Relatório do passeio

Os alunos das turmas B21 e B22, após a visita à Serra Gaúcha, escreveram relatórios sobre o passeio. Os dois melhores textos de cada turma foram escolhidos pela professora Melissa Terra para serem publicados aqui no site. Parabéns aos alunos escolhidos e também a todos os que participaram!

 

Produções dos alunos

Cidades Gaúchas

No dia 10/11/2011, nós fomos em Bento Gonçalves, Garibaldi e São Leopoldo.

Nós saímos da nossa escola 8 horas, começamos nosso passeio em Garibaldi, lá nós fomos na Vinícola Garibaldi. Nós degustamos um espumante ( sem álcool ). Garibaldi é a cidade do espumante.

Depois nós fomos em Bento Gonçalves, passamos por um túnel subterrâneo para chegar na Vinícola Aurora. Ela ( a vinícola ) é uma das mais antigas do Brasil, quando chegamos lá eles nos mostraram um vídeo sobre a vinícola Aurora. Depois provamos um suco tinto e suco de uva branco. Saímos da Vinícola e fomos lanchar. Nós olhamos a chegada do trem Maria Fumaça. Nós também fomos no Caminho de Pedras, lá tinha uma árvore centenária. Nós fomos na Casa da Erva Mate, provamos um chimarrão e olhamos a produção da erva.

Em São Leopoldo nós não paramos pois eles estavam em obras e já estava tarde.

O passeio foi muito legal, mas de 0 a 10 nota 9 pois não visitamos o Museu do Trem.

Texto: Arthur Brisola de Melo (aluno da turma B21) 


Um dia numa outra cidade

No passeio da Serra Gaúcha nós fomos em Garibaldi e Bento Gonçalves. Foi no dia 10/11/2011.

Em Garibaldi fomos na Vinícola e experimentamos espumante sem álcool e suco de uva. E em Bento Gonçalves fizemos o nosso almoço e depois nós esperamos a Maria Fumaça. Depois fomos na Vinícola Aurora. Experimentamos suco de uva tinto e suco de uva branca. Fomos também na Casa da Erva Mate e eles mostraram como fazer a erva mate. Depois que a moça mostrou como fazer, nós tomamos mate . Fomos na casa da árvore, onde os italianos se abrigavam enquanto construíam as casas para suas famílias.

Eu gostei muito da casa na árvore porque é uma coisa interessante que as pessoas não vêem todos os dias.

Texto: Jenifer da Silva Todeschini (aluna da turma B21) 


Passeio à Serra

No dia 10/11/2011, eu fui num passeio muito legal. Eu passei por Garibaldi, Bento Gonçalves e São Leopoldo.

E o mais legal ainda é que cada lugar tinha muitas coisas interessantes, tipo Garibaldi tinha uma Vinícola muito premiada e que conservava o jeito antigo de fazer vinho. Já em Bento Gonçalves tinha lugares que conservavam o jeito antigo e lugares  mais modernos. Na estação de trem Maria Fumaça conservava o jeito antigo de andar de trem e na Vinícola Aurora tudo já era mais moderno.

Em São Leopoldo vimos uma ponte onde passava o primeiro trem do estado.

Em Garibaldi tomamos um suco de uva muito bom, em Bento Gonçalves tomamos outro suco só que branco, também conhecemos o processo de fabricação da erva mate.

O que eu mais gostei foi da Vinícola Aurora porque ela era muito grande e tinha muitas coisas interessantes.

Texto: Lucas Gomes (aluno da turma B22) 


Passeio na Serra

10/11/2011 foi o dia do nosso passeio na Serra, para nós aprendermos mais sobre a imigração e também pra conhecer lugares interessantes.

Primeiro nós fomos para Garibaldi conhecer a Vinícola Garibaldi para conhecermos mais sobre os vinhos. Depois de conhecer nós experimentamos um pouco de espumante sem álcool.

Depois fomos para Bento Gonçalves, chegando lá paramos para lanchar na estação do trem Maria Fumaça. Depois de conhecer a estação voltamos para o ônibus e seguimos viagem para a Vinícola Aurora e lá nós fomos guiados por uma moça que nos levou para vermos um pequeno filme mostrando como eles trabalham e como é a Vinícola Aurora. Lá dentro passamos por um túnel. Depois passamos pelo Caminho da Pedras, lá conhecemos onde os italianos se abrigavam, dentro de um buraco cavado nas árvores. Saímos de lá e fomos para um lugar super bacana, a Casa da Erva Mate e conhecemos como é  produzida a Erva Mate.

Eu gostei quando a gente passou pelo túnel porque é legal ficar de baixo da rua.

Mas o que não deu certo foi aquela chuva, ela sim estragou, mas no final tudo deu certo.

 Texto: Andrieli Rodrigues de Souza (aluna da turma B22)