             

                                  
 

Histórico

 

A Escola Municipal de Educação Infantil da Vila Santa Rosa foi criada em 1994. O primeiro semestre deste ano foi de estruturação. Durante este tempo os funcionários organizaram os espaços, os tempos e fizeram as inscrições.

Em março de 1994 os representantes da Associação Comunitária Jardim Por-do-Sol, Nova Gleba, Guapuruvu, Ferrari, Dutra Jardim, Santa Rosa, Triângulo, Vila Fraternidade, juntamente com a direção da escola, representantes da SMED e Car-Norte reuniram-se na Associação Por-do-Sol para que o processo de seleção dos alunos fosse transparente através dos critérios escolhidos em reunião, na Igreja Santa Rosa, dos líderes comunitários, direção e comunidade escolar. O zoneamento, bem como uma comissão de pais para o processo de seleção, foram assuntos definidos na reunião ocorrida na Igreja.

Assim foram feitas reuniões consecutivas com a comissão de pais para a análise das fichas de inscrições. Nestas reuniões se discutiam e reavaliavam as dúvidas referentes aos critérios de seleção.

No dia 1º de agosto, as crianças selecionadas começaram a freqüentar a escola. A princípio apenas duas turmas, as mesmas, eram de meio turno. No final do mês de outubro as crianças de todas as turmas passaram a freqüentar a instituição.

Inicialmente haviam quatro turmas de meio turno, sendo: dois jardins de nível B. Em 1996 se iniciou um processo de extinção das turmas meio turno, já em 1997 o horário da escola era integral.

Em abril de 1995 foi realizada uma reunião com o segmento de pais para que fosse explicitado o papel e a importância do Conselho Escolar na escola. A partir de então a eleição do Conselho Escolar em todos os segmentos ocorreu de 2 em 2 anos.

A direção da escola no primeiro ano foi indicada pela SMED, nos anos seguintes houveram eleições com a participação de todos os segmentos, somente em 2001 não houve inscrição de chapa, sendo então a gestão indicada pela mantenedora.

Os gestores da escola desde 1994 até 2011 foram: Ângela Marques Figueiredo, Carmem Maria Barrera Paiva, Denise Dallarosa Queiroz, Jacqueline M. M. de Azevedo, Joseane F. J. Paniz, Jacqueline Erichsen Negruni, Maria Inês Bitencourt Soares, Elaine Picolle ,Ilíbia Calleya Silva,e Flávia Moretto de Oliveira.

Em 1998, juntamente com outras escolas da região norte, a EMEI da Vila Santa Rosa iniciou sua participação no OP/SMED através de projetos elaborados coletivamente. Durante os cinco anos seguintes, este grupo de escolas participou do processo do orçamento participativo. Posteriormente foi feita uma reorganização, onde todas as escolas participariam igualmente.

No ano de 2001 foi inaugurada a Brinquedoteca, um novo espaço alternativo da escola. Esta teve como finalidade trabalhar atividades do cotidiano familiar, as inter-relações familiares e relações de trabalho de modo lúdico. Em 2002 foi organizada uma sala de funcionários, para uma melhor integração do grupo . Em 2003 foram montadas a biblioteca e o parquinho interno. O pátio do meio em 2006 foi redimensionado em duas partes, foi construído um gazebo no pátio dos fundos. Em 2009, foi montada uma sala de inclusão digital.