História

Esta Instituição localiza-se no bairro Jardim bento Gonçalves, zona leste de Porto Alegre, foi fundada no ano de 1988, no então projeto "Casa da Criança".

No ano de 1991, o governo cria o PMEI - Programa Municipal de Educação Infantil, que transfere as creches para a administração da SMED e as "casas das crianças" se transformam em escolas infantis. Foi então a primeira escola infantil de Porto Alegre.

Nossa escola funciona da 7h às 19h, contando com quatro turmas, sendo dois maternais (I e II) e dois jardins (A e B), totalizando 90 crianças matriculadas.

Atualmente, a direção da escola é composta pela Diretora: Professora Cláudia Ferreira e Vice-diretora: Professora Eliana Severo. Ambas escolhidas por eleição direta, exercendo esta função até dezembro de 2010.

Os profissionais desta Instituição, na sua maioria são funcionários públicos concursados, que contam com o auxílio de estagiários do curso de Pedagogia e Magistério e de outros profissionais da Cooperativa Meta para o desenrolar das atividades diárias.

A EMEI Jardim Bento Gonçalves entende que nosso planeta está vivendo um momento bastante crítico e que mudanças urgentes se fazem necessárias.

Nossa responsabilidade enquanto instituição de Educação Infantil é criar espaços para oportunizarem discussões, reflexões, adoção de posturas críticas e responsáveis para que no futuro tenhamos uma sociedade mais justa e humana.

Entendemos que a infância é uma etapa marcante na vida do ser humano, portanto a Escola deve ser um espaço lúdico, da imaginação, da criação, da curiosidade, da brincadeira, onde "cuidar e educar" são conceitos indissociáveis, presentes em todas as interações com as crianças, tanto no âmbito familiar quanto no dia-a-dia da instituição.

Desenvolver um trabalho de cidadania a partir da ciência e do conhecimento da comunidade escolar de forma dialética é oportunizar o acesso a informação dos saberes historicamente elaborados mediante a informação-conhecimento como uma rede de relações.

Baseado nesta perspectiva adotamos Projetos de Trabalho para organizar nossa ação educativa, levando sempre em consideração o interesse das crianças respeitando os grupos etários e ritmo de desenvolvimento de cada um, oportunizando desta forma a construção do seu próprio conhecimento.