Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

_____________________________________________________________________

Editorial - Ano 6 - 2015 (Semestre II)

 

A presente edição da revista virtual Agora traz para o centro da discussão uma temática extremamente relevante para o campo do uso de tecnologias na educação: a formação dos professores. Vasconcellos1  ao pensar sobre a qualidade para a educação refere um ponto fundamental: o sujeito professor.  É inevitável, segundo o autor, focalizar o docente e suas práticas e especialmente os processos de formação. E é com satisfação que percebemos que a relevância e a centralidade de pensar a ação docente a partir da perspectiva da formação ganham força nos artigos apresentados nesta edição.

O primeiro artigo FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: QUAL A FUNÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR? descreve o projeto “Professor Seu Lugar é Aqui” que propôs o estreitamento entre a Universidade e professores da Educação básica em um movimento de pesquisa sobre processos formativos oferecidos aos seus docentes pelo Estado do Paraná.

O segundo artigo FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO SOB O ÂMBITO EDUCOMUNICATIVO: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES discute a formação de professores para o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar. Propõe considerar que os alunos estão cada vez mais conectados ao universo virtual; e, nesse sentido, cabe questionar se os professores estão capacitados para esse uso tecnológico qualificado.

O artigo FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADE DE INTEGRAR TABLETS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL apresenta considerações sobre um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais que teve como foco o uso de tablets na prática pedagógica, em especial na área da matemática.  O artigo CAPACITANDO EDUCADORES MUNICIPAIS PARA O USO DA LOUSA DIGITAL: um caso bem sucedido, retoma e reafirma que para a inserção de novidades tecnológicas, tais como a lousa digital em ambientes escolares, há a necessidade de ofertar cursos de formação continuada para os docentes. Este artigo apresenta o referido curso de formação docente.

            O quinto artigo presente na revista é O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: ESCREVER PARA QUEM? que revela um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido na EMEF Marcírio Goulart Loureiro da rede municipal de educação de Porto Alegre. O projeto contempla o uso das tecnologias da informação e comunicação em processos de incentivo e qualificação da leitura e escrita.

O sexto artigo O BLOG COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA E RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL apresenta a ferramenta Blog como um recurso pedagógico para o ensino da matemática. O blog criado pela professora autora apresentou questões da (OBMEP) Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas, com a finalidade de promover a integração e o envolvimento da turma com o uso desta nova tecnologia.

O sétimo artigo COMO SE CONSTRÓI UMA CULTURA LIVRE? Implementação e uso de Software Livre em escolas da Rede Municipal de Porto Alegre narra o processo de implementação do Sistema operacional livre, distribuição Linux Educacional 4.0 em 28 escolas da rede municipal de Porto Alegre.  O artigo O USO DE COMPUTADORES NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS destaca o uso crescente de computadores em salas de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica ficou demonstrado a importância da inserção dos computadores na rotina das escolas públicas, particularizadas na área da Matemática.

O nono artigo A I SEMANA NEGRA DA INFORMÁTICA DA EMEF AFONSO GUERREIRO LIMA – POA/RS apresenta um relato de vivências na EMEF Afonso Guerreiro Lima, em Porto Alegre, localizada em uma comunidade com tradição em referenciar a data 20 de novembro, dia Consciência Negra. A "I Semana Negra da Informática", constituiu-se um trabalho no ambiente informatizado da escola, que envolveu temáticas africana, afro-brasileira e luta antirracista.

Os artigos apresentados nesta edição procuram refletir, evidenciar, relatar, narrar ações e iniciativas que objetivam a busca da referida qualidade na educação percorrendo o árduo caminho da formação docente. O desafio é imenso e infindável. E cabe ainda destacar que pensar a educação a partir da perspectiva da formação docente, especialmente no que diz respeito ao uso das tecnologias e mídias na escola, colabora para que possamos dar mais passos em direção a busca da qualidade na educação. Ficamos felizes em colaborar com essa tão pertinente e necessária discussão. Pensemos juntos! Convidamos a todos a participarem das reflexões! Boas leituras!

 

Edição: Jacqueline Aguiar

           

Dez/2015

Celso Vasconcellos em seu texto preparatório para a CONAE (Conferência Nacional de Educação) refere o  desafio para a qualidade da Educação. Uma de suas afirmações está centrada na formação dos professores como movimento imprescindível. Artigo completo em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Download/CSV-Desafio_da_Qualidade.pdf