Revista
Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital
ISSN 2175-3792
_____________________________________________________________________
Editorial - Ano
6 - 2015 (Semestre I)
É com alegria que
publicamos mais uma edição da revista virtual da Assessoria de Inclusão Digital,
a Ágora. Nesta primeira edição do ano de 2015, apresentamos oito artigos
relacionados às ações cotidianas escolares que se revelam nas instituições
escolares contemporâneas. Todos os artigos discutem e expõem processos de
construção do saber entre educadores e educandos, na intensa troca e
compartilhamentos de saberes.
O primeiro artigo,
A mudança na concepção de currículo
do Ensino Médio balizada pela
abordagem temática em uma escola pública estadual do RS, analisa as
compreensões e percepções dos professores acerca dos avanços alcançados quando
se implementam intervenções curriculares pautadas pela abordagem temática.
Com o mesmo viés, o
artigo Projeto Construção:
criatividade e interdisciplinaridade na escola, relata o desenvolvimento
do trabalho interdisciplinar com a música Construção,
de Chico Buarque. O trabalho que teve início
com a possibilidade de diálogo entre as disciplinas de Música e História,
consistiu no estudo poético, musical e contextual, relacionando à vida cotidiana
dos alunos e suas realidades.
Já o artigo
O ensino de Álgebra: uma visão em dois
momentos distintos da trajetória da Matemática nos currículos escolares,
compara como as expressões algébricas são
tratadas em um livro didático, do período da Matemática Moderna, e outro
atualmente utilizado nas escolas. Nas suas considerações finais, aponta que foi
possível notar diversos avanços, mas que há, também, tópicos cuja abordagem
permanece inalterada.
No artigo
O ensino de Ciências e possibilidades
intelectivas de ressignificar a leitura,
aponta quais lacunas e desafios precisam ser
enfrentados para que o ensino de ciências ganhe espaço e se consolide nos anos
inicias do Ensino Fundamental. Tomou-se por instrumento, deste estudo
exploratório e analítico, um questionário misto, com questões abertas e
fechadas, o qual foi aplicado a vinte e um professores de duas instituições
pertencentes a uma rede pública municipal, do interior do estado do Paraná.
O quinto artigo,
Oportunidades de estratégias do
Protagonismo Compartilhado utilizando tecnologias em práticas pedagógicas nas
escolas de Educação Infantil da RME/PoA,
destaca, a partir dos relatos participantes na
I Mostra Virtual de Inclusão Digital (IMVID) e II Mostra Virtual de Inclusão
Digital (IIMVID) do Setor de Inclusão Digital/Informática (ID/I/SMED/PoA) da
Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/PoA), oportunidades e
estratégias do Protagonismo Compartilhado.
O artigo
Relato de experiência: informática na
Educação Infantil, aborda algumas
experiências de uso do computador na Educação Infantil que aconteceram durante
dois anos na Escola Municipal de Educação Infantil Valneri Antunes, colocando em
evidência as possibilidades de ampliar o cenário pedagógico da Educação Infantil
também a partir do uso de tecnologias na escola.
O sétimo artigo,
Educação Inclusiva: dilemas e possibilidades da
inclusão, tem como objetivo apresentar
informações sobre a trajetória da Educação Inclusiva, leis que fundamentam a
inclusão e sua efetiva aplicabilidade no contexto escolar. A base deste artigo é
a análise das respostas dos professores apresentada em seis questionários
estruturados.
O último artigo dessa edição,
O adolescente não leitor: um
desafio para a biblioteca escolar,
é um relato de uma pesquisa-ação que foi elaborada buscando desacomodar aquele
aluno já alfabetizado, estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, mas que
não lê. A ideia do projeto era envolver o aluno adolescente numa dinâmica para
ele realizar leituras e expressar suas impressões a respeito do que lhe foi
provocado.
Todos os artigos
demonstram o movimento, a busca e as ações articuladas por professores que se
mobilizam em seu fazer pedagógico cotidiano, que tentam acionar processos e
cenários pedagógicos diferenciados na escola. É preciso reafirmar a voz e o
espaço para que essas narrativas apareçam. A nossa Ágora pretende ser um desses
veículos, de voz e vez de professores, de educadores, de entusiastas da
Escola, que pensem e busquem uma educação mais alinhada com a contemporaneidade
em que vivemos. Estimulemos a troca, o compartilhamento!
Leia, seja autor,
propague!
E
desejamos sempre: Boas leituras!
Texto de: Maria Helena dos
Santos
Edição: Jacqueline Aguiar
Mar/2015
|