COMPLEMENTOS
CURRICULARES - HISTÓRICO
. A
Escola
proporciona, desde 1995, atividades complementares em turno
contrário ao de aula, na época chamadas de oficinas.
Ainda em 1995 essas atividades foram regulamentadas através do
Regimento escrito pela Escola como direito do estudante e um dever da
Escola, passando a ser chamadas de Complementos Curriculares.
A maioria dos Complementos existentes hoje tem uma ampla trajetória na vida escolar, configurando uma média de 6,5 anos de existência. O alcance dessas ações ultrapassa os muros da Escola, seja por seu efeito multiplicador na comunidade, seja pela exposição e apresentação dos trabalhos. Nos anos de 2002 e 2003, partindo de uma pesquisa da UFRGS, foi desenvolvido o PROJETO MOSAICO, em que os complementos tiveram uma interligação maior. A pesquisa ratifica os dados já coletados por levantamentos sócio-antropológicos realizados pela escola desde 1995: "a escassez de equipamentos coletivos adequados ao lazer no bairro ou a sua inexistência (dos dez espaços de lazer previstos no plano aerofotométrico do bairro, somente um estava equipado); distância entre o que está disponível e os possíveis beneficiados. Esses elementos estão entre os fatores que respondem pela incidência de baixa discricionariedade nos usos do tempo das crianças, levando-as a investir um tempo expressivo diante da televisão". Dessa forma o Projeto Mosaico tinha como pressuposto a vivência cultural enquanto cotidiano e não como evento ou espetáculo, objetivando instituir e consolidar ações integradas de formação para o lazer coletivo e ativo de jovens nas áreas esportivas, artísticas e de comunicação; formar jovens agentes multiplicadores das diversas aprendizagens da s áreas de formação para que atuem na sua vida e nos seus espaços cotidianos; iniciação juvenil à pesquisa em ciências sociais. Apesar da interrupção do Projeto no final de 2003, contrariando o desejo de professores e estudantes, com drástica diminuição dessa atuação, os Complementos da Escola seguem buscando uma uma "posição de trabalho que, ao focalizar as dimensões do social, do corpo, da fantasia, da imaginação e da cognição, de forma integrada, permita sejam essa dimensões catalizadoras de energia criativa a favor de uma cidadania criadora, na qual os vínculos de coletividade e interesses comuns sejam fortalecidos". Os Complementos Curriculares possuem como forte elemento a multiplicidade e polifonia das linguagens envolvidas, em que os princípios plurais e dialógicos superam as monologias, proporcionando um amplo espaço de autoria e protagonismo, tanto doscente como discente. Nessa trajetória a escola sempre fez uma madura reflexão sobre a importância dessa área na formação e na aprendizagem de nossos estudantes, reafirmando sempre sua continuidade. Texto:
prof Gilse
Fortes
Hipertexto: prof Jussara Oleques
COMPLEMENTOS ATIVOS EM 2014 I Ciclo: Capoeira - LIAU - Música - Flauta
II Ciclo: Capoeira - Clube de Leitura - Grafitagem - Horta - LIAU - Música - Teclado - Flauta - Técnica vocal - Robótica III Ciclo: Capoeira - Cinema e Interpretação para vídeo - Clube de Leitura - Grafitagem - Horta - LIAU - Música - Teclado - Flauta - Técnica vocal - Grupo Instrumental - Robótica: |