Berçário 2

 

PROJETO PÁSCOA

A turma do B2 da E.M.E.I. Vila Nova São Carlos, formada por crianças de 1 anos e meio a 2 anos e meio, tem por característica a identificação e carinho pelos animais. Gostam de livros, músicas, desenhos, vídeos, que representem animais, seus hábitos, os sons que fazem, seus movimentos, etc.

Aproveitando tal identificação e a data próxima, a Páscoa, cujos símbolos mais conhecidos são o coelho (símbolo da vida e da criação), e os ovos (símbolos da renovação da vida), desenvolvi o presente projeto, com duração de duas semanas para as atividades. Elas envolvem artes plásticas, música, confecção de objetos e bonecos, sempre remetendo ao símbolo do coelho e dos ovos.

 

OBJETIVOS:

·         Explorar a data festiva da Páscoa, através de diferentes atividades;

·         expor para as crianças diferentes linguagens artísticas, como colagens de diferente materiais, confecção de bonecos em feltro, uso de galhos e folhas secas, uso de diferentes papéis, etc;

·         produzir obras artísticas, que exercitem a criatividade e expressão das crianças;

·         trabalhar com as crianças a noção temporal, a respeito das datas comemorativas, através da programação diária alusiva à Páscoa, durante as duas semanas que faltam para a atividade culminante, a caça ao ninho no dia 16 de abril.

 

CRONOGRAMA E ATIVIDADES:

 

 

DATA

TURNO

ATIVIDADE

0          04 DE ABRIL, segunda-feira

 TARDE

 GUIRLANDA COM OVOS DE PAPEL 

 Pintados pelas crianças com hidrocor, com colagem de lantejoulas e glitter

      05 DE ABRIL, terça-feira

 MANHÃ

 ÁRVORE DA PÁSCOA

 Com ovos de papel, pintados pelas crianças com cola plástica e pendurados com fitilho colorido em galho seco, disponível na escola.

       05 DE ABRIL, terça-feira

 TARDE

 POMBAS PARA A ÁRVORE DA PASCOA

 Pombas em colorset, que as crianças irão decorar e pendurar na árvore da Páscoa

         06 DE ABRIL, quarta-feira

 MANHÃ

 OVINHOS PARA FAZER PASSARINHOS

 Ovinhos feitos com massinha de modelar, que serão assados e depois pintados.

 RECEITA: 2 xic. de farinha, 2 de sal e 1 de água.  Misturar o sal e a farinha e acrescentar  água aos poucos, deixando a massa firme. As crianças modelam ovos que serão assados na cozinha, para decorarem á tarde.

          06 DE ABRIL, quarta –feira

 TARDE

 DECORAÇÃO DOS OVINHOS

 Os ovos assados serão pintados pelas crianças com guache. Colocar o nome de cada um, depois de secos montaremos os passarinhos e os ninhos.

        07 DE ABRIL, quinta-feira

 MANHÃ

COELHO COM ORELHAS CARIMBADAS

 Em folha colorida colorset, com cabeça em E.V.A. e orelhas carimbadas pelas mãos das crianças.

      07 DE ABRIL, quinta-feira

 TARDE

 MONTAGEM DOS PASSARINHOS E NINHOS

 As crianças colocarão bicos a asinhas no ovos assados, para virarem passarinhos nos ninhos que montaremos

        08 DE ABRIL, sexta-feira

 MANHÃ

 CENOURA DE DOBRADURA

As crianças montarão cenouras de pape, com dobradura, para usarmos no mural dos coelhos.

         08 DE ABRIL, sexta-feira

 TARDE

CONES DE PÁSCOA

 As crianças receberão folhas de papel colorido, que irão pintar com giz de cera. Identificar com o nome de cada um. Depois, forma-se os cones com cola branca e as crianças forram com um pouco de palha colorida. Ao final, eles deverão ser furados e receber fitilhos para pendurar. Cada um levará ainda uma letra da frase FELIZ PÁSCOA, e ficarão na sala para decoração.

 Palha colorida e letras em E.V.A – Jesiane leva.

        11 DE ABRIL, segunda feira

 MANHÃ

 PLAQUINHAS PARA AS GUIRLANDAS DE GALHOS SECOS

 As crianças pintarão livremente em plaquinhas de Papel cartão, que levarão os nomes deles. As plaquinhas serão depois furadas e colocadas em fita para amarrar na guirlanda ou nos ninhos.

           11 DE ABRIL, segunda-feira

 TARDE

 DEDOCHES

 E.V.A. colorido, com cola quente e caneta permanente. As crianças montarão os dedoches com as cores que quiserem e os auxiliaremos a fazer as carinhas.

 Olhinhos – Jesiane leva

         12 DE ABRIL, terça-feira

 MANHÃ

 DECORAÇÃO EM FOLHAS DE PAPEL PARDO

 As crianças receberão folhas de papel pardo para serem bem coloridas por elas, com giz de cera ou hidrocor. Essa folhas irão servir para cobrir as caixinhas de leite que serão os ninhos.

       12 DE ABRIL, terça-feira

 TARDE

COELHO DE MONTAR

 As crianças montarão e serão ajudadas a colar um coelho simples, em papel ou E.V.A., que depois formarão um painel de coelhos.

        13 DE ABRIL, quarta - feira

 MANHÃ

 MINI HORTA NOS OVINHOS

  Plantaremos sementinhas de feijão ou rúcula em casquinhas de ovos, que serão coladas em bases feita com caixinha e forrada com palha colorida

 Palha, cascas, terra e sementes – Jesiane leva.

         13 DE ABRIL, quarta - feira

 TARDE

 A princípio, sem atividade específica do projeto, para que possamos montar e decorar os ninhos.

 14 DE ABRIL, quinta-feira

 MANHÃ

 CENOURAS DE PAPEL CREPOM

 As crianças receberão um desenho de cenoura, para que possam colar pedaços ou bolinhas de papel crepom verde e laranja.

 14 DE ABRIL, quinta-feira

 TARDE

 COELHOS DE FELTRO

 As crianças serão auxiliadas a fazer coelhos de feltro, forrados com fibra, que serão pintados por eles com tinta para tecido (parte da barriga).

 Feltro e fibra – Jesiane

 15 DE ABRIL, sexta-feira

 MANHÃ

 ORELHAS DE COELHO

 Orelhas de papel, coladas em cartolina, para as crianças decorarem e levarem para casa

 15 DE ABRIL, sexta-feira

 TARDE

 A princípio, sem atividade específica do projeto, para que possamos montar e decorar os ninhos, arrumar os trabalhos que faltam, etc.

 16 DE ABRIL, sábado

 MANHÃ

 Caça ao ninho na escola

 18 DE ABRIL, segunda-feira

 TARDE

 CULINÁRIA – bolo de cenoura com cobertura de chocolate

 19 DE ABRIL, terça-feira-feira

 MANHÃ E TARDE

 NINHO SACOLA DE GARRAFA PET 

As crianças farão a decoração de um ninho sacola, de garrafa PET, para levarem para casa e esperarem o coelho no domingo

 20 DE ABRIL, quarta-feira

 TARDE

 Maquiagem de coelho e levar o ninho de PET para casa.

 

 

 

SMED - Secretaria Municipal de Educação

 

Professora Aline Iaronka Tavares 
Equipe de Inclusão Digital
-
Professora Níssia Fortes Sauer