Conceito
O L.A. constitui-se no
espaço pedagógico que tem como atribuição
investigar as possíveis causas das dificuldades do educando no
processo de construção do conhecimento.
Deve estar ligado:
- Ao projeto político-pedagógico da
escola;
- Ao planejamento coletivo dos professores dos ciclos e
anos ciclos;
- À organização dos tempos e
espaços da escola.
Sobe
Professoras
- Magaly Barbieri (40 horas)
- Tânia Zimmermann (20 horas)
Sobe
Ingresso no
LA
Os alunos serão
encaminhados pelo coletivo de professores do ano ciclo, mediante
avaliação e preenchimento da respectiva ficha de
encaminhamento em qualquer momento do ano letivo.
Esses encaminhamentos
deverão ser analisados pelas professoras do L. A. e
supervisionados pelo SOP.
Sobe
Atendimento
Os atendimentos serão realizados na
própria sala do L.A e em outros espaços do contexto da
criança ou adolescente como: no pátio da escola, na sala
de multimeios, de informática, biblioteca, praças,
visitas à comunidade e a cidade.
É elaborado um cronograma com dia e horário de
atendimento
de cada aluno fixado em sala de aula e autorização
assinada pelo responsável para freqüentar o L.A.
Os alunos
serão atendidos no turno inverso em sessões de
aproximadamente 50 min, uma ou duas vezes por semana.
atendimentos podem ser individuais ou em grupos de alunos de ano e
ciclos diferentes.
A organização dos grupos
será feita de acordo com as características e
dificuldades de aprendizagem de cada um, utilizando jogos
diversificados, atividades lúdicas, confecção e
produções com argila, massa de modelar, leitura e
produção textual, etc.
O responsável
pela criança é entrevistado para que possa ser
traçada a história de vida da criança. A partir
dos próximos encontros, serão trabalhados vários
instrumentos de investigação ( entrevistas, hora do jogo,
desenhos, observações em sala de aula e
outros
espaços pedagógicos, exercícios, testes, etc.)
Objetiva-se estabelecer vínculo e confiança entre
educador e educando.
A permanência
no L.A e o processo de desligamento dependerá de uma
avaliação interativa entre educando, professores do L.A e
professores do ano-ciclo, que consiste na elaboração de
um dossiê de cada aluno onde deverá constar: ficha de
encaminhamento, relatórios de aprendizagens já propostas
nos anos-ciclos anteriores, histórico escolar, entrevistas,
relatórios das proposições e atividades realizadas
no L.A ,relatório auto-avaliativo composto pelo aluno e
educador, etc.
O LA estabelece
parcerias como O.E., Conselho Tutelar e outras
instituições. Além disto, são propostas
reuniões quinzenais ou mensais no horário das
reuniões pedagógicas ou de pequenos coletivos para a
troca de observações, abordagens, atividades e
estratégias pedagógicas entre todos envolvidos com os
alunos encaminhados.
Sobe
Perfil dos alunos
- Histórico de evasão e repetência;
- Dificuldade de interação com os professores e
colegas;
- Defasagem de alguns conhecimentos básicos nas mais
diferentes áreas;
- "Resistência” e “bloqueios” em
relação a tudo que envolve aprendizagem escolar;
- Preconceito em relação ao L.A.;
|
 |
Sobe
Estratégias
de atendimento
- Conversa com as famílias ( história vital);
- Organização dos horários;
- Dinâmicas de sensibilização para
organização e interação entre os
componentes dos grupos e com as professoras do L.A :
- Dinâmica do espelho/autobiografia (visando trabalhar com
a identidade/auto-estima).
- Dinâmica da Tempestade (com objetivo de promover
descontração/interação).
- Dinâmica Fantasma/Bomba (visando auxiliar/refletir sobre
os sentimentos escondidos, experimentação, o
desconhecido).
- Dinâmica da Trilha (com o objetivo de vivenciar a
prática da solidariedade e resgatar o compromisso com o outro).
- Dinâmica do Jogo do Toque (visando promover uma maior
interação/contato entre os adolescentes).
Sobe
Conceitos
trabalhados
Identidade:
- “O que é ser criança/adolescente?”
- “O que é ser criança/adolescente nesta comunidade?”
Diálogo/comunicação:
- Literatura Infanto-Juvenil/Autor na Escola e
Clássicos da Literatura Infantil. (Tudo Bem Ser Diferente/Uma
Fámilia Parecida Com A Da Gente/Noite, Dia e
Poesia/Astrolábio/Três Porquinhos/Se as Coisas Fossem
Mães)
Relações:
- Jogos:
- ”Bacará” (sistema monetário/ expressões
numéricas/ atividades com encartes)
- “Dominó” (estrutura lógica do jogo)
- “Tangram” (dobradura/ proporcionalidade/frações)
- “BOOLE” (atividades de lógica/leitura)
Sobe
Atividades
em outros espaços
- Visitas a cinema, shopping, fazenda Quinta da
Estância e zoológico;
- Palestra sobre drogas e sexualidade;
- Consultas na biblioteca e na sala de informática;
|

|
Sobe
Resultados do trabalho
- Resgate da auto-estima;
- Respeito entre o grupo;
- Os alunos também se sentem “mediadores
do conhecimento”;
- Freqüência e assiduidade;
- Possibilidades de avanços,
reenturmações e desligamento do L.A;
- Parcerias com o coletivo de professores
através do planejamento das atividades e avaliação
dos alunos;
- Vínculo com o espaço e com as
professoras do L. A.
|

|
Sobe
Propostas
para 2005
- Projeto de teatro com os alunos do L.A, envolvendo os três
ciclos
- Saídas e passeios com os alunos por ciclo (cinema,
teatro,
pontos turísticos, museus, estabelecimentos comerciais, etc)
- Alguns momentos de entrada na sala de aula, a partir do
planejamento com o coletivo de professores, dependendo das necessidades
de cada aluno
- Utilização da sala de informática,
procurando estimular os alunos a serem mediadores, auxiliando os
colegas nas diferentes aprendizagens;
- Elaboração de pequenos projetos juntamente com os
diferentes grupos de cada ciclo, aproveitando as habilidades e desejos
de cada um;
Sobe
<<
VOLTAR