|
Cada turma tem um professor das seguintes
disciplinas: Língua Portuguesa Educação Física Arte-educação ou Música Língua Inglesa Matemática Ciências Geografia Filosofia História Tem mais um professor volante que trabalha com todas as turmas do 3° ciclo para ajudar os alunos em suas dificuldades.
|
POESIA
Há muito tempo Tinha uma mata. No meu tempo de criança. Uma mata tão bonita. Era motivo de festança! Nesta mata Tinha um rio Mais azul do que o céu. Mas então chegou uma máquina. E depois muitas atrás. Destruíram todas as árvores. E montaram um casarão. Com grandes chaminés Que saía um fedorão E o rio foi poluído E chamado de valão E eu vejo a mata numa lata Encontrada no chão. Poeta: Alexsânder do Nascimento Digitação: Ana Paula Pacheco |
|||
EXPOSIÇÃO ANNE FRANK Alguns alunos do 3º ciclo visitaram a exposição Anne Frank no dia 30 de abril. Confira o que acharam: “Fiquei muito feliz, nos mostraram muitas coisas, não só sobre a Anne Frank, mas também depoimentos de pessoas que foram afetadas de algum modo com a guerra. O que mais me chamou a atenção foi o quarto da Anne que era um quarto humilde, com fotografias na parede, todo delicadinho e arrumadinho. Na hora, me deu muita pena de ver o quarto dela, porque só de pensar que uma garota da idade dela teve que permanecer escondida por causa de uma guerra, uma garota que tinha uma vida inteira para viver. Nos mostraram alguns membros da sua família que também eram pessoas humildes e amavam a família e a vida que levavam. Eu fiquei tentando imaginar o quanto Anne deve ter sofrido tendo que ficar escondida e, mais tarde, todo seu esforço foi em vão porque ela foi encontrada e levada para um campo de concentração. Isto não foi justo. Eu gostei muito da exposição”. Autora: Sabrina Oliveira dos Santos Digitação: Larissa Back Salazar
“Anne Frank era uma menina de 13 anos que tinha sonhos como outra qualquer. Sua família se mudou para outro país com esperança de um dia voltar e poderem retomar suas vidas. Deixaram uma fábrica que, quando voltassem, voltaria a ser deles. Anne Frank, com 13 anos recebeu um diário, ela não sabia o que fazer com ele até o dia que ouviu por um rádio de pouca freqüência que todos os diários que fossem achados seriam publicados. Então Anne Frank começou a escrever seus pensamentos”. Autora: Giulia de Sousa Porto Digitação: Suelen Alberto Fernandes
Salas Ambientes Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, aconteceu uma coisa nova este ano, as salas-ambientes. Na organização em salas-ambientes cada disciplina tem sua sala é são os alunos que trocam de sala quando troca o período. As salas-ambientes começaram efetivamente no dia 13 de setembro de 2006, mas desde o ano passado os professores discutiam essa possibilidade. As salas-ambientes dão maior possibilidade de se ter um local preparado para o trabalho a ser desenvolvido, podendo ter uma maior quantidade de materiais da disciplina específica lá guardados e expostos. Também facilita a organização dos alunos no sentido de poderem se locomover de um local para o outro, fazendo com que eles tenham maior compreensão de espaços e tempos. Foram entrevistados um dos supervisores da escola, Ivam M. de Martins e alguns alunos. Estes declararam gostar muito da nova forma de organização e acharam "super interessante". Entrevista e texto: Daniele do Nascimento (ex-aluna) Digitação: Jéssica Dutra (ex-aluna)
|
O
ARROIO FEIJÓ ESTÁ POLUÍDO "Eu nunca tinha ido antes no arroio, mas quando eu fui com a minha turma, eu fiquei bem impressionada em ver tanto lixo e entulho, mas não é só entulho e lixo, tem bastante vegetação também. No começo da cascata as pedras eram bem bonitas, mas a água era suja, mesmo assim, tem gente que toma banho lá. Havia algumas partes que eram mais limpas, com pássaros e vimos até massaricos nas áreas mais limpas. Em várias partes do arroio, a terra sofre erosão com bastante lixo (sacolas) que levam muitos anos para se decomporem. Quem faz a limpeza do arroio vem ali e limpa e na mesma hora que estão limpando, algumas pessoas estão largando entulhos e lixos só para aproveitar que estão limpando. Eu proponho que as nossas turmas fossem mais vezes para visitar o arroio, ver se as pessoas estão colaborando não colocando lixo e entulho perto e dentro do arroio. Encontramos também, carcaças de carros e pneus. Tudo isso quem faz são as pessoas que não colaboram e botam todo o tipo de lixo lá. Nós todos da turma, professores e outras pessoas, o D.E.P, o D.M.A.E, pedimos, queremos, que as pessoas colaborem também não botando lixo no Arroio Feijó". Autora: Tainara dos Santos Kreutz C13 Digitação: Emily Ritz Silva |
|||
DICIONÁRIO ECOLÓGICO A escola toda pretende fazer um trabalho sobre o meio ambiente este ano e os alunos do 3ºciclo farão um dicionário ecológico nas aulas de português. A professora Patrícia Poeta procurou nos dicionários palavras sobre este assunto para fazer um soletrando e acabou percebendo que muitas palavras e expressões sobre isto não aparecem nos dicionários. Ela convidou então a professora Thaís Mattana para fazerem juntas o livro, com todas as turmas do 3ºciclo de nossa escola. As turmas concordaram, e as professoras também pediram ajuda aos professores de Ciências, Geografia e outros do 3º ciclo que quisessem ajudar. Elas já têm uma lista de mais de 500 palavras que foram coletadas de dicionários, de dúvidas dos alunos e dos conhecimentos dos professores. O dicionário tem que ser ecológico porque o assunto desse ano em nossa escola é ecologia. É um tema muito importante e aqui na nossa escola, não temos um dicionário ecológico ainda. Um dicionário ecológico possui palavras para as pessoas entenderem mais sobre o meio ambiente. Os alunos assistiram reportagens sobre a destruição do meio ambiente e selecionaram algumas palavras que eles não sabiam o significado ou que achavam importante colocar no dicionário, também trouxeram notícias de revistas e jornais sobre o assunto. Agora e até o final do ano, vão estudar vários textos sobre o meio ambiente e vários dicionários, vão pesquisar na Internet e perguntar para os professores de ciências, geografia, filosofia e história tudo sobre estas palavras para poderem escrever sobre elas, colocá-las em ordem alfabética, digitá-las na informática e depois, transformar tudo isso em livro. Será feita também uma eleição para escolher o nome do dicionário. Se todos os alunos e professores ajudarem, será muito legal. Entrevista, texto e digitação: Emily Ritz Silva |
WEBMARTERS:
Tâmis Telles Miranda |
Andressa Taiana Cardoso da Rosa |
|