ACORDO ORTOGRÁFICO ENTROU EM VIGOR, NO BRASIL, EM JANEIRO DE 2009

As novas regras já estão sendo utilizadas no Brasil por muitas pessoas e instituições, mas temos ainda até 2012 para que as regras sejam oficialmente aplicadas. Nessa fase de transição, as duas formas de escrita serão aceitas: tanto aquelas que você usou até hoje como as que sofreram alteração

E você? Vai esperar chegar 2012 para adaptar-se às novas regras? Ou prefere ir aos poucos dominando o assunto para escrever bem em Português, talvez tornando-se um verdadeiro expert em Reforma Ortográfica? Foi pensando nisso que  preparamos, especialmente para você, este espaço no site de nossa Escola, com links internos e externos, totalmente dedicado aos assuntos relacionados às novas regras do Acordo Ortográfico e à prática da Língua Portuguesa em geral.

Em 12 de outubro de 1990, a Academia Brasileira de Letras, Academia das Ciências de Lisboa e delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, aprovaram em Lisboa um projeto de ortografia unificada da Língua Portuguesa.

Saiba o que mudou na ortografia brasileira com o Acordo Ortográfico de 1990, ratificado no Brasil em 1995, o qual entrou em vigor, no Brasil, desde 1° de janeiro de 2009! Muitos links, desde o decreto, o novo VOLP, guias, tabelas, vocabulário, testes, vídeos, bom-humor e os oito países envolvidos no Acordo.

Esta é uma contribuição da Ju à comunidade escolar da Monte Cristo!

01. ARQUIVOS HISTÓRICOS E GUIAS QUE TRATAM DO ACORDO ORTOGRÁFICO

a. Minuta do Decreto com o cronograma da vigência no Brasil

b. Guia Prático da Nova Ortografia - Michaellis da Melhoramentos

c. Na wikipédia: tudo sobre o acordo ortográfico de 1990 - que entrou em vigor no Brasil em 2009

02. TESTES ONLINE MUITO INTERESSANTES PARA USO PESSOAL E COM OS ESTUDANTES!

a. Guia da nova ortografia - três links: testes - os acentos e o hífen - Obs.: Com o Sof ELO, criado pelo prof. Vilson Leffa da UFPel

b. 8 jogos de caça palavras com grafia modificada pelo Acordo Ortográfico

03. TABELAS COM AS MUDANÇAS ORTOGRÁFICAS

a. Tabela com a síntese das mudanças  - Obs.: Contribuição da Aline por e-mail

b. Outra tabela semelhante - prof. José Carlos Azevedo/UERJ

c. Mais uma tabela, a do professor Sérgio Nogueira - Obs.: Contribuição da Marlene

d. Tabela com as mudanças no Português do Brasil (Saraiva)

04. Outro guia do acordo ortográfico de 1990 (Editora Saraiva) - Obs.: Contribuição da Marli por e-mail

05. VOCABULÁRIOS

a. Minivocabulário: 500 palavras e expressões mais usadas, com ou sem hífen

b. Lista de palavras de A a Z  cuja grafia muda com o Acordo de 1990. Bem completo!
Inclui notas sobre a grafia e uso em Portugal.

06. DICIONÁRIOS

a. Dicionário da língua portuguesa - Porto Editora
b. Dicionário online de Português

07. SLIDES

a.  Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada -  Slide do Scrittaonline, com nota nossa.

b. 15 dicas divertidas de como escrever bem

c. Breve esclarecimento sobre o uso da vírgula - por Rosalina Simões professora de Português III Ciclo em Portugal

08. VÍDEOS:

a. 
Vídeo1 - O acento diferencial de "para-brisa" e "para-raios" caiu com a reforma ortográfica, mas o hífen permanece - ao contrário do que ocorre com "paraquedas". Saiba o porquê com a videoaula de Thaís Nicoleti.

b. Vídeo2  - "Só com muito bom humor para escrever hoje." É assim, fazendo piada com a nova ortografia, que José Simão bate um papo com a consultora de língua portuguesa da Folha, Thaís Nicoleti.

c.
Vídeo3 - Evanildo Bechara: "O Novo Acordo Ortográfico e a Elaboração do VOLP"

d. Vídeo4 Domício Proença Filho: "A história da ortografia e a ABL"

 Indicação de filme:

 Realize um passeio por todos os países em que se fala português e perceba como a língua é transformada em cada país, assistindo ao filme que Victor Lopes levou às telas com sucesso: Língua - Vida em Português. Simplesmente fantástico, emocionante!

09. CONVERSORES ORTOGRÁFICOS -  insira seu texto ou palavra em dúvida quanto à escrita (com ou sem hífen, p.ex.), envie e  veja-o corrigido imediatamente conforme o acordo ortográfico. ATENÇÃO: Os conversores abaixo, convertem apenas palavras modificads pelo acordo.

a. O site UmPortugues.com apresenta uma caixa para se digitar o texto, verificá-lo de acordo com as normas do Acordo Ortográfico e as bases do texto oficial. É uma ótima ferramenta a ser usada com os alunos em todas as disciplinas. Copyright © 2009 Aurélio Marinho Jargas

b. Interney é outro conversor, mais limitado que o anterior porque não remete às explicações, nem tira as dúvidas do internauta

c. Ortografa - mais um conversor, esse enviado pela Aline por e-mail.

10. SUGESTÕES DE PLANEJAMENTO E JOGOS

a.
Guia da nova ortografia - três links: testes - os acentos e o hífen - Obs.: Com o Sof ELO, criado pelo prof. Vilson Leffa da UFPel

b.  Algumas atividades para alunos que já sabem identificar a tonicidade das palavras e diferenciar ditongos de hiatos.

c.
A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa. Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.


11. BOM-HUMOR

A
nova edição do Dicionário Aurélio, em parceria com o jornal carioca Extra, usará frases engraçadas enviadas pelos leitores do diário, construídas com palavras modificadas na Reforma Ortográfica.

Exemplos: “Oposição reclama perda de acento na Assembleia”, “Espécies ficam sem zoo e perdem todos os pelos”, “Micro-ondas pode prejudicar os estudos do seu filho" e “Acento de voo cai e ninguém se machuca”.

De fato, José Simão, o Dicionário Aurélio e os internautas têm razão: aprender brincando é mais gostoso, como sempre afirmou o pedagogo Rubem Alves.

Agora divirta-se também com as tiras dos quadrinistas que fazem graça com  as mudanças na grafia!


12. MAPAS

a. Clique e passe o mouse sobre o mapa para saber sobre a assinatura do acordo nos oito países.

Novas contribuições são bem-vindas. Envie para
ju.oleques@yahoo.com.br

Comunidade de Língua Portuguesa


Palavra de um especialista:

Godofredo de Oliveira Neto, presidente da Colip (Comissão da Língua Portuguesa), órgão ligado ao MEC e presidente do Conselho Científico do IILP (Instituto Internacional de Língua Portuguesa), entidade da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que propôs medidas e prazos para a implantação do novo acordo ortográfico no Brasil, acredita que a importância política do acordo e da iniciativa brasileira para a sua implantação é maior do que os pequenos desconfortos da grafia. Para Oliveira Neto, a importância do acordo fica ressaltada, se o olharmos pela perspectiva da política global de blocos. "A criação de um bloco lusófano mais forte só traz vantagens. Um texto brasileiro que traduza uma descoberta científica poderá ser usado em mais sete países. Isso o torna algo internacional".

Portal da Monte Cristo

Página da Língua Portuguesa   -   Página das disciplinas por área