E.M.E.I.VALE VERDE 


Histórico
 
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CAPA

HISTÓRICO
 

A Escola Municipal de Educação Infantil Vale Verde surgiu através do antigo Projeto Casa da Criança . Com a criação do PMEI (Programa Municipal de Educação Infantil, Lei municipal número 6978/91) transformou-se a concepção de atendimento de criança de 0 a 6 anos de idade.

         Em agosto de 1991 quando chegaram os primeiros funcionários e a direção, recém nomeados pela PMPA, encontramos uma comunidade inconformada com a indefinição sobre o funcionamento desta estrutura e ansiosa pelo atendimento pedagógico de suas crianças. Com muita determinação esta equipe de trabalho deu início a caminhada, realizando o atendimento de 35 crianças, nas faixas etárias de 4 a 6 anos enquanto o prédio passava por uma reforma estrutural, contando com o apoio da comunidade, interessada em tornar este espaço produtivo.

         A Escola está situada dentro do condomínio Parque Vale Verde onde não há acesso direto para a via pública, ou seja, para se entrar na escola é necessário passar por dentro do condomínio. A partir desta situação iniciou-se uma discussão a fim de organizar regras de convivência entre os moradores do Condomínio e a comunidade escolar, tendo claro que por se caracterizar por uma escola pública esta deveria ter garantido o acesso a todos .

         Durante o ano de 1992, terminada a reforma, a escola passou a atender 137 crianças em turnos alternados com a preocupação de repensar formas mais apropriadas de atendimento do turno integral, cujos pais também contavam com a mesma para trabalhar e ampliar o orçamento familiar. Para assegurar a participação da comunidade na escola foi criado o Conselho Escolar Provisório.

         Com a criação dos Conselhos Escolares , através da Lei 292/93, a escola passou a contar com o apoio deste órgão que entre outras funções participava do processo de seleção de alunos; fazendo visitas, dando continuidade a uma prática que vinha sendo realizada pela equipe da escola desde 1991.

         Foi também assinando o contrato de comodato que é o convênio da escola com o condomínio(o mesmo já vinha sendo discutido desde 1993, através do conselho escolar provisório) legalizando a situação. Com o processo de transformação do atendimento da maioria dos alunos em turno integral, foi diminuindo a oferta de vagas no período de inscrição, e ao mesmo tempo, o número de candidatos foi aumentando pois a escola já se firmava com um trabalho de qualidade dentro da comunidade.

Durante estes anos a escola sempre teve a preocupação em garantir a qualidade no atendimento a criança, tendo claro que apesar de estar numa instituição, que ela pudesse ter garantido o seu direito de brincar, de fantasiar, do lúdico, de ser criança... Para isto, buscou-se espaços de formação com os educadores através de grupos de estudo, seminários, reuniões de planejamento, momentos culturais , criação da biblioteca, feira de livro, etc. a fim de embasar a prática dos profissionais.

Com o ingresso de novos alunos (especificamente na turma do berçário) onde surgiram a maioria das vagas e a grande procura da comunidade, sentimos a necessidade de envolver a equipe de educadores do berçário nesta tarefa: visitar os candidatos a vaga para o próximo ano letivo. Observamos nos planejamentos semanais o quanto esta experiência qualificou o olhar dos profissionais sobre a situação das crianças e os seus valores, passando a entender que havia diferença entre o que nós considerávamos importante e o que era importante para esta comunidade. A partir daí, nosso planejamento ficou voltado para conhecer melhor a comunidade em que a escola está inserida trabalhando em cima dos seguintes questionamentos :

O que sabemos dos nossos alunos ?

          Conhecemos a sua realidade de vida ?

         O que sabemos desta comunidade ?

         Qual a importância deste conhecimento para o nosso trabalho do dia-a-dia ?

Atualmente procuramos dar continuidade a este trabalho realizando periodicamente a pesquisa e revendo o nosso tema gerador e indo as casas dos alunos para conhecermos a sua realidade e a partir daí organizamos estratégias e ações pedagógicas.

 

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