Revista
Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital
ISSN 2175-3792
_____________________________________________________________________
Editorial - Ano
6 - 2015 (Semestre II)
A presente
edição da revista virtual Agora traz para o centro da discussão uma temática
extremamente relevante para o campo do uso de tecnologias na educação: a
formação dos professores. Vasconcellos1
ao pensar sobre a qualidade para a educação refere um ponto fundamental: o
sujeito professor. É inevitável, segundo o autor, focalizar o docente e suas
práticas e especialmente os processos de formação. E é com satisfação que
percebemos que a relevância e a centralidade de pensar a ação docente a partir
da perspectiva da formação ganham força nos artigos apresentados nesta edição.
O primeiro
artigo FORMAÇÃO DE
PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: QUAL A FUNÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR? descreve o projeto “Professor
Seu Lugar é Aqui” que propôs o estreitamento entre a Universidade e professores
da Educação básica em um movimento de pesquisa sobre processos formativos
oferecidos aos seus docentes pelo Estado do Paraná.
O segundo
artigo
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA
COMUNICAÇÃO SOB O ÂMBITO EDUCOMUNICATIVO: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES
discute a formação de professores para o uso das tecnologias digitais no
ambiente escolar. Propõe considerar que os alunos estão cada vez mais conectados
ao universo virtual; e, nesse sentido, cabe questionar se os professores estão
capacitados para esse uso tecnológico qualificado.
O artigo
FORMAÇÃO
CONTINUADA: POSSIBILIDADE DE INTEGRAR TABLETS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL apresenta considerações sobre um curso de
formação continuada para professores dos anos iniciais que teve como foco o uso
de tablets na prática pedagógica, em especial na área da matemática. O artigo
CAPACITANDO EDUCADORES MUNICIPAIS PARA O USO DA LOUSA DIGITAL: um caso bem
sucedido, retoma e reafirma que para a inserção de novidades tecnológicas,
tais como a lousa digital em ambientes escolares, há a necessidade de ofertar
cursos de formação continuada para os docentes. Este artigo apresenta o referido
curso de formação docente.
O quinto artigo presente na revista é
O USO DAS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO: ESCREVER PARA QUEM?
que revela um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido na EMEF
Marcírio Goulart Loureiro da rede municipal de educação de Porto Alegre. O
projeto contempla o uso das tecnologias da informação e comunicação em processos
de incentivo e qualificação da leitura e escrita.
O sexto
artigo O BLOG COMO
EXTENSÃO DA SALA DE AULA E RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM
ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL apresenta a ferramenta Blog como um recurso
pedagógico para o ensino da matemática. O blog criado pela professora autora
apresentou questões da (OBMEP) Olimpíada brasileira de matemática das escolas
públicas, com a finalidade de promover a integração e o envolvimento da turma
com o uso desta nova tecnologia.
O sétimo
artigo COMO SE CONSTRÓI UMA
CULTURA LIVRE? Implementação e uso de Software Livre em escolas da Rede
Municipal de Porto Alegre narra o processo de implementação do Sistema
operacional livre, distribuição Linux Educacional 4.0 em 28 escolas da rede
municipal de Porto Alegre. O artigo
O USO
DE COMPUTADORES NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS destaca o uso
crescente de computadores em salas de aula. Através de uma pesquisa
bibliográfica ficou demonstrado a importância da inserção dos computadores na
rotina das escolas públicas, particularizadas na área da Matemática.
O nono
artigo A
I SEMANA NEGRA DA INFORMÁTICA DA EMEF AFONSO GUERREIRO LIMA – POA/RS
apresenta um relato de vivências na EMEF Afonso Guerreiro Lima, em Porto Alegre,
localizada em uma comunidade com tradição em referenciar a data 20 de novembro,
dia Consciência Negra. A "I Semana Negra da Informática", constituiu-se um
trabalho no ambiente informatizado da escola, que envolveu temáticas africana,
afro-brasileira e luta antirracista.
Os artigos
apresentados nesta edição procuram refletir, evidenciar, relatar, narrar ações e
iniciativas que objetivam a busca da referida qualidade na educação percorrendo
o árduo caminho da formação docente. O desafio é imenso e infindável. E cabe
ainda destacar que pensar a educação a partir da perspectiva da formação
docente, especialmente no que diz respeito ao uso das tecnologias e mídias na
escola, colabora para que possamos dar mais passos em direção a busca da
qualidade na educação. Ficamos felizes em colaborar com essa tão pertinente e
necessária discussão. Pensemos juntos! Convidamos a todos a participarem das
reflexões! Boas leituras!
Edição:
Jacqueline Aguiar
Dez/2015
|