Objetivos

Formar uma consciência ecológica, desenvolver hábitos de respeito e preservação do meio ambiente.
Desenvolver o espírito cooperativo em atividades.
Valorizar a auto-estima do aluno através da participação em atividades pelas quais seja responsável.
Formar hábitos e atitudes necessárias no convívio com colegas, professores, etc.
Apropriar-se de conhecimentos básicos que permitam ao aluno agir como agente transformador e preservador do meio ambiente.

Clientela

Alunos de turmas de 1º e 2º ciclos (turno da tarde).
Professores de turmas de 1º e 2º ciclos (turno da tarde).
Alunos - monitores do 3º ciclo que auxiliarão no desenvolvimento das atividades práticas.
Prof.ª Vera M. P. Schossler, responsável pelo projeto usando 10 horas semanais de sua carga horária de 30 horas na escola..

Horário

Segundas e terças-feiras no turno da tarde.

Atendimento

As turmas serão atendidas quinzenalmente.
Os alunos participaram das atividades da seguinte maneira: primeiras e terceiras semanas, grupo A; segundas e quintas semanas de cada mês, grupo B.

Desenvolvimento do Projeto

O projeto será desenvolvido no período de março a dezembro.
No mês de março serão feitos encontros com professores das turmas para elaborar o planejamento anual. Também será feita a divulgação do projeto nas salas de aula do 3º Ciclo para que os alunos interessados possam participar como alunos-monitores.
O atendimento às turmas será efetuado de abril a novembro.
Em dezembro será elaborada a avaliação por parte dos professores e alunos das 18 turmas e, a organização do Laboratório de Ciências com o encerramento das atividades da escola.

Controle da Permanência de Alunos

O controle será feito pelo registro em ficha específica onde constarão: data, turma atendida, professor da turma, conhecimentos, trabalhos, atividades desenvolvidas e alunos-monitores presentes.


Estratégias de Trabalho

Planejamento (reuniões de professores e SSE).
Realização de atividades práticas que despertem a curiosidade e interesse dos alunos.
Experimentações.
Promoção de campanhas com utilização de material criado pelos alunos.
Utilização de vídeos, quadros-murais, revistas, jornais, figuras, desenhos, modelos, livros.
Manuseio do material de Laboratório (microscópio e outros materiais).
Atividades nas floreiras da escola como recursos para apropriação de conhecimentos sobre: seres vivos (animais e vegetais) - ecologia (relação ecológicas) - meio ambiente (ar, água, solo).
Uso de material reciclável.
Relatos de experiência pelos alunos.
Exposição de trabalhos dos alunos.

Propostas de Atividades de Integração ao Currículo da Escola

Serão feitas campanhas que incentivem:
À conservação e limpeza da escola (poluição - lixo - reciclagem).
Ao uso racionalizado da água (bebedouros - torneiras).
Ao desenvolvimento de hábitos de higiene.
A divulgação de medidas preventivas de algumas doenças endêmicas e epidêmicas.

Avaliação

Ao final do ano, será solicitado a cada professor que participou do projeto uma avaliação do mesmo sobre os seguintes aspectos:
Interesse dos alunos;
Responsabilidade na execução das atividades;
Desenvolvimento da capacidade de observar, investigar, discutir idéias, buscar novos conhecimentos;
Integração nas atividades do grupo;
Adequação das atividades práticas ao conhecimento trabalhado;
Permanência do projeto na escola;
Atuação dos alunos-monitores;
Eficiência e desempenho do responsável pela execução.


2007