2006

Construção de Valores


Vivemos em novo tempo, um novo milênio. Assistimos a um grande desenvolvimento na tecnologia, onde os estudos científicos se tornam cada vez mais específicos e especializados. Entramos em uma era digital com grande quantidade de informações – redes de conhecimentos a cada dia mais complexas. Neste processo mundial de globalização das sociedades cresce o individualismo em detrimento do coletivo.
Sérias discussões éticas se estabelecem buscando “hierarquizar valores” e uma violência crescente, encarada como “natural”, se estabelece na vida das pessoas. Portanto, necessitamos realizar um trabalho com a nossa Comunidade Escolar que fortaleça valores como: RESPEITO À VIDA, SOLIDARIEDADE, PAZ E RESPONSABILIDADE, favorecendo a construção da autonomia do indivíduo, priorizando o desenvolvimento de relações qualificadas para a construção da identidade da Comunidade Escolar.
Em 2006 manteremos a humanização das relações dentro da Escola e com a comunidade, considerando o princípio de respeito pela diversidade natural e cultural, através da promoção de ações pedagógicas que estimulem a participação dos alunos como agentes de transformação.
Objetivos Gerais
1. Estimular a representatividade   qualificada dos segmentos escolares, fortalecendo a identidade de grupo.  
2. Trabalhar a capacidade do indivíduo de se autodeterminar frente a sociedade, desenvolvendo o espírito crítico, ético e solidário.
3. Assegurar a discussão pedagógica planejada pelo coletivo da escola, conforme organização dos tempos e espaços estabelecidos no calendário escolar vigente.

Objetivos Específicos

Estratégias/Ações







Construir coletivamente estratégias para criar uma cultura pela paz, combatendo a violência no ambiente escolar.
- Construção e apropriação  com todos os segmentos da escola das normas de convivência.
- Transformação do recreio em um momento de interação social organizado, que procure contemplar o lúdico e construção de valores fundamentais para a vida em sociedade (respeito, solidariedade, ética, entre outros) utilizando monitores.
- Encontros, palestras, oficinas, grupos operativos e outras parcerias para refletir e construir ações efetivas de combate à violência.
- Acompanhamento da vida escolar dos alunos por parte dos educadores (pais, professores e funcionários).
- Potencialização da Rede de Atendimento via representação competente da Escola, com conhecimento e participação do Conselho Escolar.
- Oportunizar situações em que sejam trabalhadas  parcerias com Conselho Tutelar, Associações e Entidades Comunitárias e demais instituições governamentais como: Guarda Municipal, Brigada Militar, Cruz Vermelha, CECOPAM, FASC, IARGS, DENARC, EPTC, Amigos da Escola, Parceiros Voluntários, NASCA, UFRGS,etc.











Ampliar e qualificar o espaço pedagógico escolar.
- Reflexão e estudo sobre a viabilidade da organização das salas ambientes e/ou multidiciplianares a partir de experiência realizada nas turmas de 3º ano do 2º ciclo.
- Estudo para organização de oficinas e/ou cursos profissionalizantes abertos à comunidade a partir de seus interesses.
- Buscar parcerias com SENAC, LIONS, SMIC, SMC, SMSSS, DMAE, DMLU, Brigada Militar, Parceiros Voluntários e outros para efetivação dos cursos e/ou oficinas.
- Atividades sistemáticas e integradas entre os segmentos da Comunidade Escolar.
- Organização de oficinas específicas para os alunos procurando resgatar a sua motivação para os estudos, bem como incentivar uma formação profissional.
- Mobilizar a Comunidade Escolar para buscar benfeitorias para os diversos espaços da escola: acesso ao refeitório e prédio A e as laterais da quadra.
- Entendimento da Comunidade Escolar sobre a utilização dos espaços coletivos.
- Potencialização da Biblioteca Escolar ampliando o acesso Comunidade e proporcionando Hora do Conto, filmes e teatros em horários integrados ao currículo e alternativos.
- Reorganização do espaço, dos horários e do uso do Ambiente Informatizado, na perspectiva de construção de trabalhos cooperativos.
- Investimento na efetivação da idéia da Escola como pólo cultural, envolvendo a Comunidade e construindo parcerias com outras instituições.
- Organização do Grêmio Estudantil com auxílio do SOE e acompanhamento do Conselho Escolar.(UNE/UBES)
- Oportunizar aos professores oficinas que venham qualificar e aperfeiçoar o desempenho pedagógico, valendo-se dos profissionais da Escola e outras parcerias.

Ressignificar a atuação dos representantes do Conselho Escolar nos diferentes contextos em que estão inseridos. - Qualificação da comunicação entre os conselheiros e seus segmentos, na perspectiva de avançar na relação representante-representado.