24/04/2012 - Produção textual nas turmas de B20

A partir da leitura do livro "Um dia especial", de Léia Cassol, feita oralmente pela professora durante o período de três semanas, duas vezes por semana, os alunos fizeram um resumo sobre a história. Conforme combinado com as turmas B21 e B22, as duas melhores de cada turma seriam publicadas no site da escola. Confira os textos escolhidos. Parabéns ao todos os que participaram!

Náthali – B21

Num dia a Fernanda recebeu uma notícia: a Bibi ia embora, ia se mudar para outra casa. A Fernanda deu tchau para sua amiga.

A Fernanda viu o outro vizinho e não gostou dele. Ela foi na casa dele para o conhecer. A irmã da Fernanda gosto da família e a Fernanda também gostou deles.

A Gabriela, irmã de Fernanda, falou para o Beto, o novo vizinho:

- Vamos fazer um passeio, já que você não conhece Porto Alegre e fazer um belo piquenique.

A mãe do Beto deixou ele ir.

Passaram em lugares lindos: Praça da Alfândega, Museu de Artes, ao lado de onde o governador trabalha, andaram de trem e passaram pelo aeroporto.

No domingo a amiga da Fê foi visitá-la, ela a apresentou para o Beto e tomando chimarrão conversaram sobre o passeio.

 

Mairos – B21

Era uma vez uma menina chamada Fernanda.

Ela tinha uma amiga chamada Bibi. A amiga teve que ir embora, mas iam se ver na escola.

Chegou um menino chamado Beto para morar ali onde a amiga morava. Ela não ficou tão feliz. Como iria brincar com um menino?

A mãe dela foi conhecer a nova vizinhança e a Fê foi junto. Ela conversou com ele. E a irmã da Fê decidiu levá-los para conhecer Porto Alegre, o nome da irmã da Fê era Gabi.

Eles foram em vários lugares: no Laçador, no Grenal, no Museu, no Parque da Redenção. Eles passearam bastante, chegaram em casa e foram dormir.

No outro dia a amiga da Fê foi visitá-la. Fê saltou da cama para abraçar sua amiga Bibi e apresentou o Beto. E ele contou sobre o passeio.

Douglas Henrique dos Santos Joras – B22

A amiga da Fê se mudou para outro bairro. Daí chegou o Beto. A mãe da Fê foi lá dar as boas vindas e convidou eles para um churrasco na casa da Fê.

Beto chegou para o churrasco e ensinou a Fê a jogar dama. Fê começou a ficar mais amiga do Beto. Eles foram almoçar e Fê convidou Beto para sair e fazer um piquenique, ele disse:

- Sim.

Ela disse:

- Que bom, no sábado.

Gabi levou eles de ônibus. Viram um monte de coisas. Eles passaram pela prefeitura, pelo Mercado Público, pela Usina do Gasômetro, eles andaram de trem, eles passaram pela Casa de Cultura Mario Quintana.

Quando chegaram em casa o pai da Fê e o vô levaram eles no Grenal. Eles viram um monte de gente lá. E o time da Fê ganhou.

No domingo a Fê acordou com um barulho. Fê acordou e viu Bibi. Se trocou depressa e apresentou Beto para a Bibi e passaram o dia brincando.

 

David Luis Rodrigues – B22

Era uma vez duas ótimas amigas chamadas Bibi e Fernanda. Mas um dia Bibi se mudou e chegou um garoto chamado Beto.

Fernanda ficou muito triste porque sua melhor amiga se mudou.

A mãe e o pai da Fê fizeram um churrasco de boas vindas para a família do Beto. Então Fernanda  Beto começaram a se conhecer e ficaram amigos.

A Gabi, irmã mais velha da Fê, marcou um bom sábado para levar Fê e Beto para passear por Porto Alegre.

Durante o passeio eles conversaram muito sobre a melhor amiga da Fê. Eles passaram pelo Gasômetro, Lago Guaíba, Redenção, Casa de Cultura Mario Quintana, Praça da Matriz e andaram de Trensurb.

Ao voltar para casa o pai da Fernanda levou Beto e Fê para assistir o jogo do Grêmio e do Internacional que é o famoso Grenal e o time da Fê venceu.

Ao final do jogo eles voltaram para suas casas, eles se despediram e foram dormir.

De manhã bem cedinho Fernanda acordou com os: Toc, toc, toc. Fê abriu a porta  e teve uma surpresa: adivinha quem era? Era a melhor amiga da Fê, a Bibi. Então Fê logo foi falando que conheceu Beto, um garoto muito legal. Fernanda apresentou Beto para Bibi e eles foram brincar.