Sobre
a OBR
Site oficial:
http://www.obr.org.br/
Modalidades da OBR
* Referencial extraído do
site oficial da
OBR 2011
A OBR conta
atualmente com três modalidades olímpicas
(categorias) distintas, sendo uma
eminentemente teórica (Modalidade Teórica,
com 4 níveis) destinada apenas aos alunos do
ensino fundamental, uma exclusivamente
envolvendo robôs fisicos (Modalidade
Prática, com 2 níveis) construídos por
qualquer aluno de qualquer série, e uma
teórico-prática (Modalidade Duathlon, com um
único nível) para alunos do ensino médio e
técnico.
A Matriz de Referência da OBR
Eixos
cognitivos:
- Dominar
linguagens (DL): As diferentes linguagens
serão abordadas em questões unificadas,
utilizando a característica integradora
inata da robótica para que se possa
analisar o dominio de linguagens como:
dominar a norma culta da Língua Portuguesa
e fazer uso das linguagens: matemática,
artística e científica e das línguas
espanhola e inglesa de modo compatível com
o desenvolvimento sócio-cognitivo do
público participante.
-
Compreender fenômenos (CF): construir e
aplicar conceitos das várias áreas do
conhecimento para a compreensão de
fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção
tecnológica e das manifestações artísticas
utilizando a robótica como instrumento.
Nesse âmbito, a robótica será apresenta
como ferramenta estimuladora de novos
mecanismos de aprendizagem e raciocínio
sobre esses fenômenos.
-
Enfrentar situações-problema (SP): os
estudantes serão convidados a apresentar
suas estratégias de organização para
enfrentar as situações-problema do âmbito
da robótica apresentadas pelo comitê da
OBR, de modo compatível com seu
desenvolvimento sócio-cognitivo. O
objetivo É que possam ser avaliadas
condutas de enfrentar situações-problema
(SP): selecionar, organizar, relacionar,
interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para
tomar decisões elaboradas no contexto da
robótica.
-
Construir argumentação (CA): Os estudantes
serão convidados a apresentar suas
argumentações para justificar/defender as
estratégias de ação escolhidas para o
enfrentamento das situações- problema
apresentadas pelo comitê da OBR, de modo
compatível com seu desenvolvimento
sócio-cognitivo. Os estudantes
apresentarão suas argumentações para
justificar/defender as estratégias de ação
escolhidas para o enfrentamento das
situações-problema apresentadas pelo
comitê da OBR.
- Elaborar
propostas (EP): recorrer aos conhecimentos
desenvolvidos na escola para elaboração de
propostas de intervenção solidária na
realidade, respeitando os valores humanos
e considerando a diversidade
sociocultural. Os estudantes explicitarão
um planejamento para resolver as
situações-problema apresentadas pelo
comitê da OBR, de modo compatível com o
desenvolvimento sócio-cognitivo do
público.
Fundamentados nestes eixos cognitivos, os
seguintes documentos serão utilizados para
nortear as competências dos alunos, e,
portanto, a elaboração das questões das
provas teóricas da OBR:
Conhecendo as Modalidades Teórica e Prática
Modalidade Teórica
Quem pode participar?
Apenas estudantes do
ensino fundamental (para estudantes do ensino médio veja a
modalidade Duathlon)
Como funciona?
Os estudantes
responderão a questões de uma prova escrita preparada pela OBR. Essa
modalidade é realizada em uma única fase e a prova é simultânea em
todas as escolas participantes. A Modalidade Teórica é dividida em
quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:
-
Nível 1: voltado
aos alunos do primeiro ao terceiro anos do primeiro ciclo do atual
ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC
(Alfabetização, 1a e 2a séries, caso a escola ainda esteja no
sistema antigo)
-
Nível 2: voltado
aos alunos do quarto e quinto anos do atual ensino fundamental de
9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC (3a e 4a séries, caso a
escola ainda esteja no sistema antigo)
-
Nível 3: voltado
aos alunos do sexto e sétimo anos do atual ensino fundamental de 9
anos aprovado pelas diretrizes do MEC (5a e 6a séries, caso a
escola ainda esteja no sistema antigo)
-
Nível 4: voltado
aos alunos do oitavo e nono anos do atual ensino fundamental de 9
anos aprovado pelas diretrizes do MEC (7a e 8a séries, caso a
escola ainda esteja no sistema antigo)
O conteúdo
programático para cada uma das séries pode ser encontrado na
Matriz de Referência
da OBR. As provas,
adaptadas em forma e conteúdo a cada faixa etária, terão duas horas
de duração. Usualmente, 10 questões são formuladas pela comissão de
provas.
O
que é necessário para inscrição?
Nome, série e data de
nascimento dos alunos.
Modalidade Prática
Quem pode participar?
Qualquer aluno do
ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos
no ano da competição
Como funciona?
A OBR estabelece anualmente uma
tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta
tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou
podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos
participantes). Os alunos devem compor grupos de no máxmo 4
alunos, e os membros de um grupo devem pertencer
necessariamente a um mesmo nível. Cada equipe deve ter um nome (será
necessário para sua inscrição). A modalidade é dividida em duas
fases: uma estadual (1a fase) e uma nacional (2a fase, ou fase
final). A primeira fase deve ser realizada na escola-sede da
modalidade prática do estado do aluno (as escolas-sede serão
escolhidas pela OBR dentre entre as escolas participantes que se
candidatarem a tal). A segunda fase (fase final) será disputada
pelos melhores alunos de cada estado e será realizada em conjunto
com a Competição Brasileira de Robótica (CBR) para universidades e
outros eventos correlatos. A cada ano a CBR é realizada em uma
cidade diferente. A Modalidade Prática possui dois níveis distintos:
- Nível 1: voltada aos alunos do
atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do
MEC ou equivalente; e
- Nível 2: voltada aos alunos do
ensino médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos
matriculados em cursinho pre-vestibular (em Instituição de Ensino)
que não estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso
de terceiro grau;
O
que é necessário para a inscrição?
Nome, série e data
de nascimento dos alunos e nome do grupo.