Nível de Ensino: Fundamental
Disciplina:
Língua Portuguesa
Relato de
Experiência Pedagógica: Brincando com palavras
É
tarefa da escola promover o
desenvolvimento dos alunos como pessoas, com pensamentos e afetos, ao
mesmo tempo em que ensina a ler
e escrever
dialogando e promovendo a livre expressão em todas as
áreas. Caso
contrário, a escola correrá o risco de restringir-se
à reprodução.
Quando
possibilitamos
ao aluno
perceber suas emoções e reconhecer seus sentimentos,
facilitamos a
possibilidade da descoberta de si, do outro e do mundo.
Produzir
poemas desperta, além de pensamentos, sensações,
emoções, sentimentos.
Se produzir poesia é trabalhar com a emoção,
é também brincar com a imaginação
usando palavras. Os textos abaixo são
produções em
verso dos alunos das turmas C21 e C22 do III Ciclo, feitas em novembro
daquele
ano. Durante todo o ano letivo, costumo reservar um horário
semanal para
momentos de leitura dentro da carga-horária de Língua
Portuguesa a qual, na
Escola, é igual em todas as áreas.. Na ocasião,
ofereci aos alunos diversos
poemas de autores da Literatura Brasileira, selecionados por
apresentarem figuras de
linguagem
bem evidentes, para que lessem, prestando
atenção no jogo que os autores fizeram com
as palavras.
Em outra aula, identificamos neles algumas figuras de linguagem como a
comparação e a
metáfora e outras como a antítese e a
prosopopéia, sem dar muita atenção aos
nomes das figuras, e sim ao
modo de usar as palavras para conseguir tais
efeitos. Em seguida usamos esses recursos como ferramentas para
brincar e
jogar com as palavras, criando frases com essas figuras, ilustrando-as
para
expor nos murais da Escola. Em outra aula, conversamos sobre a vida,
sobre a
semana de cada um, comentamos as manchetes dos jornais, os boatos em
torno do
"bug do milênio" na rede, anunciado para o dia da troca do
dígito.
Passamos, então, a produzir textos em versos em que os alunos
poderiam partir,
ou não, das imagens e idéias de suas frases, mas
observando
no mínimo três
dos quatro seguintes critérios:
1. Comunicar-se com o leitor,
transmitindo suas
idéias e emoções.
2. Utilizar recursos
poéticos como verso,
ritmo, rimas e, no mínimo, uma das figuras de linguagem
estudadas.
3. Revelar sua maneira de ver o
dia-a-dia, as
pessoas, os sentimentos, contecimentos, lugares, enfim, produzir
um poema que represente uma
maneira original de ver o mundo, de dizer as
coisas.
4. Encanrtar leitores e ouvintes.
Após a
reescrita, acredito que, de certa forma,
os alunos conseguiram
brincar com as palavras, alguns deles de forma encantadora, produzindo
outros efeitos poéticos, além do mínimo, e
observando alguns dos critérios
acima.
Clique nos
títulos para ler:
|