Revista
Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital
ISSN 2175-3792
_____________________________________________________________________
Editorial - Ano
7 - 2016 (Semestre I)
Muito temos
ouvido falar em sociedade pós-moderna. Metáforas tal como as instituídas por
Zygmunt Bauman¹: “modernidade líquida” ou por Paula Sibilia² “A hora dos
amadores” referenciam um tempo onde as verdades são relativas, as certezas
provisórias e o poder de expressão e participação acionados pelos avanços
tecnomidiáticos colocam em operação um tempo diverso. Estamos vivendo uma
emancipação comunicativa mediada pela já referida conexão ampliada.
Nesta edição
da revista virtual Agora buscamos colocar em evidencia a reflexão de autores
que, inseridos nessa realidade, vivendo esse tempo, têm pensado sobre a escola,
sobre os processos de ensino e aprendizagem, sobre os sujeitos que nela
circulam.
"E a escola?
O que fazemos ou faremos com ela? E os alunos?"
A partir
destes questionamentos utilizados para ordenar o pensar, os autores desta edição
realizaram exercícios de reflexão sobre a escola neste tempo. O primeiro artigo:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM
TEMPOS DE CONVERGÊNCIA: DESCOMPASSO apresenta discussões acerca dos
necessários investimentos em tecnologias na escola. Problematiza as perspectivas
presentes(ou não) no Plano Nacional de Educação decênio 2014/2024 referente a
este tema.
O segundo
artigo apresentado: AÇÕES
POSSÍVEIS ENVOLVENDO TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA PARA OS DIAS DE HOJE, faz
uma reflexão sobre a forma como os educadores estão utilizando a tecnologia
dentro da escola e aponta algumas alternativas possíveis para um fazer
pedagógico mais adequado para os dias de hoje.
O artigo
terceiro: BLOG: UMA PROPOSTA
PEDAGÓGICA caminha na mesma direção, apontando uma ação pedagógica possível
para a escola e que desdobra afinada com uma realidade comunicativa peculiar a
esse nosso tempo. A autora ainda destaca: "É uma iniciativa de tornar as
aulas mais expressivas, eficazes e prazerosas para essa nova geração de alunos,
nativos digitais".
O artigo
seguinte: ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO dá destaque à contribuições da
Educomunicação ao processo de alfabetização e letramento de alunos do segundo
ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre, a partir da
utilização de diferentes mídias (associadas a diferentes gêneros textuais) em
sala de aula.
O quinto
artigo presente nesta edição:
OFICINA FANZINANDO: ENTENDENDO UM POUCO DO UNIVERSO DOS FANZINES vem na
mesma esteira da Educomunicação, apresentar a produção do fanzine como
uma como ferramenta pedagógica potente, capaz de oportunizar aos alunos o
experimentar e desempenhar as posições de: autor, protagonista e ator que
pertence à comunidade escolar, mas que também comunica; potencializando assim o
exercício de cidadania.
O sexto e
último artigo presente na revista virtual Ágora:
DA NORMALIZAÇÃO À INCLUSÃO,
coloca em evidência temas importantes de reflexão para a escola em nosso tempo:
a inclusão escolar e a formação docente. O relato de experiência apresenta ações
pedagógicas em uma perspectiva inclusiva e ainda traz a perspectiva da
tecnologia como ferramenta de formação docente pessoal, na medida em que suporta
o exercício de uma etnografia virtual, onde o Blog aparece como
ferramenta de registro e memória do processo de formação.
Os artigos
apresentados nesta edição nos desafiam a aprofundar o olhar e o pensar sobre a
escola em seu fazer cotidiano, inscrita em um dado tempo. A escola que apura
sentidos, que mobiliza representações de mundo, que oportuniza vivências, que
aciona práticas e ações vinculadas às tecnologias e mídias no dia a dia de todos
os sujeitos: alunos, educadores, comunidade escolar. Como sempre, entendemos
importante reafirmar nossa alegria em
em colaborar
com essas tão pertinentes e necessárias discussões. Pensemos juntos! Boas
leituras!
Edição:
Jacqueline Aguiar
Dez/2016
|