Sarau poético na EJA

No  dia 04 de maio aconteceu na biblioteca o Sarau para celebrar o dia do trabalho e o dia das mães. Para tanto, planejamos dois momentos, no primeiro módulo com as Totalidades Iniciais e no segundo com as Totalidades Finais.

Foram selecionadas  poesias, textos, depoimentos e frases de escritores sobre o tema para serem lidos. Após a leitura foram disponibilizadas as cópias dos textos e da imagem do planeta Terra. A proposta  foi  discutirmos a vida como o valor maior, e somente viável por estarmos sobre este planeta azul, e a relação dos textos com o simbolismo que se estabelece com a maternidade. Foram citados os sentimentos de acolhimento, nutrição e a generosidade e foram lembradas as mudanças de estações e as reações advindas da relação de trabalho e ocupação que o ser humano estabelece com o planeta. Problematizaram-se também as diferentes representações de maternidade que aparecem nas culturas.

A seguir foi proposta uma produção plástica para expressar a beleza, o reconhecimento e valorização da Mãe Terra. Disponibilizamos vários materiais e o resultado foi um belíssimo painel em homenagem à vida, com a participação do professor de Artes.

Texto: professora Márcia Luiza Figueira