Um pouco da nossa prática:
relato do trabalho com turmas de CP no laboratório de
informática
Neste
ano, houve uma proposta um pouco diferente para o trabalho com
as turmas CP1 e CP2, normalmente consideradas turmas mais
“difíceis”, que deveriam ter um trabalho diferenciado, atendendo
aos diversos níveis de conhecimento dos alunos. Buscando ocupar
de maneira mais adequada o espaço informatizado existente em
nossa escola, realizamos um trabalho sistemático envolvendo o
uso de computadores com os alunos, a partir dos conteúdos
desenvolvidos em sala de aula. A parceria foi estabelecida entre
as professoras Cláudia Steffens, de Língua Portuguesa, e a
professora Aline Santos, volante das turmas e com formação na
área de informática educativa.
Os
alunos iniciaram o trabalho um tanto resistentes, pois queriam
“jogar” e “usar o Orkut ou MSN”. Aos poucos, foram se
apropriando da proposta, perdendo o receio de usar um editor de
texto, aprendendo a empregar melhor os seus recursos, a
selecionar as informações mais interessantes na hora de fazer
uma pesquisa, sintetizar ideias...
Um
dos temas em destaque foi o namoro na Internet, a partir de um
texto que havia sido trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Na
época do “Dia dos Namorados”, foi trabalhado o tema NAMORAR e
FICAR; os alunos leram textos e discutiram sobre o assunto, com
a orientação da professora Cláudia, em sala de aula. Os alunos
escreveram se posicionando e argumentando sobre o tema.
Na
sala de informática, com o auxílio da professora Aline,
iniciamos uma pesquisa com o tema: “Namoro antigamente”. Os
alunos até entrevistaram seus pais e pessoas de mais idade na
família, para saber como foi o namoro na época deles... Fizeram
registros e depois utilizaram as informações para a produção de
slides no PowerPoint, além de terem elaborado uma conclusão com
o título: “Para mim, o que é namoro?”. Finalmente, apresentaram
seus trabalhos usando o projetor multimídia (timidamente).
A
etapa seguinte (depois de ficar, namorar... casar!) foi
pesquisar como acontece/acontecia o “Casamento em diferentes
épocas e culturas”. A professora Aline colocou à disposição
endereços eletrônicos e cada um pode escolher seu tema de
trabalho entre tantos: casamento islâmico, indiano, africano, em
Roma e Grécia antigas, cigano, etc. Pesquisamos os rituais, os
costumes e tradições, as curiosidades.
Nesse
momento, recorremos novamente à Internet, mas até novelas nos
auxiliaram nessa tarefa, pois muitos alunos lembravam de
características do casamento indiano, presentes em “O caminho
das Índias”, ou sobre o casamento muçulmano, em “O clone”,
novela que estava sendo reprisada na época. Como cada aluno
realizou sua pesquisa sobre um tema diferente do colega, houve
um novo momento de preparação de slides (com certeza melhores do
que os primeiros, com melhor organização do texto e imagens e
outros recursos), apresentação para o grupo e até de assistir a
trechos das novelas citadas retirados do YouTube, como forma de
ilustrar os temas em destaque. Já nessa apresentação foi
possível observação que os alunos a fizeram com maior
desenvoltura, com menos vergonha!
O
momento seguinte foi de iniciar uma atividade de comparação
entre os diferentes tipos de casamento. Em sala de aula, com a
professora Cláudia, elaboraram pequenos cartazes com as
informações dos slides, criando um quadro comparativo. Para
encerrar o trabalho, cada um produziu um texto com as conclusões
do que aprenderam.
A
evolução dos alunos, no sentido de dominar melhor o uso das
ferramentas do computador, bem como a desenvoltura no momento de
ocupar o espaço do laboratório e apresentar o tema pesquisado,
foi muito significativa. Alunos reconhecidamente introspectivos
e que se negavam a realizar uma simples leitura em voz alta para
o professor (no 3º ciclo!) passaram a realizar esse tipo de
tarefa em frente aos colegas, superando o medo de errar e de
falar para o
outro.
Além
disso, tarefas que dificilmente chamavam a atenção dos alunos,
como o trabalho com texto com lacunas (ótimo recurso para
desenvolver a compreensão leitora), ou mesmo a produção de
textos, foram muito mais “sedutoras” ao serem apresentadas no
computador, utilizando o editor de texto. Outro recurso
empregado foi a escrita de relatos, pelos alunos, de eventos de
que participaram (um passeio, por exemplo) e que posteriormente
foram publicados em nosso website. Escrever passou a ter outro
objetivo, que não apenas o de atender a uma solicitação do
professor.
Texto elaborado pelas professoras Aline Santos e
Cláudia Steffens, a partir de apontamentos realizados com os
alunos