Artigos!

Artigos sobre robótica livre

• Protótipo de Um Kit Educacional de Robótica Baseado na Plataforma Arduino --  acesse aqui.
  • Robótica educacional no ensino fundamental público: uma arte de fazer --  acesse aqui.
  • Protótipo de uma plataforma robótica para educação através da Metareciclagem -- acesse aqui.
  • Robótica Livre: Implementação de um Ambiente Dinâmico de Robótica Pedagógica com Soluções Tecnológicas Livres -- acesse aqui.
  • Trabalho coletivo com mídia na robótica educacional -- acesse aqui.

Artigos da UNESCO e do MEC

• UNESCO - Padrões de Competências em Tecnologia da Informação e da Comunicação -- acesso aqui.
  • MEC - Guia de Tecnologias Educacionais -- acesse aqui.

Artigos baseados nas oficinas promovidas por escolas vinculadas a SMED Porto Alegre

• Dissertação de Mestrado de Elisa Friedrich Martins - EMEF Marcírio Goulart Loureiro - "Robótica na sala de aula de matemática : os estudantes aprendem matemática?" -- acesso aqui.
  • Dissertação de Mestrado de karina Disconsi Maliuk - EMEF Mariano - "Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática" -- acesso aqui.
  • Artigo baseado no trabalho desenvolvido na EMEF Gov Ildo Meneghetti  - "Práticas pedagógicas na construção da autonomia em educação integral" -- acesse aqui.
  • Dissertação de Mestrado da  Cristiane Pelisolli Cabral - EMEF Heitor Villa Lobos - "Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento" -- acesse aqui.

• Utilização da Teoria de Vygotsky em Robótica Educativa -- acesso aqui.
  • A robótica educacional no ensino fundamental - perspectivas e prática -- acesse aqui.
  • A robótica pedagógica no contexto da educação infantil: auxiliando o alfabetismo -- acesse aqui.