principal
LINKS PARA TODAS AS DISCIPLINAS: APOIO AOS PROFESSORES QUANTO AO USO DA TECNOLOGIA INFORMÁTICA
Pesquisa e organização: Jussara Oleques
.
Para refletirmos...

QUANDO E COMO USAR AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A TURMA AVANÇAR?

"A verdeira alfabetização computacional não é apenas saber como usar o computador e as idéias computacionais. É saber quando é apropriado fazê-lo." Papert

As TICs, tecnologias da informação e comunicação: computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, msn, skype, twitter, wiki, vídeo, datashow, softs, parece que não dá para imaginar a vida sem elas. Mas quando devo usar as tecnologias em aula com meus alunos?

Respondendo:
Só vale levar a tecnologia para a turma se ela estiver a serviço da aprendizagem dos conteúdos e habilidades de cada área ou disciplina e nunca para preencher o tempo, como os jogos que só entretêm as crianças e os vídeos que apenas cobrem "buracos" no planejamento.

As "oportunidades de ensino criadas com as tecnologias devem ser significativas, caso contrário, elas são dispensáveis", segundo Márcia Padilha Lotito - coord. área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.(OEI)

A grande tecnologia é o ser humano, a nossa mente. As tics são extensões da nossa mente e do nosso corpo". Manuel Moran

Procure conhecer o básico do computador e da internet. Conhecer as funções de: processadores de texto (Office Texto e/ou Word), geradores de apresentação (Impres e/ou PowerPoint, Prezi),  processadores de página html (CompoZer e/ou FrontPage), planilhas eletrônicas (Calc e/ou Excel), processsadores de vídeo, páginas para sua turma nas Redes sociais (facebook, twitter, etc) e mecanismos de busca na internet faz parte do mínimo indispensável ao professor.

Artigo "E agora, Mestre Giz?" - Uma fábula moderna sobre um problema já antigo entre professores e o uso das TICs

Se você quer usar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial dessas ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem sucedidas de colegas.
 
 Artigo "E agora, Mestre Giz?" - Uma fábula moderna sobre um problema já antigo entre professores e o uso das TICs

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula - Um painel para todas as disciplinas na Nova Escola online, com auxílio de 17 especialistas, mostra quando e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar.Álém das reportagens sobre o uso de tecnologia, há diversos planos de aula.

RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação:
Escolha o nível de ensino e a área do conhecimento e pesquise atividades no RIVED: os conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.

Conheça outras formas criativas para estimular a mente de alunos com limitações de raciocínio

São três as principais dificuldades enfrentadas por eles: falta de concentração, entraves na comunicação e na interação e menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas, por não compreender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferente.

Podcast  - Ferramenta transforma conteúdo e amplia conhecimento em sala de aula

Fazendo um Podcast:  Antes de mais nada, para fazer um podcast você precisará de um bom microfone para gravar os programas no seu computador. Você também pode gravar no celular, em um mp3 player ou em um palm top. Uma dica é fazer um roteiro antes de gravar o programa. Depois de gravado você terá que editar. Para isso, pode usar programas como o Audacity ou Goldwave.

Dica de App: SoundCloud - Serviço que funciona como espécie de rede social de áudio permite a criação e divulgação de trabalhos de forma simples e rápida no smartphone.

Mais informações no  link:http://macworldbrasil.com.br/dicas/2012/11/12/dica-de-app-soundcloud-permite-gravar-e-publicar-podcasts-pelo-iphone/

A Escrita Colaborativa com o uso da Wiki em todas as disciplinas

Wiki é um sistema que permite criar e editar conjuntamente conteúdos. Uma página wiki permite que várias pessoas, mesmo que geograficamente distantes, trabalhem em um mesmo texto. Não há uma hierarquia pré-estabelecida entre autores por esse motivo qualquer usuário pode adicionar conteúdos e também editar os conteúdos inseridos por outras pessoas.
Além do direito ilimitado de edição, a vantagem de uma wiki é a possibilidade de trabalhar em um documento sem a necessidade de baixá-lo para o computador, editar e enviar novamente. Tudo é realizado on-line na internet. O sistema controla todas as alterações, que ficam gravadas em um histórico. Desta forma, é possível retornar a uma versão anterior ou recuperar algo que foi excluído por engano.

O exemplo mais conhecido de utilização de uma wiki é a wikipedia. Os termos wiki (pronunciado "viquie" ou "uikie" no Alfabeto fonético internacional) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o próprio software colaborativo usado para criá-lo que é pt.wikipedia.org/wiki/Wik

Resumindo: wiki é uma colecção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa.
 
A utilização de wikis em atividades pedagógicas desenvolve a reflexão e a autonomia do aluno, o trabalho cooperativo e também a constituição de redes sociais. O endereço na internet para a criação de um espaço wiki é http://www.wikispaces.com.
A seguir apresentamos algumas dicas para você compreender melhor o espaço wiki e também algumas dicas para montar um espaço wiki:

O Wikispaces


1 -  é um espaço onde você pode criar páginas sobre um tema em particular. Cada espaço pode ter várias páginas, arquivos e imagens;
2 - oferece três tipos de espaço: público (pode ser visto e editado por qualquer pessoa), protegido (pode ser visto por qualquer um, porém, só pode ser editado pelos membros do espaço) e privado (só pode ser visto e editado por membros do espaço.);
3 - oferece recursos básicos como mudança de cores, colocação de logotipo, inserção de imagem , basta procurar o passo-a-passo no help do próprio espaço;
4 - permite insirir links para blogs, fotoblogs, sites, etc.

Veja o tutorial em português, ajuda no passo-a-passo para começar uma Wiki...
http://www.wikispaces.com/help-portuguese


Passos para criar um blog no Google:

1. Crie uma conta nova grátis no google (ex: turmasb30@gmail.com)
2. Você já tem uma conta no Google (@gmail)? Então pule para o item 3
3. Digite o login e senha (do gmail) e clik em "Criar blog"
4. Pronto! É so escolher o título e nome do blog, avançar e começar...

Veja aqui como criar um blog coletivo da sua turma - que aceita até 100 autores! É só clicar em "Configurações" e "Permissões"


INTERNET SEGURA: PERIGOS E PREVENÇÃO
.
a) Guia sobre uso seguro da intenet - Brasil

                                    
b) Cartilha com dicas de segurança e proteção (oferece download)

            c)
Internet segura - perigos e prevenção - Portugal

d) Navegue protegido - Guia para uma navegação protegida:  clique e saiba como



COMO USAR OS PROGRAMAS DA SUÍTE BrOffice?


Os programas da BrOffice3 - podem e devem ser usados em todas as disciplinas, seja o processador de Textos, seja a Planilha eletrônica para os alunos projetarem dados estudados em Matemática, Ciências, Geografia, etc. num gráfico, sejam apresentações no Impress e assim expressarem suas aprendizagens, podendo apresentá-las para todos de sua Turma ou do ano Ciclo no datashow do auditório.

BrOffice  - é um pacote de excelentes aplicativos gratuitos de uso geral, composto por processador de texto, planilha eletrônica, gerador de apresentações e um programa de desenhos,  todos compatíveis com a suíte Microsoft Office. Aqui você pode fazer download das novas versões do BrOffice, traduzidas para o Português do Brasil:  http://www.broffice.org/download

Abaixo, apostilas online e em formato pdf que você pode imprimir ou salvar em seu computador com programas do BrOffice.org 3,
todos eles estão instalados em todas as máquinas da Escola:

Writer/Texto:
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/wri-ind.htm

em pdf: OpenOffice.org_Texto2.0.pdf

Impress/Apresentação
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-ind.htm

em pdf: OpenOffice.org_ Apresentacao_2.0.pdf

Calc/Planilha eletrônica
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-ind.htm

em pdf: OpenOffice.org_Planilha 2.0.pdf

Características gerais do BrOffice.org
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-defi.htm

Dicas de instalação desses programas: OpenOffice.org-Instalacao_2.0.pdf



  OUTRAS SUGESTÕES:


D. O Portal do Professor lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica com sugestões de aulas em que você pode acessar as de outros professores, criar e publicar suas aulas, além de muitos recursos educacionais de boa qualidade

E. Prova Brasil - Educação Básica: matrizes de referência em L. Portuguesa e Matemática

F. Banco internacional de objetos educacionais - Mec - selecione um nível de ensino para visualizar seus Tipos de recursoas



G. O KIDCAFÉ-ESCOLA é uma sala de aula na Internet. Uma sala de aula diferente onde alunos e professores são desafiados a buscar novos conhecimentos, a investigar e a interagir com alunos e professores de outras escolas do Brasil e de outros países, formando uma grande comunidade acadêmica.
http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/index.html

Faz parte do projeto internacional  muito interessante para o professor participar com seus alunos, o Kidlink! Ele é feito por idiomas e não por países. Todos devem-se cadastrar. Na barra lateral direita escolha o idioma  para o google traduzir a página para conhecer e obter todas as informações que deseja! Se quiserem participar, sou parceira!  (Ju).
http://www.kidlink.org/drupal/
 
H. Nos sites abaixo,  você se informa um pouco mais sobre a prática pedagógica dos projetos. Conheça melhor esta metodologia que abre espaço para formas inovadoras de ensinar e aprender, permeadas pela utilização criativa da tecnologia na construção de uma nova escola. Veja como alunos e professores podem organizar juntos uma educação de qualidade, assumindo ambos o papel de parceiros autônomos e cooperativos:
1.  http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm
2.  http://www.escola2000.org.br/aprenda/projetos/projetos.aspx
3.  http://geocities.yahoo.com.br/confrajolas/Oqueprojeto.htm
3.  http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/pdf/diarios.pdf
4.  http://novaescola.abril.com.br/ed/146_out01/html/projetos.htm
5.  http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/index3.htm
6.  http://novaescola.abril.com.br/ed/146_out01/semantica.pdf
7.  http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/projetos.htm

Aí no Kidlink do kidcafé-escola, você pode participar dos projetos relacionados no Kidproj, Kidforum ou no Kidcafé-escola. Para a execução destes é necessário pelo menos a participaçãode duas escolas.

I. Entre na magnífico site de Edgar Morin! Vá ao Círculo Poético, num labirinto de 64 temas!
http://edgarmorin.sescsp.org.br/

J.  Os sete saberes de Morin são indispensáveis!
http://www.centrorefeducacional.pro.br/setesaberes.htm

G. Aqui você encontra as  Home Pages de TODAS as universidades brasileiras, por estado:
http://www.unicamp.br/nipe/unives.htm

K. Aqui você e seus alunos podem ler todos os jornais  brasileiros e alguns estrangeiros!!!
http://www.terravista.pt/fernoronha/1855/

Se preferir, leia e trabalhe com seus alunos as  notícias do Brasil e do mundo no Google!
http://news.google.com.br/nwshp?hl=pt-BR&tab=wn&q=

L. No Portal Educarede, os professores têm orientações e assessoria para trabalhar com informática em todas as áreas e disciplinas.  É excelente! Entre e conheça! http://www.educarede.org.br/

M.  Centro virtual  interamericano  de cooperação solidária para formação de professores:
http://www.nied.unicamp.br/oea/

Apoio pedagógico - materiais: http://www.nied.unicamp.br/oea/mat.html
Temas em estudo: http://www.nied.unicamp.br/oea/temas.html

N. Cruzadex e Sopa de Letras para quase todas as disciplinas:
http://site.arealeditores.pt/app/eextender.ee?template=arealeditores/estudantes/home_estuda.htm&Area=prdtn

O. WebQuest - Conheça e use! A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
http://www.educarede.org.br/educa/html/index_internet_cia.cfm?conteudo=informatica

P. Mapa Digital Oficial de Porto Alegre:
http://geo.procempa.com.br/geo/

Q. Conheça e use a Wikipédia, uma enciclopédia livre e gratuita, um belo projeto colaborativo,
feita em mais de 200 idiomas!
http://pt.wikipedia.org/wiki/

R. Mapas conceituais: A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno.
http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/

S. Software para fazer Mapa Conceitual - Programa grátis, que pode ser baixado da internet, ensina o aluno a pensar e serve como uma moderna ferramenta de avaliação.
http://novaescola.abril.com.br/ed/170_mar04/html/software.htm

T.  Use o Klik Educação que agora é gratuito, basta se cadastrar!
http://www.klickeducacao.com.br/2006/frontdoor/0,5884,POR,00.html

U. Aqui você encontra muitos  links que tratam da violência na escola e como enfrentá-la:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/amc_l.php?t=001

W. Biblioteca Digital desenvolvida em software livre. Escolha a mídia: imagem, som, texto ou vídeo!
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

V. Brasil Cultura - o site da cultura brasileira
http://www.brasilcultura.com.br/

X. Kidcafe
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/

Y. Muito interessante o Brincando se Aprende! Entre e escolha o assunto... o das Olimpíadas são um show! E tem muito mais!

Z. Sugira a seus alunos que Pesquisem no MiniWeb Educação: além das ótimas entrevistas, faz pesquisa rápida e orientada para todas as áreas do Ensino Fundamental. É só escolher o campo no ídice/menu e pedir o assunto desejado! http://www.miniweb.com.br/index.html

Z1. Educação e Inclusão Digital no Com Ciência - Entre e saiba mais...

Z2. DeviantArt -Galerias de imargens artisticamente trabahadas no computador


ESCOLA COMBINA COM CELULAR?

Veja uma reportagem na Educarede sobre a proibição do aparelho nas escolas com a opinião de especialistas e projetos educativos que utilizam o telefone móvel. Leia também um artigo do pesquisador Rogério da Costa sobre o tema e ouça uma entrevista com o sociólogo Sérgio Amadeu.

PARA DISCUTIR A SUSTENTABILIDADE EM AULA

Sugestões de Planos de aula  no Ensino Fundamental em diversas disciplinas.

Diversas reportagens publicadas no Planeta Sustentável, foram selecionadas pela Nova Escola como temas de aulas dinâmicas, para discutir a sustentabilidade.

ATIVIDADES FEITAS COM O SOFT HOT POTATOES (batatas quentes)

1. Excelentes exercícios e jogos lindamente contextualizados em obras da literatura infanto-juvenil:
    http://www.espie.cinted.ufrgs.br/%7Esdullius/objeto2/

2. Sugestões de exercícios e jogos feitos com as ferramentas do hot potatoes feitos por professsoras da rede municipal de POA:
a) por Ana Elizabéte Pozza
b) por Débora Conforto

3. Sugestões de exercícios e jogos feitos por professores de Portugal:

a) Matemática para I e II Ciclo

b) Grande variedade de jogos e exercícios em todas as áreas e níveis: 
   http://web.educom.pt/escolovar/index.htm

c) Grande variedade de links e exercícios desde NA, I, II e III Ciclo:

  http://cfepc.prof2000.pt/index2.htm

  http://web.educom.pt/escolovar/hotpot_mat.htm

  http://guida.querido.net/jogos/]

  http://vamospelosonho.no.sapo.pt/exercicios.htm

  http://web.educom.pt/escolovar/main_tipico.htm


d) Sete atividades sobre o sistema solar

*  Palavras cruzadas sobre Sistema Solar I

*  Palavras cruzadas sobre Sistema Solar II

*  Palavras cruzadas sobre constelações

*  Correspondência sobre o Sistema Solar I

*  Correspondência sobre o sistema solar II

*  Correspondência sobre Planetas e Estrelas

*  Correspondência sobre a Terra e Lua

e) Os Movimentos da Terra  e suas consequências - (site da Escolaovar em Portugal)


4. VOCÊ PODE APRENDER A FAZER SEUS PRÓPRIOS JOGOS OU ATIVIDADES PARA SUA ÁREA OU DISCIPLINA: O Hot Potatoes é um software de autoria, isso é, você será o autor dos jogos e atividades que você criar.

Agora basta seguir as orientações abaixo:

I. Baixe o programa
neste endereço e clique em downloads: http://web.uvic.ca/hrd/halfbaked/

Obs.: É preciso registrar-se para obter uma licença completa. O seu nº será enviado pelo seu email.

a) Aqui você encontra orientações completas de como instalar, como se  registrar e usar o software. As orientações são da Escola Básica Frei Antônio Chagas em Portugal: http://www.eps-frei-antonio-chagas.rcts.pt/DREA/hotpotatoes.htm#Ficheiro

b) Aqui estão algumas apostilas em português e orientações para você aprender a usar as ferramentas do programa:

b.1) Apostila do Hot Potatoes no Mackenzie virtual, traduzida para o Português:
http://ead.mackenzie.com.br/mackvirtual/mod/resource/view.php?id=61

b.2) Esse outro tutorial é do Centro de Competência Nónio também de Portugal:
http://www.acessus.net/html/tutoriais/potatoes/potatoes.htm

b.3) Apostila da versão 5 traduzida por Ademir Martins da UFRGS, usando os exercícios do próprio programa e tirando as principais dúvidas.
http://www.pgie.ufrgs.br/dicasonline/hotpotatoes/

http://www.pgie.ufrgs.br/dicasonline/hotpotatoes/2min.htm

b.4) Apostilal em Espanhol, usando os exercícios do próprio programa:  http://platea.pntic.mec.es/~iali/CN/HotPot60/tutorial.htm

b.5) Orientações no blog da prof Jaqueline: http://arrobainfoeduc.blogspot.com/2006/11/hot-potatoes.html

b.6) http://www.prof2000.pt/users/aveiro/hotpot/


ATIVIDADES EDUCATIVAS  -  Milhares de links organizados por Neri Santos Produções, Chapecó/SC. Apresenta muita propaganda de outros produtos, mas, se não clicar nelas,  dá para trabalhar legal. Escolha o assunto ou disciplina e use o que for melhor para seus alunos!