Oficina de Robótica

Oficina de Robótica: ambiente lúdico ou de aprendizagem?

Este ambiente escolar, a oficina de robótica, proporciona oportunidades de valorização do aluno, como agente no aprimoramento do seu próprio conhecimento. O educando aprende com o desafio de dominar os recursos da robótica para construir seu próprio projeto, para isso, agregam conhecimentos de diversas áreas, como matemática, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse.

Durante nossos encontros é oferecido ao aluno um ambiente que estimula a exploração, a investigação e o trabalho em equipe. Este ambiente propicia o desenvolvimento da concentração, da disciplina, da responsabilidade, da persistência, da perseverança, do relacionamento com os colegas e professor, da comunicação e da expressão oral.

A participação ativa do educando na construção dos robôs faz com que o mesmo se sinta parte do processo e do meio em que vive, ampliando seus conhecimentos. O “produto” passa a ter importância a partir do “processo” como um todo, instigando a criação de opiniões e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, lógico, crítico e criativo.

Percebe-se que os alunos – durante a realização das atividades – estabelecem conexões, muitas vezes complexas, entre as diversas áreas de conhecimento, criam suas próprias soluções para os desafios, desenvolvem suas habilidades e se apropriam de novos saberes, além de desenvolverem o raciocínio lógico e a criatividade, tanto no momento de concepção das idéias, como durante o processo de resolução dos problemas.

Desta forma, a oficina de robótica não é apenas um ambiente lúdico, mas, um ambiente dinâmico de aprendizagem.

Texto: Profa. Adriana Bonadiman

 

Atividades na escola

 

Participação nas Conversações Internacionais 2008