Filosofia
Princípio:

II Ciclo



 

III Ciclo

Blog da Filosofia com estudantes do III Ciclo - de 2010 a 2012



Objetivos, temas abordados e referencial do trabalho: turmas C10 -  2006

Mandalas - turmas C21, C22, C23, C24 e C32 2004

Mandalas - turmas C20 2003








FRONTEIRAS DO PENSAMENTO

 Em 2012 Mia Couto, romancista moçambicano, defende em sua conferência um pensamento que crie pontes e não fortalezas. Vivemos em um tempo de acesso a tudo, mas confundimos ideias novas e informação recente: “Cada vez mais repetimos o que já fomos.” Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.





Mais vídeos de Mia Couto: Os sete sapatos sujos, no Roda Viva,  conferências, Literatura, entre outros, você encontra todos neste link do  Youtube:

http://www.youtube.com/channel/HCVrmbtORJhfQ.


FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: diálogos com a Geração Z

Chama-se de Geração Z aqueles que nasceram a partir de 1995, já com o hábito de zapear, mudar de um canal para outro na televisão, da internet para o celular, do celular para o vídeo, utilizando, simultaneamente, as mais diversas mídias. Esta geração tem enorme poder de escolha e, para isso, precisa de mais do que cabos e ícones, precisa de pensamento.

 EDIÇÃO 2012

21/08 - 1º encontro da 3ª edição do Fronteiras Educação – Diálogos com a Geração Z deste ano. O tema desse encontro foi “Linguagem e produção de sentidos: como nos expressamos”. O jornalista Juremir Machado da Silva falou sobre os diferentes sinais existentes e sobre semiótica, ciência que estuda e interpreta seus significados, assim como a historiadora e doutora em Literatura Comparada, Joana Bosak, que tratou, entre outros assuntos, da beleza e da arte como expressão humana.
Clique na imagem e acesse todas as palestras desse 1ºencontro: “Linguagem e produção de sentidos: como nos expressamos”:



EDIÇÃO 2011

Veja detalhes da participação de alunos da Escola no 2º encontro
Ciência e Tecnologia - o Corpo Humano

O pensamento da "Geração Z" é baseado no mundocomplexo e veloz, dominado pela tecnologia, ocasionando novos desafios ao sistema educacional. A ação educacional do Fronteiras é acrescida da ediçãode quatro fascículos didáticos, trabalhando cada vuma das  propostas temáticas , revisados por especialistas acadêmicos de renome e trazendo moderna editoraçãográfica, além de inúmeras ilustrações para distribuição aos alunos. Na biblioteca da Escola há um exemplar de cada edição. Esses fascículos podem ser acessados com os alunos pela internet e estão disponíveis para dowload, basta clicar nas imagens abaixo, de 01a 04:

FASCÍCULOS DOS ENCONTROS COM OS ALUNOS EM 2011 - DISPOÍVEIS NA BIBLIOTECA DA ESCOLA


01.   02.   03.   04.
Imperdíveis para os professores trabalharem em sala de aula, especialmente com os alunos que foram motivados para o tema!


EDIÇÃO 2010

O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo, cujas conferências servem como plataforma para a geração de conteúdos diversos, abrangendo os mais variados públicos, em diferentes formatos.

A ação educacional do Fronteiras busca estabelecer um diálogo com a chamada “geração Z” a partir dos temas que configuram a edição 2010 do curso de altos estudos.

01.    02.   03.  04.  05.

Até pouco tempo atrás, falava-se da geração X, aquela que substituiu os yuppies dos anos 1980. Posteriormente, veio a geração Y, formada pelos jovens nascidos entre a metade da década de 1970 e a metade da década de 1990. Atualmente, chama-se de geração Z aqueles que nasceram a partir de 1995. Z, por ser a última geração, mas também pelo hábito de zapear. Essa juventude muda de um canal para outro na televisão, da internet para o celular, do celular para o vídeo, utilizando simultaneamente as mais diversas mídias.

O pensamento desta geração é baseado no mundo complexo e veloz que a tecnologia gerou, ocasionando novos desafios ao nosso sistema educacional. O Fronteiras Educação pretende ser um espaço de diálogo com a geração Z e seus professores. Trata-se de um bate-papo sobre alguns temas-chave para compreender o mundo contemporâneo.

O Fronteiras Educação consiste em cinco grandes encontros, com o objetivo de debater importantes temas da cultura contemporânea, com linguagem e recursos apropriados à idade e à visão de mundo do público em questão: alunos a partir da 6ª série do ensino fundamental. Os temas serão apresentados por professores da UFRGS, especialistas nas temáticas abordadas.

Haverá a edição de material de apoio, em formato de fascículos, trabalhando cada uma das temáticas propostas, para distribuição aos alunos presentes em cada encontro. Ao final do Projeto, os cinco diferentes fascículos serão encadernados, transformando-se em uma publicação única, a ser distribuída gratuitamente para as bibliotecas escolares.

Temáticas dos encontros:

Religião, Cultura e Liberdade – 10 de agosto

Abordam-se as grandes correntes religiosas presentes no planeta, as relações entre ciência e religião, os fundamentalismos e a necessidade de se constituir um Estado laico. As correntes ateístas, representadas por Terry Eagleton e outros filósofos, também estarão em pauta. Temas polêmicos na fronteira entre religião, ética, tecnologia e engenharia genética terão destaque neste primeiro encontro.

Revolução cultural e o Desafio Ambiental – 24 de agosto

As mudanças socioculturais e políticas surgidas a partir da metamorfose social iniciada em maio de 1968, na França, são o marco deste segundo encontro. A emancipação da mulher, as novas configurações demográficas, as mudanças no mundo do trabalho, as novas tecnologias e a emergência dos direitos humanos são alguns dos elementos-chave dessa revolução cultural. Neste contexto, emerge uma crescente consciência ambiental que passa pelo respeito à biodiversidade e com a busca pelo desenvolvimento sustentável. O pensamento dos ambientalistas Daniel Cohn-Bendit e Jean-Michel Cousteau, entre outros, contribui para este debate.

Ciência, cérebro e inteligência artificial – 14 de setembro

Os avanços da neurociência nas últimas duas décadas implicam uma série de consequências em todas as áreas do conhecimento, tornando a ficção e a realidade sobre o tema não muito distantes uma da outra. Serão temas do debate a complexidade do cérebro humano, a inteligência artificial, a computação cada vez mais inspirada nos avanços da neurociência e a fusão entre homens e máquinas, que, entre outras questões, promete devolver os movimentos a pessoas com paralisia. Miguel Nicolelis, Daniel Dennett, Raymond Kurzweil e Eduardo Giannetti são alguns dos autores que fundamentam este encontro.           

O continente mágico: literatura na América Latina – 5 de outubro

Apresentam-se aqui os modos de narrar e imaginar o mundo a partir da América Latina e a construção do mágico na literatura através do escritor peruano Mario Vargas Llosa reconhecido internacionalmente como um dos maiores escritores da língua espanhola. Será apresentado um painel com os clássicos latino-americanos, assim como os autores que estão surgindo nas últimas décadas no continente. A narrativa latino-americana vive um momento importante no Brasil, onde na última década a parceria entre editoras espanholas e brasileiras descobriu um nicho carente no mercado, reeditando obras e fazendo novas traduções.

A era da conectividade – 9 de novembro

Pensa-se aqui a contemporaneidade como um momento marcado pela conectividade e pela proliferação de dispositivos e tecnologias móveis. A conectividade contemporânea é o centro da vida social e de uma cultura global marcada por chats, wireless, compras online, cursos de ensino a distância, sites de compartilhamento de vídeos, mensagens instantâneas e um longo etc. Inspirado no historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg, aborda-se neste encontro o mais característico da chamada geração Z, os nativos digitais da web 2.0 e sua cultura colaborativa.

Fontes:



Assista à entrevista com o famoso filósofo polonês Zygmunt Bauman para o Fronteiras do Pensamento, apresentada na ocasião do encontro com o pensador francês Edgar Morin em 08/08/2011 (Porto Alegre)

 

O escritor norueguês Jostein Gaarder foi o primeiro convidado do Fronteiras Educação -- Diálogos com Professores. Gaarder se tornou conhecido ao publicar "O mundo de Sofia", obra já traduzida para mais de 50 idiomas e com mais de 30 milhões de cópias vendidas pelo mundo. 

No Fronteiras Educação -- Diálogos com Professores do dia 17 de agosto de 2010, Gaarder falou para uma plateia repleta de educadores sobre suas experiências enquanto professor, defendendo a necessidade da busca de novas formas de ensino, para despertar o interesse dos jovens.
Não perca! Assista ao Fronteiras Educação - Diálogos com Professores com Jostein Gaarder: Vale a pena!

Parte I - http://www.youtube.com/watch?v=d8jt22C7qDM

Parte II - http://www.youtube.com/watch?v=5zdTryy34pU

Parte III - http://www.youtube.com/watch?v=KxkFZL3sj6s


Outro imperdível: vídeo com EDGAR MORIN no Fronteiras do pensamento



Edgar Morin, filósofo francês proferiu sua conferência no Fronteiras do Pensamento em 14 de abril de 2008, intitulada "1968-2008: o mundo que eu vi e vivi". Morin abordou diversos ângulos da globalização humana com suas dinâmicas internas de destruição e criação.

Publicado em 19/04/2010

LINKS INTERESSANTES


Só Filosofia - aqui você encontra inúmeras páginas com conteúdos, biblioteca virtual, rádio, televisão, artigos, curiosidades, exercícios, fóruns de discussão e muito mais. Para ter acesso ao conteúdo exclusivo, basta você fazer o seu cadastro gratuitamente

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DO RIVED

Escolha o nível de ensino e a área do conhecimento e pesquise atividades no RIVED: os conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.

http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação  é um programa da Secretaria de Educação à Distância - SEED






BANCO DE OBJETOS EDUCACIONAIS

Este portal possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos e para todos os níveis de ensino. Acesse os objetos isoladamente ou em coleções.

Nesse momento o Banco possui 19.676 objetos publicados, 148 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 4.526.643 visitas de 183 países.






PORTAL DO PROFESSOR

O Portal, lançado pelo Mec em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.  Busca a maneira mais rápida para todos os professores compartilharem os materiais para os alunos. Aqui você encontra o Espaço Aula - Conteúdos Multimídia (ótimos!) - Cursos e materiais - Interação e colaboração e o Jornal do Professor.




VIDEOTECA DAS DISCIPLINAS NA TV ESCOLA

Nesta página a TV Escola selecionou os principais vídeos relacionados às disciplina, à educação infantil, ao meio ambiente, etc. Clique nos links para assistir aos vídeos. A pesquisa também pode ser feita clicando numa das letras do alfabeto.







Links da página pessoal da professora Maria Inajara - Oque é filosofia para crianças e jovens

Sites selecionados para todas as áreas, disciplinas e Ciclos

Dê outras sugestões de links para Filosofia. Pode enviar por e-mail:
(juoleques@hotmail.com)