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Blog da Filosofia com
estudantes do III Ciclo - de 2010 a 2012 Objetivos, temas abordados e referencial do trabalho: turmas C10 - 2006 Mandalas - turmas C21, C22, C23, C24 e C32 2004 Mandalas - turmas C20 2003 |
O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo, cujas conferências servem como plataforma para a geração de conteúdos diversos, abrangendo os mais variados públicos, em diferentes formatos.
A ação educacional do Fronteiras busca estabelecer um diálogo com a chamada “geração Z” a partir dos temas que configuram a edição 2010 do curso de altos estudos.
01. 02. 03. 04. 05.Até pouco tempo atrás, falava-se da geração X, aquela que substituiu os yuppies dos anos 1980. Posteriormente, veio a geração Y, formada pelos jovens nascidos entre a metade da década de 1970 e a metade da década de 1990. Atualmente, chama-se de geração Z aqueles que nasceram a partir de 1995. Z, por ser a última geração, mas também pelo hábito de zapear. Essa juventude muda de um canal para outro na televisão, da internet para o celular, do celular para o vídeo, utilizando simultaneamente as mais diversas mídias.
O pensamento desta geração é baseado no mundo complexo e veloz que a tecnologia gerou, ocasionando novos desafios ao nosso sistema educacional. O Fronteiras Educação pretende ser um espaço de diálogo com a geração Z e seus professores. Trata-se de um bate-papo sobre alguns temas-chave para compreender o mundo contemporâneo.
O Fronteiras Educação consiste em cinco grandes encontros, com o objetivo de debater importantes temas da cultura contemporânea, com linguagem e recursos apropriados à idade e à visão de mundo do público em questão: alunos a partir da 6ª série do ensino fundamental. Os temas serão apresentados por professores da UFRGS, especialistas nas temáticas abordadas.
Haverá a edição de material de apoio, em formato de fascículos, trabalhando cada uma das temáticas propostas, para distribuição aos alunos presentes em cada encontro. Ao final do Projeto, os cinco diferentes fascículos serão encadernados, transformando-se em uma publicação única, a ser distribuída gratuitamente para as bibliotecas escolares.
Temáticas dos encontros:
Religião, Cultura e Liberdade – 10 de agosto
Abordam-se as grandes correntes religiosas presentes no planeta, as relações entre ciência e religião, os fundamentalismos e a necessidade de se constituir um Estado laico. As correntes ateístas, representadas por Terry Eagleton e outros filósofos, também estarão em pauta. Temas polêmicos na fronteira entre religião, ética, tecnologia e engenharia genética terão destaque neste primeiro encontro.
Revolução cultural e o Desafio Ambiental – 24 de agosto
As mudanças socioculturais e políticas surgidas a partir da metamorfose social iniciada em maio de 1968, na França, são o marco deste segundo encontro. A emancipação da mulher, as novas configurações demográficas, as mudanças no mundo do trabalho, as novas tecnologias e a emergência dos direitos humanos são alguns dos elementos-chave dessa revolução cultural. Neste contexto, emerge uma crescente consciência ambiental que passa pelo respeito à biodiversidade e com a busca pelo desenvolvimento sustentável. O pensamento dos ambientalistas Daniel Cohn-Bendit e Jean-Michel Cousteau, entre outros, contribui para este debate.
Ciência, cérebro e inteligência artificial – 14 de setembro
Os avanços da neurociência nas últimas duas décadas implicam uma série de consequências em todas as áreas do conhecimento, tornando a ficção e a realidade sobre o tema não muito distantes uma da outra. Serão temas do debate a complexidade do cérebro humano, a inteligência artificial, a computação cada vez mais inspirada nos avanços da neurociência e a fusão entre homens e máquinas, que, entre outras questões, promete devolver os movimentos a pessoas com paralisia. Miguel Nicolelis, Daniel Dennett, Raymond Kurzweil e Eduardo Giannetti são alguns dos autores que fundamentam este encontro.
O continente mágico: literatura na América Latina – 5 de outubro
Apresentam-se aqui os modos de narrar e imaginar o mundo a partir da América Latina e a construção do mágico na literatura através do escritor peruano Mario Vargas Llosa reconhecido internacionalmente como um dos maiores escritores da língua espanhola. Será apresentado um painel com os clássicos latino-americanos, assim como os autores que estão surgindo nas últimas décadas no continente. A narrativa latino-americana vive um momento importante no Brasil, onde na última década a parceria entre editoras espanholas e brasileiras descobriu um nicho carente no mercado, reeditando obras e fazendo novas traduções.
A era da conectividade – 9 de novembro
Pensa-se aqui a contemporaneidade como um momento marcado
pela conectividade e pela proliferação de dispositivos e
tecnologias móveis. A conectividade contemporânea é
o centro da vida social e de uma cultura global marcada por chats,
wireless, compras online, cursos de ensino a distância, sites de
compartilhamento de vídeos, mensagens instantâneas e um
longo etc. Inspirado no historiador e antropólogo italiano Carlo
Ginzburg, aborda-se neste encontro o mais característico da
chamada geração Z, os nativos digitais da web 2.0 e sua
cultura colaborativa.
Fontes:
Edgar Morin, filósofo francês proferiu sua conferência no Fronteiras do Pensamento em 14 de abril de 2008, intitulada "1968-2008: o mundo que eu vi e vivi". Morin abordou diversos ângulos da globalização humana com suas dinâmicas internas de destruição e criação.
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