Jussara Fernandes Oleques









   



Nível de Ensino: Fundamental
Disciplina: Língua Portuguesa
Relato de Experiência Pedagógica
: Brincando com palavras

É tarefa da escola promover o desenvolvimento dos alunos como pessoas, com pensamentos e afetos, ao mesmo tempo em que ensina a ler e escrever dialogando e promovendo a livre expressão em todas as áreas. Caso contrário, a escola correrá o risco de restringir-se à reprodução.

Quando possibilitamos ao aluno perceber suas emoções e reconhecer seus sentimentos, facilitamos a possibilidade da descoberta de si, do outro e do mundo.

Produzir poemas desperta, além de pensamentos, sensações, emoções, sentimentos. Se produzir poesia é trabalhar com a emoção, é também brincar com a imaginação usando palavras. Os textos abaixo são produções em verso dos alunos das turmas C21 e C22 do III Ciclo, feitas em novembro daquele ano. Durante todo o ano letivo, costumo reservar um horário semanal para momentos de leitura dentro da carga-horária de Língua Portuguesa a qual, na Escola, é igual em todas as áreas.. Na ocasião, ofereci aos alunos diversos poemas de autores da Literatura Brasileira, selecionados por apresentarem figuras de linguagem bem evidentes, para que lessem, prestando atenção no jogo que os autores fizeram com as palavras. Em outra aula, identificamos neles algumas figuras de linguagem como a comparação e a metáfora e outras como a antítese e a prosopopéia, sem dar muita atenção aos nomes das figuras, e sim ao modo de usar as palavras para conseguir tais efeitos. Em seguida usamos esses recursos como ferramentas para brincar e jogar com as palavras, criando frases com essas figuras, ilustrando-as para expor nos murais da Escola. Em outra aula, conversamos sobre a vida, sobre a semana de cada um, comentamos as manchetes dos jornais, os boatos em torno do "bug do milênio" na rede, anunciado para o dia da troca do dígito. Passamos, então, a produzir textos em versos em que os alunos poderiam partir, ou não, das imagens e idéias de suas frases, mas observando no mínimo três dos quatro seguintes critérios:
1. Comunicar-se com o leitor, transmitindo suas idéias e emoções.
2. Utilizar recursos poéticos como verso, ritmo, rimas e, no mínimo, uma das figuras de linguagem estudadas.
3. Revelar sua maneira de ver o dia-a-dia, as pessoas, os sentimentos,  contecimentos, lugares, enfim, produzir um poema que represente uma maneira original de ver o mundo, de dizer as coisas.
4. Encanrtar leitores e ouvintes.

 Após a reescrita, acredito que, de certa forma, os alunos conseguiram brincar com as palavras, alguns deles de forma encantadora, produzindo outros efeitos poéticos, além do mínimo, e observando alguns dos critérios acima.
 Clique nos títulos para ler:
volta para...
Home