Adote um escritor - EJA                                          

A edição do projeto "Adote um escritor" de 2012 na EJA  aconteceu no dia 07 de novembro. Este ano o autor convidado foi Rogério Andrade Barbosa, carioca, escritor, professor e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, África. Tem sua  produção voltada para  a área da Literatura Afro-Brasileira e Africana. Além de autor e palestrante, Rogério é um exímio contador de histórias.

O livro "O Segredo das Tranças e Outras Histórias Africanas" (Ed. Scipione, 2008)  foi o livro que mais destacamos em nosso trabalho. A escolha deu-se em função  dos contos serem das tradições dos  países africanos Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, que foram até os anos 70 colônias de Portugal e têm o português como uma de suas línguas. Esta obra nos possibilitou  fazer um trabalho de investigação a respeito da rica  diversidade cultural e geográfica do continente africano, assim como identificar as influências afro  na constituição da cultura brasileira.

Desse modo, foi possível identificar as regiões nos mapas e pesquisar em outras obras cruzando informações e  estabelecendo relações com as narrativas literárias.  As manifestações artísticas culturais foram temas trabalhados por todas as turmas nas aulas de artes,  com o professor Paixão,  durante várias semanas os alunos pesquisaram em livros de  artes, de grafismos  e tecelagem as produções que  resultaram em releituras na forma de  belíssimos painéis.  As investigações a respeito do simbolismo das máscaras e esculturas de diferentes etnias, ampliaram a compreensão  a respeito do significado do vasto  acervo cultural dos povos africanos.  Uma turma confeccionou as bonecas aboomy na aula de educação física da professora Zuleika.

As produções embelezaram a sala auditório no dia da visita do autor. Este, além de conversar sobre sua história de vida e obras, brindou-nos com a contação de várias histórias e lendas, de maneira interativa solicitava a participação de vários alunos em determinado momento de sua interlocução.

Para encerrar a noite, a direção da escola brindou a todos com um prato típico da culinária: serviu um delicioso acarajé.  Axé!!!

Texto: professora  Márcia Figueira