Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

_____________________________________________________________________

Editorial - Ano 7 - 2016 (Semestre I)

 

Muito temos ouvido falar em sociedade pós-moderna. Metáforas tal como as instituídas por Zygmunt Bauman¹: “modernidade líquida” ou por Paula Sibilia² “A hora dos amadores” referenciam um tempo onde as verdades são relativas, as certezas provisórias e o poder de expressão e participação acionados pelos avanços tecnomidiáticos  colocam em operação um tempo diverso. Estamos vivendo uma emancipação comunicativa mediada pela já referida conexão ampliada.

 

Nesta edição da revista virtual Agora buscamos colocar em evidencia a reflexão de autores que, inseridos nessa realidade, vivendo esse tempo, têm pensado sobre a escola, sobre os processos de ensino e aprendizagem, sobre os sujeitos que nela circulam.  

"E a escola? O que fazemos ou faremos com ela? E os alunos?"

A partir destes questionamentos utilizados para ordenar o pensar, os autores desta edição realizaram exercícios de reflexão sobre a escola neste tempo. O primeiro artigo: PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA: DESCOMPASSO apresenta discussões acerca dos necessários investimentos em tecnologias na escola. Problematiza as perspectivas presentes(ou não) no Plano Nacional de Educação decênio 2014/2024 referente a este tema.

 

O segundo artigo apresentado: AÇÕES POSSÍVEIS ENVOLVENDO TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA PARA OS DIAS DE HOJE, faz uma reflexão sobre a forma como os educadores estão utilizando a tecnologia dentro da escola e aponta algumas alternativas possíveis para um fazer pedagógico mais adequado para os dias de hoje.

 

O artigo terceiro: BLOG: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA caminha na mesma direção, apontando uma ação pedagógica possível para a escola e que desdobra afinada com uma realidade comunicativa peculiar a esse nosso tempo. A autora ainda destaca: "É uma iniciativa de tornar as aulas mais expressivas, eficazes e prazerosas para essa nova geração de alunos, nativos digitais".

 

O artigo seguinte: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO dá destaque à contribuições da Educomunicação ao processo de alfabetização e letramento de alunos do segundo ano do segundo ciclo de uma Escola Municipal de Porto Alegre, a partir da utilização de diferentes mídias (associadas a diferentes gêneros textuais) em sala de aula.

 

O quinto artigo presente nesta edição: OFICINA FANZINANDO: ENTENDENDO UM POUCO DO UNIVERSO DOS FANZINES vem na mesma esteira da Educomunicação, apresentar a  produção do fanzine como uma como ferramenta pedagógica potente,  capaz de oportunizar aos alunos o experimentar e desempenhar as posições de: autor, protagonista e ator que pertence à comunidade escolar, mas que também comunica; potencializando assim o exercício de cidadania.

 

O sexto e último artigo presente na revista virtual Ágora: DA NORMALIZAÇÃO À INCLUSÃO, coloca em evidência temas importantes de reflexão para a escola em nosso tempo: a inclusão escolar e a formação docente. O relato de experiência apresenta ações pedagógicas em uma perspectiva inclusiva e ainda traz a perspectiva da tecnologia como ferramenta de formação docente pessoal, na medida em que suporta o exercício de uma etnografia virtual, onde o Blog aparece como ferramenta de registro e memória do processo de formação.

 

Os artigos apresentados nesta edição nos desafiam a aprofundar o olhar e o pensar sobre a escola em seu fazer cotidiano, inscrita em um dado tempo. A escola que apura sentidos, que mobiliza representações de mundo, que oportuniza vivências, que aciona práticas e ações vinculadas às tecnologias e mídias no dia a dia de todos os sujeitos: alunos, educadores, comunidade escolar. Como sempre, entendemos importante reafirmar nossa alegria em em colaborar com essas tão pertinentes e necessárias discussões. Pensemos juntos! Boas leituras!

 

Edição: Jacqueline Aguiar

           

Dez/2016

1. Sociólogo austríaco autor de "Modernidade líquida", "Amor líquido", "Ensaios sobre o conceito de cultura", entre outras.

2. Ensaísta e pesquisadora Argentina, autora de: "O show do Eu", "Redes ou paredes - A escola em tempos de dispersão", "O homem pós-orgânico", entre outros.