HISTÓRICO

 

1989/1990

 

   Informações de moradores antigos da região, no espaço onde hoje existe a escola, havia uma granja de arroz, tinha banhado e contam também histórias de um senhor que criava porcos.

   A vila cresce com a chegada de pessoas vindas de outros bairros  e de cidades do interior do estado. Terrenos são loteados,  outros são invadidos. Pessoas com poucos recursos financeiros buscam um lugar para construir suas casas e viver.

  

1991

  Inicia o funcionamento da nossa escola infantil, são que chegam gradativamente.  Há uma diretoria indicada pela Secretaria de Educação e aos poucos os funcionários vão chegando. A comunidade participa da organização da nova escola.

  Na placa da escola temos 23 de dezembro de 1991 como data inaugural mas a festa de inauguração ocorre no ano seguinte.

 O nome da escola está relacionado ao local onde está inserida e é assim conhecida e denominada. Há documentos em que consta: Escola Municipal Infantil da Vila  Elizabeth.

 

1992

 Chegam as professoras e os alunos. Turmas de alunos são organizadas. Salas dos materiais e dos jardins, sem divisória.

Na direção Profª Marlise e na vice-direção Profª Deise.

 

1993

 Festa de inauguração da  escola em 20 de março com  a presença da comunidade escolar e de autoridades, inclusive da então Secretária de Educação Profª Esther Pillar Grossi.

 No final deste ano, Profª Marlise e Profª Ilibia são eleitas pelos funcionários, para a direção e vice-direção respectivamente.

 

1994

 Profª Ilibia sai da vice-direção antes do final do ano. Profª Luiza assume em seu lugar.

 

1995

  Conclusão do Regimento da Escola pelo Conselho Escolar.

  Eleição da Direção da escola, gestão 1996 a 1998. Eleitas Profª Ilibia  e Jaqueline.

 

1996

   Construção da Pracinha do Berçário.

 

1997

    Inicio do atendimento em turno integral.

   Maio – eleição do Conselho Escolar.

 

1998

 Premiação no Orçamento Participativo da Rede  Municipal  de Ensino com o “Projeto Integração”.  Este projeto fazia a integração entre as escolas Santa Rosa, Vila da Páscoa, Nova Gleba, Parque dos Maias, Humaitá e Vila Elizabeth.   Foram realizadas atividades que congregaram toda comunidade das escolas, como oficinas, palestras e passeios.

Colocação de telhado cobrindo a área central da escola.

  Reeleição da diretoria para a gestão 1999 a 2001.

 

1999

Premiação no Orçamento Participativo da Rede  Municipal  de Ensino com o “Projeto Integração II”.

  Conclusão do piso da área coberta.

   Eleição do Conselho Escolar.

 

2000

 Em 26 de setembro houve a inauguração da Biblioteca “Alegria das Crianças”, biblioteca comunitária da Fundação Abrinq.

 Premiação no Orçamento Participativo da Rede  Municipal  de Ensino com o “Projeto Integração  III”.

 

2001

 Por motivos de segurança foi construído o muro ao redor da escola.

 Nossa Horta – Eleição do nome. Plantio, colheita, preparação de alimentos.

   Festa de Inauguração da Horta, no dia 15 de agosto.

 Eleição da direção da escola para gestão 2002/2004. Eleitas Profª Cristine e Profª Leila, diretora e vice respectivamente.

 A escola é premiada no Orçamento Participativo da Rede Municipal de Ensino com o projeto “Revendo Culturas/Ampliando Vivências”, junto com as escolas Santa Rosa, Humaitá, Vila da Páscoa, Parque dos Maias e  Nova Gleba.

 

2002

 A escola é premiada no OP da Rede Municipal de Ensino com o projeto “A Infância através do Lúdico: Integrando e Ampliando Vivências”, junto com as escolas municipais infantis do Eixo Zona Norte.

  No Orçamento Participativo deste ano foi incluída a demanda “Ampliação do espaço físico da EMEI Vila Elizabeth”  - Construção do banheiro nas salas de aula, sala para ludoteca e ampliação do refeitório.  Esta demanda foi aprovada no Fórum de Delegados da nossa região. Ficou aguardando a avaliação da viabilidade da realização.

  Em 03 de julho houve a alteração do nome da escola para Escola Municipal de Educação Infantil Vila Elizabeth. Decreto Municipal nº 13.791/02.

 Em 23 de setembro houve alteração do nome da escola para Escola Municipal de Educação Infantil da Vila Elizabeth.  Decreto Municipal nº 13.886/02.

 

 

Obs.: A continuidade deste histórico está em elaboração.