05/2010
- Relatório de sondagem nas aulas de Ciências
Nas turmas de C10
Os
alunos vêm de B30 sem nós, da C10, sabermos o que eles estudaram em
Ciências...
Quanto
a habilidades e/ou competências (ler, reescrever, responder questões,
participar oralmente, etc.), percebi as turmas muito boas em relação a
anos anteriores (salvo casos isolados, claro). O que fica "saltando"
aos olhos é mais em relação a conteúdo que acho importante serem
trabalhados em B30, como Geologia, água, ar - isto sob uma forma
"seriada" de pensar, mas entendendo que alguns pontos chaves de
Ciências tem que ser trabalhados em 4 anos (B30, C10, C20 e C30),
conforme os Parâmetros Curriculares...
Assim,
achei importante dar noções básicas de Geologia (camadas da Terra,
placas tectônicas e sua implicação na ocorrência de terremotos e
maremotos, formação de cadeias montanhosas e vulcões). Isto foi bem
chamativo para os alunos, já que na época recém haviam acontecido os
terremotos no Chile.
Aproveitando o assunto e o material disponível (amostras), com os
exemplares na mão, estudamos os tipos de rochas e como se formam. As
rochas servem de "link" para o estudo da Evolução, pois representam e
exemplificam bem o "Tempo Geológico", que é imprescindível para a
compreensão das evolução dos seres vivos. Assistimos a um documentário
da BBC sobre vulcões, escrevendo dados do vídeo no caderno.
Isso
ajudou na introdução do próximo assunto: "Origem da vida", pois o
vídeo também falava sobre esse assunto. Ao final do mês de maio, a
turma irá realizar avaliações escritas.
Nas turmas de C20
Por
conhecer todos os alunos (exceto uns poucos novos na escola), não
realizei nenhum tipo de sondagem, apenas retomei o estudo dos
"Vertebrados" para situar o ser humano como vertebrado, mamífero e
primata, já que na C20 enfocamos o estudo do "Corpo Humano".
Assistimos o vídeo "A Guerra do Fogo", que mostra diferentes espécies
de hominídeos há 80 mil anos, brigando por território, comida e fogo,
o qual não sabiam produzir. O filme mostra também grupos diferentes da
mesma espécie dominando diferentes tecnologias e "avanços culturais".
Os
alunos tiveram que relatar o filme e diferenciar aspectos biológicos
de aspectos culturais. Depois, aproveitando o livro-texto, tiramos
informações mais técnicas (nomes das espécies, tempo em que viveram,
tecnologias) e o mais importante, como as tecnologias (evolução
cultural) puderam e podem influenciar o organismo (evolução
biológica).
Passamos para o estudo da "Célula" mais detalhadamente do que nas C10...
A seguir, "Tecidos", pesquisando no livro os aspectos mais importantes
e básicos de cada um (com estudo dirigido, usando o livro). O próximo
passo será observar ao microscópio alguns desses tecidos e realizar a
avaliação escrita de todos os assuntos que vimos até agora.
Texto:
Prof. Pablo
Szuhanszky
Saiba
mais:
Saída de campo: estudando os fungos -
Trabalho realizado com as turmas de C10