2008
1ºCiclo

Cláudia Bernadete Frühauf Penz

Justificativa:

A alfabetização abre caminhos, horizontes para o mundo. A criança passa a ver as coisas de forma diferente, descobrindo as letras, as palavras, os textos, as propagandas, enfim todo o universo do mundo letrado.

Pensando na experiência que tenho de magistério, praticamente sempre voltada para a alfabetização ou preparando os alunos para esse processo tão marcante na vida de uma pessoa, acredito na possibilidade de um trabalho bem significativo no Laboratório de Aprendizagem voltado para o 1º Ciclo.

A alfabetização é um processo que se inicia nesta fase, porém para os nossos alunos oriundos de uma classe social menos privilegiada, onde o mundo letrado não lhe é oferecido e estimulado, torna-se mais complicado. A Escola para esses alunos fica muito distante de suas realidades, do seu contexto de vida.

Cabem, então, a nós professores tornar esse processo mais lúdico e prazeroso.

Objetivos:

Trabalhar junto aos alunos do 1º Ciclo, buscando contribuir na sua aprendizagem com relação à alfabetização com estratégias diversificadas para vencer suas dificuldades.

Proporcionar atividades diversificadas relacionadas ao processo de construção da leitura e da escrita, através de jogos, alfabeto móvel, reconhecimento das letras e seu som, as famílias silábicas, uso de diversos portadores de texto.

Operacionalização:

Os alunos serão atendidos em grupos inicialmente de acordo com o nível em que se encontram: pré – silábicos ou silábicos, pis as intervenções serão diferentes em cada nível.

O trabalho será desenvolvido com atividades individuais de escrita, construção do alfabeto coletivo, jogos envolvendo letras e sílabas, estudo do alfabeto( nome da letra e o som que cada uma tem), uso de materiais variados de portadores de texto desde jornais, revistas, livros infantis, gibis, receitas, ...

Organizar junto a Supervisão encontros periódicos com as professoras das turmas de A20 e A30 a fim de trocar idéias e saber sobre o planejamento que estão trabalhando. Também para conversar sobre as intervenções realizadas e as que melhor se adaptam a cada aluno.

Avaliação:

A avaliação se dará a cada encontro fazendo-se um registro do que foi trabalhado em cada grupo e como cada aluno respondeu à proposta realizada.

Também nos encontros com os professores e nos conselhos de classe avaliaremos os avanços percebidos para cada aluno.

Com relação ao projeto em si, acredito que deva ser avaliado a cada final de ano junto com a avaliação institucional.

“Estamos sempre nos alfabetizando, a cada novo tipo de texto com o qual entramos em contato durante a vida”

Telma   Werisz

2º Ciclo

Silvana Wuttke Doutrelepont


JUSTIFICATIVA:

            Este projeto tem por finalidade trazer uma proposta de trabalho, baseada na reflexão e na prática de um fazer pedagógico, com o intuito de auxiliar os alunos, encaminhando ao Laboratório de Aprendizagem, no seu processo de ensino-aprendizagem.

“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo. ”Paulo Freire”


OBJETIVOS:

• Investigar o processo de construção do conhecimento do aluno;

• Desenvolver, no educando, habilidades e conhecimentos necessários a sua efetiva aprendizagem;

• Propiciar a integração entre as aprendizagens desenvolvidas em sala de aula e as trabalhadas no L.A.;

• Trabalhar com o lúdico como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social;

• Proporcionar um espaço onde o aluno se permita errar, questionar e re-elaborar seus conceitos;

• Resgatar, junto aos alunos, a importância da participação no L.A.;

• Reorganizar o atendimento dos alunos da turma de Progressão, visando desenvolver suas competências e habilidades e favorecendo o resgate e a valorização da identidade individual e coletiva;

• Criar estratégias para ampliar e sistematizar a comunicação do setor com o coletivo da escola.


ESTRATÉGIAS:

• Emprego de atividades diversificadas capazes de proporcionar, aos alunos, o desenvolvimento de habilidades e a compreensão dos conhecimentos pertinentes a cada ano ciclo;

• Utilização de diferentes vivências;

• Utilização do computador como ferramenta de trabalho;

• Troca de experiências entre professores, setores e L.A.;

• Reuniões quinzenais entre SSE e SOE, visando qualificar o processo de aprendizagem dos alunos e garantir a participação do maior número possível de alunos;

• Atendimento dos alunos no próprio turno de aula e no turno inverso, conforme necessidade;

• Manter professores e serviços informados sobre as necessidades e a freqüência dos alunos;

• Participação dos professores do L.A. nas reuniões pedagógicas e nos Conselhos de Classe;

• Atendimento semanais e em grupos (conforme assessoria do Laboratório);

• Utilização de jogos estruturados, histórias, músicas, etc.


ENCAMINHAMENTOS:

• Via PPDA;

• Conselhos de classe;

• Ficha de encaminhamento-supervisão.


AVALIAÇÃO:

 Diária, contínua e sistemática, expressa nos Conselhos de Classe.

A freqüência dos alunos, ao L.A., será registrada no parecer trimestral da Escola.


3º Ciclo

Silvia da Rocha Medeiros

Algumas Considerações

    A criança é considerada como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneo; a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.

PIAGET

 

Justificativa

    O Laboratório de Aprendizagem é mais um espaço pedagógico oferecido ao aluno, auxiliando no processo de construção do conhecimento no resgate de sua auto-estima, muitas vezes afetada pelo insucesso na vida escolar.

Objetivos

• Investigar, através do material encaminhando pelo professor, o processo de construção do conhecimento do aluno;

• Criar estratégias educacionais complementares;

• Atender semanalmente, no turno inverso, os alunos em pequenos grupos (conforme orientação da SMED);

• Proporcionar ao aluno diferentes vivências;

• Desenvolver habilidades cognitivas, integrando diversas áreas;

• Incentivar a criatividade;

• Integrar o trabalho do Laboratório de Aprendizagem com o da sala de aula;

• Realizar reuniões semanais entre os professores do Laboratório de Aprendizagem e o SSE, visando qualificar o processo de aprendizagem;

• Participar de reuniões quinzenais com SSE e SOE, buscando superar dificuldades e qualificar o trabalho do Laboratório de Aprendizagem.

• Criar estratégias para incentivar e garantir a freqüência dos alunos no Laboratório de aprendizagem;

• Manter os professores e serviços informados sobre a freqüência do aluno, seus avanços e necessidades;

• Participar dos conselhos de classe, divulgando o trabalho realizado no projeto.


Recursos

Jogos pedagógicos, livros, jornais, revistas, computador, construção de textos e resumos.

Avaliação

A participação dos alunos no Laboratório de Aprendizagem será registrada no parecer trimestral da Escola.