Um pouco da nossa prática: relato do trabalho com turmas de CP no laboratório de informática

Neste ano, houve uma proposta um pouco diferente para o trabalho com as turmas CP1 e CP2, normalmente consideradas turmas mais “difíceis”, que deveriam ter um trabalho diferenciado, atendendo aos diversos níveis de conhecimento dos alunos. Buscando ocupar de maneira mais adequada o espaço informatizado existente em nossa escola, realizamos um trabalho sistemático envolvendo o uso de computadores com os alunos, a partir dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A parceria foi estabelecida entre as professoras Cláudia Steffens, de Língua Portuguesa, e a professora Aline Santos, volante das turmas e com formação na área de informática educativa.

Os alunos iniciaram o trabalho um tanto resistentes, pois queriam “jogar” e “usar o Orkut ou MSN”. Aos poucos, foram se apropriando da proposta, perdendo o receio de usar um editor de texto, aprendendo a empregar melhor os seus recursos, a selecionar as informações mais interessantes na hora de fazer uma pesquisa, sintetizar ideias...

Um dos temas em destaque foi o namoro na Internet, a partir de um texto que havia sido trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Na época do “Dia dos Namorados”, foi trabalhado o tema NAMORAR e FICAR; os alunos leram textos e discutiram sobre o assunto, com a orientação da professora Cláudia, em sala de aula. Os alunos escreveram se posicionando e argumentando sobre o tema.

Na sala de informática, com o auxílio da professora Aline, iniciamos uma pesquisa com o tema: “Namoro antigamente”. Os alunos até entrevistaram seus pais e pessoas de mais idade na família, para saber como foi o namoro na época deles... Fizeram registros e depois utilizaram as informações para a produção de slides no PowerPoint, além de terem elaborado uma conclusão com o título: “Para mim, o que é namoro?”. Finalmente, apresentaram seus trabalhos usando o projetor multimídia (timidamente).

A etapa seguinte (depois de ficar, namorar... casar!) foi pesquisar como acontece/acontecia o “Casamento em diferentes épocas e culturas”. A professora Aline colocou à disposição endereços eletrônicos e cada um pode escolher seu tema de trabalho entre tantos: casamento islâmico, indiano, africano, em Roma e Grécia antigas, cigano, etc. Pesquisamos os rituais, os costumes e tradições, as curiosidades.

Nesse momento, recorremos novamente à Internet, mas até novelas nos auxiliaram nessa tarefa, pois muitos alunos lembravam de características do casamento indiano, presentes em “O caminho das Índias”, ou sobre o casamento muçulmano, em “O clone”, novela que estava sendo reprisada na época. Como cada aluno realizou sua pesquisa sobre um tema diferente do colega, houve um novo momento de preparação de slides (com certeza melhores do que os primeiros, com melhor organização do texto e imagens e outros recursos), apresentação para o grupo e até de assistir a trechos das novelas citadas retirados do YouTube, como forma de ilustrar os temas em destaque. Já nessa apresentação foi possível observação que os alunos a fizeram com maior desenvoltura, com menos vergonha!

O momento seguinte foi de iniciar uma atividade de comparação entre os diferentes tipos de casamento. Em sala de aula, com a professora Cláudia, elaboraram pequenos cartazes com as informações dos slides, criando um quadro comparativo. Para encerrar o trabalho, cada um produziu um texto com as conclusões do que aprenderam.

A evolução dos alunos, no sentido de dominar melhor o uso das ferramentas do computador, bem como a desenvoltura no momento de ocupar o espaço do laboratório e apresentar o tema pesquisado, foi muito significativa. Alunos reconhecidamente introspectivos e que se negavam a realizar uma simples leitura em voz alta para o professor (no 3º ciclo!) passaram a realizar esse tipo de tarefa em frente aos colegas, superando o medo de errar e de falar para o outro.

Além disso, tarefas que dificilmente chamavam a atenção dos alunos, como o trabalho com texto com lacunas (ótimo recurso para desenvolver a compreensão leitora), ou mesmo a produção de textos, foram muito mais “sedutoras” ao serem apresentadas no computador, utilizando o editor de texto. Outro recurso empregado foi a escrita de relatos, pelos alunos, de eventos de que participaram (um passeio, por exemplo) e que posteriormente foram publicados em nosso website. Escrever passou a ter outro objetivo, que não apenas o de atender a uma solicitação do professor.

Texto elaborado pelas professoras Aline Santos e Cláudia Steffens, a partir de apontamentos realizados com os alunos