"É preciso amor para poder pulsar;
É preciso paz para poder sorrir;
É preciso chuva para poder florir;
...
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si, carrega o dom de ser capaz e ser feliz”

Almir Sater


LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

  1. Conceito
  2. Professoras
  3. Ingresso
  4. Atendimento
  5. Perfil dos alunos
  6. Estratégias de atendimento
  7. Conceitos trabalhados
  8. Atividades em outros espaços
  9. Resultados do trabalho
  10. Propostas para 2005


Conceito

        O L.A. constitui-se no espaço pedagógico que tem como atribuição investigar as possíveis causas das dificuldades do educando no processo de construção do conhecimento.
        Deve estar ligado:

Sobe
Professoras

Sobe
Ingresso no LA

        Os alunos serão encaminhados pelo coletivo de professores do ano ciclo, mediante avaliação e preenchimento da respectiva ficha de encaminhamento em qualquer momento do ano letivo.
        Esses encaminhamentos deverão ser analisados pelas professoras do L. A. e supervisionados pelo SOP.


Sobe

Atendimento

        Os atendimentos serão realizados na própria sala do L.A e em outros espaços do contexto da criança ou adolescente como: no pátio da escola, na sala de multimeios, de informática, biblioteca, praças, visitas à comunidade e a cidade.  É elaborado um cronograma com dia e horário de atendimento de cada aluno fixado em sala de aula e autorização  assinada pelo responsável para freqüentar o L.A.
        Os alunos serão atendidos no turno inverso em sessões de aproximadamente 50 min, uma ou duas vezes por semana.  atendimentos podem ser individuais ou em grupos de alunos de ano e ciclos diferentes. A organização dos grupos será feita de acordo com as características e dificuldades de aprendizagem de cada um, utilizando jogos diversificados, atividades lúdicas, confecção e produções com argila, massa de modelar, leitura e produção textual, etc.
        O responsável pela criança é entrevistado para que possa ser traçada a história de vida da criança. A partir dos próximos encontros, serão trabalhados vários instrumentos de investigação ( entrevistas, hora do jogo, desenhos, observações em sala de aula e outros espaços pedagógicos, exercícios, testes, etc.) Objetiva-se estabelecer vínculo e confiança entre educador e educando.
        A permanência no L.A e o processo de desligamento dependerá de uma avaliação interativa entre educando, professores do L.A e professores do ano-ciclo, que consiste na elaboração de um dossiê de cada aluno onde deverá constar: ficha de encaminhamento, relatórios de aprendizagens já propostas nos anos-ciclos anteriores, histórico escolar, entrevistas, relatórios das proposições e atividades realizadas no L.A ,relatório auto-avaliativo composto pelo aluno e educador, etc.
        O LA estabelece parcerias como O.E., Conselho Tutelar e outras instituições. Além disto, são propostas reuniões  quinzenais ou mensais no horário das reuniões pedagógicas ou de pequenos coletivos para a troca de observações, abordagens, atividades e estratégias pedagógicas entre todos envolvidos com os alunos encaminhados.


Sobe
Perfil dos alunos
  • Histórico de evasão e repetência;
  • Dificuldade de interação com os professores e colegas;
  • Defasagem de alguns conhecimentos básicos nas mais diferentes áreas;
  • "Resistência”  e “bloqueios” em relação a tudo que envolve aprendizagem escolar;
  • Preconceito em relação ao L.A.;
Sobe
Estratégias de atendimento


Sobe
Conceitos trabalhados

Identidade:
Diálogo/comunicação:
Relações:


Sobe
Atividades em outros espaços
  • Visitas a cinema, shopping, fazenda Quinta da Estância e zoológico;
  • Palestra sobre drogas e sexualidade;
  • Consultas na biblioteca e na sala de informática;


Sobe
Resultados do trabalho
  • Resgate da auto-estima;
  • Respeito entre o grupo;
  • Os alunos também se sentem “mediadores do conhecimento”;
  • Freqüência e assiduidade;
  • Possibilidades de avanços, reenturmações e desligamento do L.A;
  • Parcerias com o coletivo de professores através do planejamento das atividades e avaliação dos alunos;
  • Vínculo com o espaço e com as professoras do L. A.


Sobe
Propostas para 2005


Sobe
<< VOLTAR