SEXUALIDADE > CORPO

   
 
Símbolo da União Brasileira de Mulheres (UBM)
Ilustração: Elifas Andr
eato
Nos últimos anos, a sexualidade tem ocupado muito espaço na mídia. Isto significa que os antigos tabus e preconceitos estão sendo superados? Será que, na sociedade de consumo, a sexualidade está sendo colocada, indevidamente, como mercadoria? Que influências isso terá no comportamento e na educação de crianças e jovens?

Sobre sexualidade, todos nós temos algo a dizer ou algum saber sobre o qual podemos refletir. A sexualidade, para além do sexo, relaciona-se com a busca de prazer desde o nascimento e, portanto, é parte inerente da vida.

Entre outras coisas, é o que nos diferencia de qualquer outra espécie animal, pois a função sexual nos seres humanos não está atrelada unicamente ao ato biológico, necessário para a reprodução da espécie. A sexualidade permeia pensamentos, sentimentos, ações e as relações humanas de um modo geral. Faz parte da saúde física e mental.

Esse conceito tem dois aspectos inseparáveis: o individual e o social. Individual porque se expressa de forma singular em cada sujeito; ao mesmo tempo social, pois a expressão da sexualidade é sempre cultural, construída coletivamente. Dessa forma, a sexualidade é intimamente associada a valores: de uma dada cultura; e particulares a um sujeito ou a um grupo.

Na sociedade contemporânea, já é possível discutir a sexualidade com base em muitos conhecimentos e pesquisas acumulados nas últimas décadas e os educadores não podem ficar de fora desse assunto. Esse é um tema relevante que deve ser estudado e debatido na escola, uma vez que nela convivem adultos, jovens e crianças que se relacionam no cotidiano e, portanto, se defrontam com questões ligadas à vida e à saúde física e mental.

Vamos trabalhar esse assunto em três subtemas: em primeiro lugar, a questão do corpo como matriz da sexualidade, sua significação para além dos aspectos biológicos. Em segundo lugar, trataremos das relações de gênero, ou seja, os papéis sociais atribuídos a homens e mulheres na nossa sociedade, questão central para entendermos as relações humanas em geral e as amorosas em particular. Abordaremos também, em um terceiro subtema, a necessária prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com destaque para a Aids, dada a sua importância para a promoção da saúde entre crianças e jovens.

Esses três subtemas constituem, na verdade, enfoques fundamentais sobre a sexualidade, que devem permear as discussões e questões que surgirem sobre qualquer assunto relacionado ao tema. Em temáticas como namoro, "a primeira vez", homossexualidade, aborto, gravidez na adolescência, sempre estarão presentes as questões relativas ao corpo, às relações de gênero e a prevenção das DST/Aids. Desse modo, é possível desenvolver qualquer debate ou argumentação a partir deles, enriquecendo, dessa forma, a sua abordagem.

Texto original: Yara Sayão e Silvio Duarte Bock
Edição: Equipe EducaRede