2003

PLANO ANUAL:

Construção de Valores


Vivemos em novo tempo, um novo milênio.
Assistimos a um grande desenvolvimento na tecnologia, onde os estudos científicos se tornam cada vez mais específicos e especializados.
Entramos em uma era digital com grande quantidade de informações – redes de conhecimentos a cada dia mais complexas.

Neste processo mundial de globalização das sociedades cresce a individualização em detrimento do coletivo. Sérias discussões éticas se estabelecem buscando "hierarquizar valores" e uma violência crescente, encarada como "natural", se estabelece na vida das pessoas.
Portanto, necessitamos realizar um trabalho com a nossa Comunidade Escolar que resgate valores como: RESPEITO À VIDA, SOLIDARIEDADE, PAZ E RESPONSABILIDADE, favorecendo a construção da autonomia do indivíduo.

Em 2003 continuaremos priorizando a humanização das relações dentro da Escola e com a comunidade.


OBJETIVOS GERAIS

1. Desmistificar os valores transmitidos pela mídia como únicos e verdadeiros desenvolvendo o espírito crítico e buscando a construção de relações éticas e solidárias.

2. Estimular o desenvolvimento de representatividade qualificada dos segmentos escolares, fortalecendo a identidade de grupo.

Objetivos Específicos

Estratégias/Ações







Construir coletivamente estratégias para criar uma cultura pela paz, combatendo a violência no ambiente escolar
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Construção e apropriação das normas de convivência, procurando adequá-las às necessidades da Escola.

Transformação do recreio em um momento de interação social organizado, que procure contemplar o lúdico e construção de valores fundamentais para a vida em sociedade (respeito, solidariedade, ética, entre outros).

Encontros, palestras, oficinas, grupos operativos e outras parcerias para refletir e construir ações efetivas de combate à violência.

Acompanhamento efetivo da vida escolar dos alunos por parte dos educadores (pais, professores e funcionários).

Potencialização da Rede de Atendimento via representação competente da Escola, com conhecimento e participação do Conselho Escolar.

Estabelecimento de parceria com Conselho Tutelar, Associações e Entidades Comunitárias e demais instituições governamentais como: Brigada Militar, Cruz Vermelha, CECOPAM, FASC, IARGS, DENARC, EPTC, Amigos da Escola, Parceiros Voluntários,etc

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Ampliar e qualificar o espaço pedagógico escolar.
Estudo sobre a viabilidade da organização de salas ambientes e/ou salas multidisciplinares reflexão sobre sua efetiva importância na qualificação do ensino.

Estudo para organização de oficinas e/ou cursos profissionalizantes abertos à comunidade a partir de seus interesses.

Buscar parcerias com SENAC, LIONS, SMIC, SMC, SMSSS, Brigada Militar, Parceiros Voluntários e outros para efetivação dos cursos e/ou oficinas.

Formações sistemáticas e integradas entre os segmentos da Comunidade Escolar.

Organização de oficinas específicas para Turmas de Progressão procurando resgatar a sua motivação para os estudos, bem como possibilitando uma formação profissional.

Acompanhamento pelo Conselho Escolar da construção da quadra coberta a fim de garantir a conclusão.

Conscientização da Comunidade Escolar sobre a utilização dos espaços coletivos.

Potencialização da Biblioteca Escolar ampliando o acesso Comunidade e proporcionando Hora do Conto, filmes e teatros em horários integrados ao currículo e alternativos.

Reorganização do espaço, dos horários e do uso do Ambiente Informatizado, na perspectiva de construção de trabalhos cooperativos. Investimento na efetivação da idéia da Escola como pólo cultural, envolvendo a Comunidade e construindo parcerias com outras instituições. Organização do Grêmio Estudantil com auxílio do SOE e acompanhamento do Conselho Escolar.

Oportunizar aos professores oficinas que venham qualificar e aperfeiçoar o desempenho pedagógico, valendo-se dos profissionais da Escola e outras parcerias
Ressignificar a atuação dos representantes do Conselho Escolar nos diferentes contextos em que estão inseridos. Qualificação da comunicação entre os conselheiros e seus segmentos, na perspectiva de avançar na relação representante-representado.

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: