Oficina de Robótica: ambiente
lúdico ou de aprendizagem?
Este
ambiente escolar, a oficina de robótica, proporciona oportunidades de
valorização do aluno, como agente no aprimoramento do seu próprio
conhecimento. O educando aprende com o desafio de dominar os recursos
da robótica para construir seu próprio projeto, para isso, agregam
conhecimentos de diversas áreas, como matemática, física, biologia,
entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse.
Durante nossos encontros é oferecido ao aluno um ambiente que estimula
a exploração, a investigação e o trabalho em equipe. Este ambiente
propicia o desenvolvimento da concentração, da disciplina, da
responsabilidade, da persistência, da perseverança, do relacionamento
com os colegas e professor, da comunicação e da expressão oral.
A
participação ativa do educando na construção dos robôs faz com que o
mesmo se sinta parte do processo e do meio em que vive, ampliando seus
conhecimentos. O “produto” passa a ter importância a partir do
“processo” como um todo, instigando a criação de opiniões e o
desenvolvimento do pensamento reflexivo, lógico, crítico e criativo.
Percebe-se que os alunos – durante a realização das atividades –
estabelecem conexões, muitas vezes complexas, entre as diversas áreas
de conhecimento, criam suas próprias soluções para os desafios,
desenvolvem suas habilidades e se apropriam de novos saberes, além de
desenvolverem o raciocínio lógico e a criatividade, tanto no momento
de concepção das idéias, como durante o processo de resolução dos
problemas.
Desta forma, a oficina de robótica não é apenas um ambiente lúdico,
mas, um ambiente dinâmico de aprendizagem.
Texto: Profa.
Adriana Bonadiman