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MIDIATECA               

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"Mexer" no computador não é tarefa difícil. Difícil é transformá-lo em procedimento
 vantajoso de aprendizagem tanto mais autêntica.
O texto é de Pedro Demo /2000
No índice abaixo você encontra alguns dos trabalhos realizados na Midiateca
em 2001, 2002, 2003, 2004 e outros iniciados  em abril de 2005.  O projeto da Midiateca você  encontra abaixo.

ProjetoJornalVirtualEVMC
                                

Projetos que tilizaram informática na Escola
Complemento de Informática/2002
Blog da Midiateca/2002
Tutorial divertido
do Star Office

Informática na escola
Nova Escola online
Projeto da Boca pra dentro/2001

Fotoálbum da A14/2003

Site da A11 e A14/2003
Blog do Lixo/2003 Fotoálbum da
IX Feira do Livro

Que é Software Livre

Projetos
Tecnologias e Mídias



Fotoálbum do Projeto Almanaque

Brincando com palavras - Textos dos alunos - C22
Como vejo Porto Alegre:
Textos de alunos em Espanhol

Baixe e use o Mozilla
  Use o OpenOffice
Fernando Hernández:
Projetos de trabalho

Páginas dos professores da EVMC
Projeto Escrevendo com Urbim
Seleção de sites por disciplina

Edgar Morin na Wikipedia

  
Por que projetos?
Pedagogia de projetos

Educação anti-racista
no cotidiano escolar

A escrita dos povos

Informática  no Laboratório de Aprendizagem
Inclusão digital/smed


Site da Procempa
Textos de Moran sobre as tecnologias na educação

EVMC no projeto Janelas para o mundo
Fale conosco

Em 2005,  a Midiateca está sendo administrada pela direção da Escola com alguns Alunos Monitores do II e do III Ciclo no 1º semestre e
 no 2º semestre, no turno da manhã e da tarde, com os estagiário de informática contratados pela smed. A pauta da 
 4ª edição do Jornal Virtual  foi produzida pelos alunos Renato Fabichak, Jeferson Rodrigues, Daniel Gomes,
 Cleonice Santos e Douglas Carvalho,   no estilo dessa equipe web/2005.
Para 2006 estamos discutindo com  professores e alunos uma reformulação no formato e nas matérias do JV para que  veicule o cotidiano escolar.
Em 2006 houve um ganho  para a inclusão digital na Escola com o início do projeto Alfabetização Digital, coordenado pela prof. itinerante Malu.


Veja o subprojeto da midiateca em 2004

NOME DO PROJETO: INCLUINDO COM A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
COORDENADORA DO PROJETO: Prof. Jussara Fernandes Oleques


CONTEXTO

A pedagogia dos Projetos de Aprendizagem e/ou de Ensino, mediados pela Informática, até 2000/2001 era quase inexistente no contexto de nossa escola. Com o Projeto multidisciplinar "Da Boca pra Dentro", a escola passou a ser uma das Escolas Parceiras no Programa Sua Escola a 2000 por Hora. A partir daí, a informática na Escola avançou em relação ao uso da internet e de outras ferramentas. O site da Escola começou a ter mais espaço, tornando-se mais bem estruturado, a partir de nossas aprendizagens com o PSE/IAS. Por parte do poder público prefeitura/SMED, desde 1995,quando foi fundada a Escola, nos eram oferecidos os equipamentos: computadores, impressoras e assistência técnica. Carecíamos, na época, de assessoria técnico-pedagógica para o uso criativo e inovador dessa tecnologia e que favorecesse ações protagonistas por parte dos alunos. Por isso fez a diferença o apoio técnico-pedagógico, atualizado do PSE, priorizando a participação ativa dos alunos no processo ensino/aprendizagem. O grupo representante da comunidade escolar que avaliou o "Da boca pra dentro", em dez de 2001, propôs: continuidade das atividades que começaram a dar certo, incentivo aos professores que ainda não usam a informática educacional, melhor registro das atividades com projetos, mais divulgação na comunidade escolar e publicação das mesmas. Essas serão tarefas prioritárias da Midiateca para os próximos anos: incentivo, divulgação, registro e publicação na web.
E m segundo lugar, é necessário pensarmos no contexto de violência, de exclusão social e cultural a que estão submetidas as crianças e os adolescentes, desde o contexto mais amplo como a situação mundial e nacional, até o mais próximo como o contexto de periferia urbana onde se situa nossa escola. Nestes contextos o acesso ao computador, não obstante existam  telecentros nos bairros, é bem difícil por parte da maioria das crianças e jovens em nossa comunidade, uma vez que os mesmos não dão conta da demanda e muitas vezes essas crianças e adolescentes não se mobilizam para ir até ao telecentro fora do horário das atividades escolares.

JUSTIFICATIVA

D iante do contexto acima delimitado, justifica-se que a Midiateca apresente a proposta deste Projeto. Sabemos que a Inclusão Digital, numa Vila, para acontecer, de fato, requer forte política pública e que somente um telecentro, ou somente uma escola não dão conta das demandas. Entendemos, ainda, que não basta oferecer o computador aos estudantes para incluí-los digitalmente; é preciso  ensiná-los a  usar o computador  como ferramenta para aprender a pensar e a se comunicar, como cidadãos, com pessoas de qualquer parte do Brasil e do mundo através da rede. Por isso, defendemos neste projeto,  que os professores ensinem através de Projetos de Aprendizagem que incluam a Informática, pois assim estarão contribuindo pela Inclusaão Digital de alguns estudantes crianças, jovens e adultos da Vila Monte Cristo.
 

Se adequadamente utilizado, o computador pode constituir-se um excelente instrumento para o pensar crítico e criativo, a partir de uma participação ativa do sujeito com os outros sujeitos, permitindo a representação de idéias, a testagem de hipóteses e ativando mecanismos cognitivos. O Projeto de Aprendizagem, por sua vez, consiste num modo natural de construir conhecimento, acessível a crianças pequenas, jovens e adultos, contempla a questão da autonomia na construção do conhecimento, o acesso à informação, à liberdade de expressar idéias, bem como a aprendizagem de cooperação, com trocas afetivas e respeito mútuo. Sendo o nosso objetivo formar cidadãos autônomos, criativos, críticos e abertos às mudanças, faz-se necessário continuar a construir nosso novo perfil de professor. Dizemos "continuar a construir" porquanto entendemos que essa tarefa não é fácil, e, não obstante haja um trabalho neste sentido há alguns anos na Rede Municipal, a mudança não ocorre de imediato e demanda um processo contínuo.
Convidamos, então, professores, alunos, mães, pais e funcionários, para uma pedagogia diferenciada, a dos projetos de aprendizagem a partir do planejamento pedagógico escolar, utilizando também essa poderosa ferramenta, a informática, o que mudará nossa representação e nossa prática, ao organizarmos situações didáticas e atividades que façam sentido para os alunos; que estimulem o pensamento divergente e a criatividade; que gerem descobertas científicas; enfim, que promovam o desenvolvimento de trabalhos cooperativos, de alunos mais estudiosos  e solidários.

OBJETIVO GERAL

Q ue ao final do ano letivo de 2003, tenhamos realizado Projetos de Aprendizagem na lógica da "Escola Inclusiva", aceitando o desafio de dominar a lógica computacional e de subordinar o uso dos programas do computador aos objetivos específicos de cada área de conhecimento e, mais amplamente, ao nosso Projeto de Educação e de Sociedade que estará conectado com a realidade local através da proposta político-pedagógica da Escola. Se isso não for alcançado satisfatóriamente, que este projeto seja ativo para outros anos subseqüentes. 

METAS

Estimular os estudantes a produzir e acompartilhar seus conhecimentos, na comunidade escolar e na web, pois não há essa prática entre eles.

Orientar estudantes, professores e pessoas da comunidade a usar o computador como ferramenta para compreender o mundo e agir sobre ele.

Oportunizar aos estudantes situações que os levem a escolher, opinar, criticar, dizer o que pensam e sentem para que tenham iniciativa
 e autonomia.

Investir na formação do professor, seja através de cursos oferecidos pela mantenedora com parcerias, seja através de oficinas na midiateca,   para que ele se torne mais autônomo, crítico e criativo ao se apropriar dos conhecimentos sobre Informática na Educação e crie o hábito do aprender fazendo nesse campo do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Socializar nossos conhecimentos produzidos com a Informática educacional entre os colegas professores, estudantes e pessoas de nossa comunidade escolar, bem como de outras escolas, participando de eventos na rede municipal e fora dela.

Sensibilizar os professores a que usem a Informática Educacional em  projetos pedagógicos cooperativos ou para simples pesquisa orientada.

Usar os computadores e seus aplicativos como objetos que nos ajudem a construir sujeitos.

Colocar nossos estudantes, pela Internet, em contato com estudantes e professores de outras escolas do município, de outros estados e países, compartilhando idéias, informações, aprendizagens, experiências e contextos.

Reativar o Complemento de Informática, criando um novo projeto de aprendizagem em cooperação com os estudantes inscritos.

Solicitar à direção da Escola para que se usem alguns Turnos de Formação, do Calendário Escolar, para capacitação dos professores na Informática Educacional, através de oficinas, com nossos próprios recursos, na Midiateca da escola.

Construir com professores e estudantes páginas na Internet, lincando-as ao site da Escola.

Fazer da Midiateca uma constante parceira nos projetos de aprendizagem, colaborando nos projetos de investigação, auxiliando na busca e na organização da informação, assim como na disseminação dos estudos e conhecimentos produzidos pelos estudantes e professores.

Documentar com registros qualitativos e quantitativos as atividades com a Informática realizadas pela comunidade escolar e publicá-las no site da Escola, em blogs e outros ambientes virtuais.

ATIVIDADES

Oficinas de Informática para professores que ainda não dominam a máquina e ajuda individual quando solicitada pelos colegas.

  Oficinas de Informática para grupos de alunos às terças-feiras, manhã e tarde, após as aulas regulares.

Apreciação e análise da fita de vídeo sobre Informática Educativa.(Acervo da Bibloteca).

Criação de textos coletivos, com os computadores em rede, estimulando a solidariedade e a colaboração mútua.

Apoio aos projetos de aprendizagem, combinados entre professores e seus alunos, nos três Ciclos de Formação e no EJA .

Relatos, divulgando, na comunidade escolar e no site da Escola, experiências e atividades inovadoras de estudantes, professores ou pessoas da comunidade, utilizando a informática na educação.

AVALIAÇÃO 

N a avaliação será considerado o fato de que a tarefa de usar a informática na prática da aprendizagem de uma forma adequada, isto é, inovadora e criativa, ainda não é fácil para a maioria dos professores de nossa escola. Pensamos que esse é um processo que requer tempo, até que os professores questionem seus paradigmas pedagógicos, se apropriem das ferramentas da informática, e coloquem-nas a serviço da aprendizagem dos estudantes. Por essa razão este projeto da Midiateca foi pensado para três anos, podendo estender-se até que o uso da informática, no sentido da Inclusão Digital seja uma prática cotidiana por parte da maioria dos professsores e alunos desta escola.

A avaliação deste projeto será feita pela realização das atividades, pelos motivos apresentados acima, e adaptada ao contexto e à realidade dos projetos ou atividades realizadas na Escola, e poderá incorporar as mudanças necessárias requeridas durante o processo. Far-se-á ao final de cada projeto ou atividade, pelos professores e estudantes envolvidos, pelos respectivos grupos e pela auto-avaliação; ao final de cada semestre, a avliação da Midiateca e de seu projeto é feita, como é norma da Escola, em reunião do coletivo de professores e funcionários para a Avaliação da Escola como um todo.

DURAÇÃO

Primeiramente, são previstos três anos letivos. A continuidade ou não do projeto e/ou a realização de subprojetos, como já mencionamos no Objetivo Geral e na Avaliação, vão depender da execução dos objetivos aqui propostos, do contexto e das necessidades da Comunidade Escolar.

  BIBLIOGRAFIA E WEBGRAFIA   

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FAGUNDES, Lea; SATO L. S. e MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Coleção Informática para a Mudança em
         Educação/Mec/Seed/Proinfo (publicado no site
:http://www.proinfo.gov.br).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
GANDIN, Luís Armando. Reflexões em torno do uso de computadores em educação, Revista de Educação AEC, Brasília, n. 99, abr./jun.1996.
HEIDE, A; STILBORNE, l. Guia do professor para a internet: completo e fácil. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança em Educação. Porto Alegre, Artemed, 1998.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. São Paulo: Imago, 1976.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
PERRENOUD, Philippe. Construindo competências. Nova Escola On-line - Fala, mestre!, set. 2000.
BOMTEMPO, Luzia. Os alunos investigadores. Revista Amar Educando, belo Horizonte, Nº 270, setembro, 1977.
MAGDALENA, Beatriz Corso e COSTA, Iris Elizabeth Tempel. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre:Artmed, 2003.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SANCHO. J.M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.
http://www.escola2000.org.br/index.aspx
http://novaescola.abril.com.br/ed/146_out01/html/projetos.htm
http://www.educarede.org.br/educa/html/index_internet_cia.cfm?conteudo=informatica
http://novaescola.abril.com.br/ed/154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm