05/2010 - Relatório de sondagem nas aulas de Ciências

 

Nas turmas de C10

Os alunos vêm de B30 sem nós, da C10, sabermos o que eles estudaram em Ciências...

Quanto a habilidades e/ou competências (ler, reescrever, responder questões, participar oralmente, etc.), percebi as turmas muito boas em relação a anos anteriores (salvo casos isolados, claro). O que fica "saltando" aos olhos é mais em relação a conteúdo que acho importante serem trabalhados em B30, como Geologia, água, ar - isto sob uma forma "seriada" de pensar, mas entendendo que alguns pontos chaves de Ciências tem que ser trabalhados em 4 anos (B30, C10, C20 e C30), conforme os Parâmetros Curriculares...

Assim, achei importante dar noções básicas de Geologia (camadas da Terra, placas tectônicas e sua implicação na ocorrência de terremotos e maremotos, formação de cadeias montanhosas e vulcões). Isto foi bem chamativo para os alunos, já que na época recém haviam acontecido os terremotos no Chile.

Aproveitando o assunto e o material disponível (amostras), com os exemplares na mão, estudamos os tipos de rochas e como se formam. As rochas servem de "link" para o estudo da Evolução, pois representam e exemplificam bem o "Tempo Geológico", que é imprescindível para a compreensão das evolução dos seres vivos. Assistimos a um documentário da BBC sobre vulcões, escrevendo dados do vídeo no caderno.

Isso ajudou na introdução do próximo assunto: "Origem da vida", pois o vídeo também falava sobre esse assunto. Ao final do mês de maio, a turma irá realizar avaliações escritas.

Nas turmas de C20

Por conhecer todos os alunos (exceto uns poucos novos na escola), não realizei nenhum tipo de sondagem, apenas retomei o estudo dos "Vertebrados" para situar o ser humano como vertebrado, mamífero e primata, já que na C20 enfocamos o estudo do "Corpo Humano". Assistimos o vídeo "A Guerra do Fogo", que mostra diferentes espécies de hominídeos há 80 mil anos, brigando por território, comida e fogo, o qual não sabiam produzir. O filme mostra também grupos diferentes da mesma espécie dominando diferentes tecnologias e "avanços culturais".

Os alunos tiveram que relatar o filme e diferenciar aspectos biológicos de aspectos culturais. Depois, aproveitando o livro-texto, tiramos informações mais técnicas (nomes das espécies, tempo em que viveram, tecnologias) e o mais importante, como as tecnologias (evolução cultural) puderam e podem influenciar o organismo (evolução biológica).

Passamos para o estudo da "Célula" mais detalhadamente do que nas C10... A seguir, "Tecidos", pesquisando no livro os aspectos mais importantes e básicos de cada um (com estudo dirigido, usando o livro). O próximo passo será observar ao microscópio alguns desses tecidos e realizar a avaliação escrita de todos os assuntos que vimos até agora.

Texto: Prof. Pablo Szuhanszky

 

Saiba mais: Saída de campo: estudando os fungos - Trabalho realizado com as turmas de C10