PROJETO:

MEU CORPO, É UM TESOURO!

 

 JUSTIFICATIVA:

           Nas trocas entre iguais percebemos que o grupo precisa de orientação e informações que façam com que cada um se perceba como membro e construa sua identidade de forma natural. É através de seu corpo que a criança percebe o mundo a sua volta e estabelece uma relação com ele.

         ***Sensação, percepções e ações constituem um ciclo que se desenvolve,se enriquece e se organiza para constituir a personalidade, uma personalidade necessariamente original em relação aos outros.****

         Conversando com o grupo e observando suas brincadeiras percebemos que o grupo necessita de esclarecimentos para perceber que cada um possui um corpo e este é o tesouro mais precioso que possuímos.

 

 OBJETIVOS:

·        Se reconhecer como membro do grupo.

·        Valorizar sua raça.

·        Aumentar a auto-estima.

·        Ter cuidado e respeito com seu corpo e com o do colega.

·        Conhecer as funções das partes do corpo.

·        Explorar os sentidos.

·        Trabalhar as partes do corpo humano via músicas, fantoches, oficinas, confecção de murais, histórias, imitação, jogos, etc.

·        Propor exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado.

·        Confecção de jogos de seriação, quantificação e classificação.

·        Identificar as partes do corpo.

·        Compreender como o corpo se movimenta.

·        Conhecer o funcionamento dos órgãos principais de nosso corpo (cérebro, pulmão, coração).

·        Adquirir e valorizar noções básicas de higiene.

·        Perceber diferenças e semelhanças entre iguais.

·        Socialização.

 

 
 
 

 ATIVIDADES:

·        Leitura de histórias sobre o tema.

·        Atividades gráficas de desenhos.

·        Cantar músicas identificando as partes do corpo.

·        Recortar e montar elementos do rosto.

·        Conversas informais sobre o corpo (cuidados, função e partes do mesmo e suas características).

·        Medir o tamanho de cada aluno.

·        Confeccionar um gráfico das alturas.

·        Elaborar frases e textos sobre o que sabemos, o que queremos saber e o que descobrimos com o projeto desenvolvido.

·        Utilizar o espelho para observação das características físicas e percepção de seu próprio corpo.

·        Identificar as partes do corpo através de desenhos e gravuras.

·        Desenhar o seu próprio corpo.

                                                                    Prof. Malú e Maria Cedeni

 

 Levantamento de Hipóteses:

  O que sabemos sobre o corpo?

- Tem cabeça

- Braço, olho (Daniel)

- Orelha (Ana Júlia e Adrian)

- Tico (Adrian)

- Perereca (Hellen e Vitória)

- Tem pelinho (Lucas)

- Suvaco (Andrielle)

- Bunda, peito (Vitória)

- Pescoço (Ellen)

- Coração (Rafaela) 

- O corpo tem sangue (Daniel)

 

 

 

SMED - Secretaria Municipal de Educação

 

Professora Aline Iaronka Tavares 
Equipe de Inclusão Digital
-
Professora Níssia Fortes Sauer