Inclusão Digital

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

PEPITA DE LEÃO

 

 
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PROJETOS

 

GRUPO DE DANÇA

          O Grupo de Dança Espaço Corporal foi criado em março de 1997, e atualmente conta com 25 alunas. O Grupo já se apresentou em diversas Escolas e em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e no Escola Faz Arte . No repertório do grupo há coreografia de jazz, dança moderna e folclórica.

 

 CORAL

          O Coral Pepita de Leão começou as suas atividades no ano de 2000, com o objetivo de desenvolve o gosto pela arte, através do canto, do conhecimento da música, da expressão dos sentimentos e da formação de grupo.

 O PROJETO DE REORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS EM TURMAS DE PROGRESSÃO

O projeto de reorganização dos tempos e espaços em turmas de progressão surgiu no 2º semestre de 2202, buscando atender às necessidades apresentadas pelos alunos, com dificuldades de aprendizagem, defasagem e/ou PNEES, vindos da antiga classe especial da escola.

A proposta do projeto se constitui em ao invés do aluno ter que se adaptar ao ambiente escolar, percorrer o caminho inverso: a escola começar a se modificar, oferecendo a estes alunos tempo, espaço e condições necessárias para o seu crescimento global. Passou-se então a reorganizar as turmas de progressão como um espaço pedagógico para dar conta das diferenças dos alunos, com uma estrutura diferenciada, priorizando a valorização das possibilidades de cada sujeito e sem dar ênfase às dificuldades. Assim o foco central da aprendizagem desloca-se para o desejo de conhecer e de saber, apesar das condições econômicas, das orgânicas, das injustiças, dos déficits e da lesão biológica.

 Esta proposta trabalha com projetos, exatamente para criar a possibilidade de articular no fazer pedagógico a realidade sócio-cultural dos alunos, seu desenvolvimento e seus interesses específicos com os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, cujo acesso se constitui em parceria professor-aluno, a partir do processo de reflexão docente sobre o cotidiano e de replanejamento constante.

  A organização dos tempos e espaços nestas turmas deve ser diferenciada, adequando-se às características dos alunos e da escola.

  Para tal processo dispõe-se de um ou dois professores referência, e um número reduzido de professores especializados, para assegurar o vínculo afetivo tão importante no processo de construção de conhecimentos desta clientela bem como a facilitação da interdisciplinaridade. São oferecidas em turno inverso, oficinas pedagógicas para alunos das turmas de progressão e/ou em processo de inclusão. O trabalho visa desenvolver potencialidades, preparar para o trabalho e minimizar as dificuldades, apontando para novas perspectivas de ensino-aprendizagem.

  O projeto encontra amparo legal na Constituição Federal (1988) (artigo 208, inciso III) e na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96 no artigo 58), os quais estabelecem que a educação é direito de todos, garantindo atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.

  O artigo 2º da lei Federal nº 7853 de 1989, dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência, também explicito que “ ao poder público e seus órgãos cabe, assegurar às pessoas portadoras com deficiência, o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação”.

  A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) estabeleceu da educação básica, a orientação para o trabalho. No capítulo III, tratou especificamente da Educação Profissional, integrando-a no sistema de Educação Nacional. No capítulo V, tratou da Educação Especial, recomendando, preferencialmente, a inserção do aluno PNEES na rede regular de ensino, prevendo serviços de apoio, e a Educação Especial para o trabalho. 

Entendemos que o Projeto de Reorganização de Tempo e Espaços para alunos incluídos seja parte das adaptações curriculares necessárias e previstos em Lei para Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, não necessitando assim fazer parte das 30 horas extracurriculares.

ESCOLINHA DE ESPORTES

         Ainda dentro dos projetos das 30 horas curriculares, a escola contou, no ano de 2007, com escolinha de esportes para alunos do turno da manhã e tem a seguinte proposta:

A aprendizagem da prática esportiva exige uma atitude participativa, disciplinada e interessada. A mesma postura que o ato de aprender necessita para que as atividades escolares tenham um desenvolvimento positivo no crescimento escolar de nossos alunos.

PROJETOS CURRICULARES

Com relação ao trabalho com projetos a EMEF Pepita de Leão tem garantido na sua prática pedagógica três grandes projetos que acontecem anualmente e envolvem toda a escola e comunidade escolar, tais projetos são desenvolvidos com grande sucesso e se implementam ano após ano. São eles:

1- Programa de Leitura Adote um Escritor 

         O programa tem por objetivo incentivar a leitura dos alunos. Proporciona a ampliação do conhecimento, uma vez que em nossa escola as obras do escritor escolhido, durante a execução do projeto, são trabalhadas de forma interdisciplinar.

         Além disso, o acervo da biblioteca é ampliado com as obras que são adquiridas com a verba que é destinada ao programa.

         Portanto, com esta atividade desenvolvida anualmente com os alunos, o projeto torna-se um referencial no processo de inclusão do aluno  que pode vivenciar vários conhecimentos que são abordados paralelamente à leitura das obras.

2 -Feira do Livro 

         A feira do livro da escola tem por objetivo incentivar a leitura de alunos, familiares e comunidade, facilitando a aquisição de obras literárias, cujo acesso limita-se ao empréstimo da biblioteca.

         Neste evento ocorrem várias atividades, tais como:

Contação de histórias, teatro, visitas de escritores, oficinas, exposição de produções literárias e artísticas, apresentações artísticas.

3 - Jogos Escolares 

         A escola realiza anualmente um projeto esportivo combinado com pesquisas e atividades sócio-culturais diversas, concomitante com o evento realizado no ano civil (Copa do Mundo, Jogos Pan-americanos, Olimpíada...).

         Durante o projeto são realizadas modalidades esportivas variadas, pesquisas sobre lugares (cidades, estados ou países...) e apresentação dos resultados deste trabalho em Feira Cultural, que integra os dois turnos da escola, aberta à visitação da comunidade.

         O projeto tem grande participação de todas as pessoas do colegiado e sua premiação é muito valorizada pelos alunos.

4 - Mostra de Ciências 

         É o evento dos conhecimentos que ocorre no 2º semestre do ano letivo, estimulando a curiosidade, criatividade e busca de resposta aos problemas propostos pelos alunos.

 

 

 

         

 
 

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