LINKS PARA TODAS AS DISCIPLINAS: APOIO
AOS
PROFESSORES
QUANTO AO USO DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA Pesquisa e organização: Jussara Oleques . Para refletirmos... QUANDO E COMO USAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A TURMA AVANÇAR? "A
verdeira alfabetização computacional não é
apenas saber como usar o
computador e as idéias computacionais. É
saber quando
é apropriado
fazê-lo." Papert
As TICs, tecnologias da
informação e comunicação: computadores,
internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, msn, skype,
twitter, wiki, vídeo, datashow, softs, parece que não
dá para
imaginar a vida sem elas. Mas quando
devo usar as tecnologias em aula com
meus alunos?
Respondendo: Só vale levar a tecnologia para a turma se ela estiver a serviço da aprendizagem dos conteúdos e habilidades de cada área ou disciplina e nunca para preencher o tempo, como os jogos que só entretêm as crianças e os vídeos que apenas cobrem "buracos" no planejamento. As "oportunidades de ensino
criadas com as tecnologias devem ser significativas, caso
contrário, elas são dispensáveis", segundo
Márcia Padilha Lotito - coord.
área de
inovação educativa da Organização dos
Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a
Cultura.(OEI)
A grande tecnologia
é o ser humano, a nossa mente. As tics são
extensões da nossa mente e do nosso corpo". Manuel Moran
Procure conhecer o básico do computador e da internet. Conhecer as funções de: processadores de texto (Office Texto e/ou Word), geradores de apresentação (Impres e/ou PowerPoint, Prezi), processadores de página html (CompoZer e/ou FrontPage), planilhas eletrônicas (Calc e/ou Excel), processsadores de vídeo, páginas para sua turma nas Redes sociais (facebook, twitter, etc) e mecanismos de busca na internet faz parte do mínimo indispensável ao professor. Artigo "E agora, Mestre Giz?" - Uma fábula moderna sobre um problema já antigo entre professores e o uso das TICs Se você quer usar a
tecnologia em sala, comece investigando o potencial dessas ferramentas
digitais. Uma boa
estratégia é apoiar-se nas
experiências bem sucedidas de colegas.
|
|
Artigo "E agora, Mestre Giz?" - Uma fábula moderna sobre um problema já antigo entre professores e o uso das TICs Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula - Um painel para todas as disciplinas na Nova Escola online, com auxílio de 17 especialistas, mostra quando e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar.Álém das reportagens sobre o uso de tecnologia, há diversos planos de aula. Escolha o
nível de ensino e a área do conhecimento e pesquise
atividades
no RIVED: os
conteúdos
primam por estimular o
raciocínio e o pensamento crítico
dos
estudantes, associando o potencial da informática
às
novas abordagens
pedagógicas.
Conheça outras formas criativas para
estimular a mente de alunos com limitações de raciocínio
São três as principais dificuldades enfrentadas por eles: falta de concentração, entraves na comunicação e na interação e menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas, por não compreender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferente. Podcast - Ferramenta
transforma conteúdo e amplia conhecimento em sala de aula
Fazendo um Podcast: Antes de mais nada, para fazer um podcast você precisará de um bom microfone para gravar os programas no seu computador. Você também pode gravar no celular, em um mp3 player ou em um palm top. Uma dica é fazer um roteiro antes de gravar o programa. Depois de gravado você terá que editar. Para isso, pode usar programas como o Audacity ou Goldwave. Dica de App: SoundCloud - Serviço que funciona como espécie de rede social de áudio permite a criação e divulgação de trabalhos de forma simples e rápida no smartphone. Mais informações no link:http://macworldbrasil.com.br/dicas/2012/11/12/dica-de-app-soundcloud-permite-gravar-e-publicar-podcasts-pelo-iphone/ A Escrita Colaborativa com o uso da Wiki em todas as disciplinas Wiki
é um sistema que permite criar e editar conjuntamente
conteúdos.
Uma página wiki permite que várias pessoas, mesmo que
geograficamente
distantes, trabalhem em um mesmo texto. Não há uma
hierarquia
pré-estabelecida entre autores por esse motivo qualquer
usuário pode
adicionar conteúdos e também editar os conteúdos
inseridos por outras
pessoas.
OUTRAS SUGESTÕES:Além do direito ilimitado de edição, a vantagem de uma wiki é a possibilidade de trabalhar em um documento sem a necessidade de baixá-lo para o computador, editar e enviar novamente. Tudo é realizado on-line na internet. O sistema controla todas as alterações, que ficam gravadas em um histórico. Desta forma, é possível retornar a uma versão anterior ou recuperar algo que foi excluído por engano. O exemplo mais conhecido de utilização de uma wiki é a wikipedia. Os termos wiki (pronunciado "viquie" ou "uikie" no Alfabeto fonético internacional) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o próprio software colaborativo usado para criá-lo que é pt.wikipedia.org/wiki/Wik Resumindo: wiki é uma colecção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. A utilização de wikis em atividades pedagógicas desenvolve a reflexão e a autonomia do aluno, o trabalho cooperativo e também a constituição de redes sociais. O endereço na internet para a criação de um espaço wiki é http://www.wikispaces.com. A seguir apresentamos algumas dicas para você compreender melhor o espaço wiki e também algumas dicas para montar um espaço wiki: O Wikispaces 2 - oferece três tipos de espaço: público (pode ser visto e editado por qualquer pessoa), protegido (pode ser visto por qualquer um, porém, só pode ser editado pelos membros do espaço) e privado (só pode ser visto e editado por membros do espaço.); 3 - oferece recursos básicos como mudança de cores, colocação de logotipo, inserção de imagem , basta procurar o passo-a-passo no help do próprio espaço; 4 - permite insirir links para blogs, fotoblogs, sites, etc. Veja o
tutorial em
português, ajuda no passo-a-passo para começar uma Wiki...
http://www.wikispaces.com/help-portuguese 1. Crie uma conta nova grátis no google (ex: turmasb30@gmail.com) 2. Você já tem uma conta no Google (@gmail)? Então pule para o item 3 3. Digite o login e senha (do gmail) e clik em "Criar blog" 4. Pronto! É so escolher o título e nome do blog, avançar e começar... Veja aqui
como criar um blog
coletivo da sua turma - que aceita até 100 autores! É
só clicar em "Configurações" e "Permissões"
INTERNET
SEGURA:
PERIGOS E PREVENÇÃO
.a) Guia sobre uso seguro da intenet - Brasil b) Cartilha com dicas de segurança e proteção (oferece download) c) Internet segura - perigos e prevenção - Portugal d) Navegue protegido - Guia para uma navegação protegida: clique e saiba como COMO USAR OS PROGRAMAS DA SUÍTE BrOffice? Os programas da BrOffice3 - podem e devem ser usados em todas as disciplinas, seja o processador de Textos, seja a Planilha eletrônica para os alunos projetarem dados estudados em Matemática, Ciências, Geografia, etc. num gráfico, sejam apresentações no Impress e assim expressarem suas aprendizagens, podendo apresentá-las para todos de sua Turma ou do ano Ciclo no datashow do auditório. BrOffice - é um pacote de excelentes aplicativos gratuitos de uso geral, composto por processador de texto, planilha eletrônica, gerador de apresentações e um programa de desenhos, todos compatíveis com a suíte Microsoft Office. Aqui você pode fazer download das novas versões do BrOffice, traduzidas para o Português do Brasil: http://www.broffice.org/download Abaixo, apostilas online e em formato pdf que você pode imprimir ou salvar em seu computador com programas do BrOffice.org 3, todos eles estão instalados em todas as máquinas da Escola: Writer/Texto: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/wri-ind.htm em pdf: OpenOffice.org_Texto2.0.pdf Impress/Apresentação http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-ind.htm em pdf: OpenOffice.org_ Apresentacao_2.0.pdf Calc/Planilha eletrônica http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-ind.htm em pdf: OpenOffice.org_Planilha 2.0.pdf Características gerais do BrOffice.org http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-defi.htm Dicas de instalação desses programas: OpenOffice.org-Instalacao_2.0.pdf D. O Portal do Professor lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica com sugestões de aulas em que você pode acessar as de outros professores, criar e publicar suas aulas, além de muitos recursos educacionais de boa qualidade E. Prova Brasil - Educação Básica: matrizes de referência em L. Portuguesa e Matemática F. Banco internacional de objetos educacionais - Mec - selecione um nível de ensino para visualizar seus Tipos de recursoas G. O KIDCAFÉ-ESCOLA é uma sala de aula na Internet. Uma sala de aula diferente onde alunos e professores são desafiados a buscar novos conhecimentos, a investigar e a interagir com alunos e professores de outras escolas do Brasil e de outros países, formando uma grande comunidade acadêmica. http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/index.html Faz
parte do projeto internacional muito interessante para o
professor participar
com seus
alunos, o
Kidlink! Ele é feito por
idiomas e não por países. Todos
devem-se cadastrar. Na barra lateral direita escolha o idioma
para o google traduzir a página para conhecer e obter todas as
informações que deseja! Se
quiserem participar, sou parceira! (Ju).
http://www.kidlink.org/drupal/ H. Nos sites abaixo,
você se
informa um
pouco mais sobre a
prática pedagógica
dos projetos. Conheça
melhor esta metodologia que abre espaço para
formas inovadoras de ensinar e aprender, permeadas pela
utilização criativa da
tecnologia na construção de uma nova escola. Veja
como alunos e
professores podem organizar juntos uma educação de
qualidade, assumindo ambos o papel de parceiros autônomos e
cooperativos:
1. http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm2. http://www.escola2000.org.br/aprenda/projetos/projetos.aspx 3. http://geocities.yahoo.com.br/confrajolas/Oqueprojeto.htm 3. http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/pdf/diarios.pdf 4. http://novaescola.abril.com.br/ed/146_out01/html/projetos.htm 5. http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/index3.htm 6. http://novaescola.abril.com.br/ed/146_out01/semantica.pdf 7. http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/projetos.htm Aí
no
Kidlink do kidcafé-escola, você
pode participar dos projetos relacionados no Kidproj, Kidforum
ou no
Kidcafé-escola. Para a execução destes é
necessário pelo menos a participaçãode
duas
escolas.
I. Entre na magnífico site de Edgar Morin! Vá ao Círculo Poético, num labirinto de 64 temas! http://edgarmorin.sescsp.org.br/ J. Os sete saberes de Morin são indispensáveis! http://www.centrorefeducacional.pro.br/setesaberes.htm G. Aqui você encontra as Home Pages de TODAS as universidades brasileiras, por estado: http://www.unicamp.br/nipe/unives.htm K. Aqui você e seus alunos podem ler todos os jornais brasileiros e alguns estrangeiros!!! http://www.terravista.pt/fernoronha/1855/ Se preferir, leia e trabalhe com seus alunos as notícias do Brasil e do mundo no Google! http://news.google.com.br/nwshp?hl=pt-BR&tab=wn&q= L. No Portal Educarede, os professores têm orientações e assessoria para trabalhar com informática em todas as áreas e disciplinas. É excelente! Entre e conheça! http://www.educarede.org.br/ M. Centro virtual interamericano de cooperação solidária para formação de professores: http://www.nied.unicamp.br/oea/ Apoio pedagógico - materiais: http://www.nied.unicamp.br/oea/mat.html Temas em estudo: http://www.nied.unicamp.br/oea/temas.html N. Cruzadex e Sopa de Letras para quase todas as disciplinas: http://site.arealeditores.pt/app/eextender.ee?template=arealeditores/estudantes/home_estuda.htm&Area=prdtn O. WebQuest
- Conheça e use! A
WebQuest é uma atividade
didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior
para incluir nas aulas a
Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode
desenvolver o
pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também
estimular a sua
criatividade.
http://www.educarede.org.br/educa/html/index_internet_cia.cfm?conteudo=informaticaP. Mapa Digital Oficial de Porto Alegre: http://geo.procempa.com.br/geo/ Q. Conheça e use a Wikipédia, uma enciclopédia livre e gratuita, um belo projeto colaborativo, feita em mais de 200 idiomas! http://pt.wikipedia.org/wiki/ R. Mapas conceituais: A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ S. Software para fazer Mapa Conceitual - Programa grátis, que pode ser baixado da internet, ensina o aluno a pensar e serve como uma moderna ferramenta de avaliação. http://novaescola.abril.com.br/ed/170_mar04/html/software.htm T. Use o Klik Educação que agora é gratuito, basta se cadastrar! http://www.klickeducacao.com.br/2006/frontdoor/0,5884,POR,00.html U. Aqui você encontra muitos links que tratam da violência na escola e como enfrentá-la: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/amc_l.php?t=001 W. Biblioteca Digital desenvolvida em software livre. Escolha a mídia: imagem, som, texto ou vídeo! http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp V. Brasil Cultura - o site da cultura brasileira http://www.brasilcultura.com.br/ X. Kidcafe http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/ Y. Muito interessante o Brincando se Aprende! Entre e escolha o assunto... o das Olimpíadas são um show! E tem muito mais! Z. Sugira a seus alunos que Pesquisem no MiniWeb Educação: além das ótimas entrevistas, faz pesquisa rápida e orientada para todas as áreas do Ensino Fundamental. É só escolher o campo no ídice/menu e pedir o assunto desejado! http://www.miniweb.com.br/index.html Z1. Educação e Inclusão Digital no Com Ciência - Entre e saiba mais... Z2. DeviantArt -Galerias de imargens artisticamente trabahadas no computador ESCOLA COMBINA COM CELULAR?
Veja
uma reportagem
na Educarede sobre a proibição do aparelho nas escolas
com a opinião de
especialistas e projetos educativos que utilizam o telefone
móvel. Leia
também um artigo do pesquisador
Rogério da Costa sobre o tema e ouça uma entrevista com o
sociólogo Sérgio Amadeu.
PARA DISCUTIR A SUSTENTABILIDADE EM AULA Diversas reportagens publicadas no Planeta Sustentável, foram selecionadas pela Nova Escola como temas de aulas dinâmicas, para discutir a sustentabilidade. ATIVIDADES FEITAS
COM O SOFT HOT POTATOES (batatas quentes)
1.
Excelentes
exercícios e jogos lindamente contextualizados em obras da
literatura infanto-juvenil:http://www.espie.cinted.ufrgs.br/%7Esdullius/objeto2/ 2.
Sugestões
de
exercícios e jogos feitos com as ferramentas do hot potatoes
feitos por professsoras da rede
municipal de POA:
a) por Ana
Elizabéte Pozza
b) por Débora Conforto 3. Sugestões de exercícios e jogos feitos por professores de Portugal: a) Matemática para I e II Ciclo b) Grande variedade de jogos e exercícios em todas as áreas e níveis: http://web.educom.pt/escolovar/index.htm c) Grande variedade de links e exercícios desde NA, I, II e III Ciclo: http://cfepc.prof2000.pt/index2.htm http://web.educom.pt/escolovar/hotpot_mat.htm http://guida.querido.net/jogos/] http://vamospelosonho.no.sapo.pt/exercicios.htm http://web.educom.pt/escolovar/main_tipico.htm d) Sete atividades sobre o sistema solar Palavras cruzadas sobre Sistema Solar I Palavras cruzadas sobre Sistema Solar II Palavras cruzadas sobre constelações Correspondência sobre o Sistema Solar I Correspondência sobre o sistema solar II Correspondência sobre Planetas e Estrelas Correspondência sobre a Terra e Lua e) Os Movimentos da Terra e suas consequências - (site da Escolaovar em Portugal) Agora basta seguir as orientações abaixo: I. Baixe o programa neste endereço e clique em downloads: http://web.uvic.ca/hrd/halfbaked/ a) Aqui você encontra orientações completas de como instalar, como se registrar e usar o software. As orientações são da Escola Básica Frei Antônio Chagas em Portugal: http://www.eps-frei-antonio-chagas.rcts.pt/DREA/hotpotatoes.htm#Ficheiro b) Aqui estão algumas apostilas em português e orientações para você aprender a usar as ferramentas do programa: b.1) Apostila do Hot Potatoes no Mackenzie virtual, traduzida para o Português: http://ead.mackenzie.com.br/mackvirtual/mod/resource/view.php?id=61 b.2) Esse outro tutorial é do Centro de Competência Nónio também de Portugal: http://www.acessus.net/html/tutoriais/potatoes/potatoes.htm b.3) Apostila da versão 5 traduzida por Ademir Martins da UFRGS, usando os exercícios do próprio programa e tirando as principais dúvidas. http://www.pgie.ufrgs.br/dicasonline/hotpotatoes/ http://www.pgie.ufrgs.br/dicasonline/hotpotatoes/2min.htm b.4) Apostilal em Espanhol, usando os exercícios do próprio programa: http://platea.pntic.mec.es/~iali/CN/HotPot60/tutorial.htm b.5) Orientações no blog da prof Jaqueline: http://arrobainfoeduc.blogspot.com/2006/11/hot-potatoes.html b.6) http://www.prof2000.pt/users/aveiro/hotpot/ ATIVIDADES EDUCATIVAS - Milhares de links organizados por Neri Santos Produções, Chapecó/SC. Apresenta muita propaganda de outros produtos, mas, se não clicar nelas, dá para trabalhar legal. Escolha o assunto ou disciplina e use o que for melhor para seus alunos! |