Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

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Editorial - Ano 6 - 2015 (Semestre I)

           

É com alegria que publicamos mais uma edição da revista virtual da Assessoria de Inclusão Digital, a Ágora. Nesta primeira edição do ano de 2015, apresentamos oito artigos relacionados às ações cotidianas escolares que se revelam nas instituições escolares contemporâneas. Todos os artigos discutem e expõem processos de construção do saber entre educadores e educandos, na intensa troca e compartilhamentos de saberes.

O primeiro artigo, A mudança na concepção de currículo do Ensino Médio balizada pela abordagem temática em uma escola pública estadual do RS, analisa as compreensões e percepções dos professores acerca dos avanços alcançados quando se implementam intervenções curriculares pautadas pela abordagem temática.

Com o mesmo viés, o artigo Projeto Construção: criatividade e interdisciplinaridade na escola, relata o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar com a música Construção, de Chico Buarque. O trabalho que teve início com a possibilidade de diálogo entre as disciplinas de Música e História, consistiu no estudo poético, musical e contextual, relacionando à vida cotidiana dos alunos e suas realidades.

Já o artigo O ensino de Álgebra: uma visão em dois momentos distintos da trajetória da Matemática nos currículos escolares, compara como as expressões algébricas são tratadas em um livro didático, do período da Matemática Moderna, e outro atualmente utilizado nas escolas. Nas suas considerações finais, aponta que foi possível notar diversos avanços, mas que há, também, tópicos cuja abordagem permanece inalterada.

No artigo O ensino de Ciências e possibilidades intelectivas de ressignificar a leitura, aponta quais lacunas e desafios precisam ser enfrentados para que o ensino de ciências ganhe espaço e se consolide nos anos inicias do Ensino Fundamental. Tomou-se por instrumento, deste estudo exploratório e analítico, um questionário misto, com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a vinte e um professores de duas instituições pertencentes a uma rede pública municipal, do interior do estado do Paraná.

O quinto artigo, Oportunidades de estratégias do Protagonismo Compartilhado utilizando tecnologias em práticas pedagógicas nas escolas de Educação Infantil da RME/PoA, destaca, a partir dos relatos participantes na I Mostra Virtual de Inclusão Digital (IMVID) e II Mostra Virtual de Inclusão Digital (IIMVID) do Setor de Inclusão Digital/Informática (ID/I/SMED/PoA) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/PoA), oportunidades e estratégias do Protagonismo Compartilhado.

O artigo Relato de experiência: informática na Educação Infantil, aborda algumas experiências de uso do computador na Educação Infantil que aconteceram durante dois anos na Escola Municipal de Educação Infantil Valneri Antunes, colocando em evidência as possibilidades de ampliar o cenário pedagógico da Educação Infantil também a partir do uso de tecnologias na escola.

O sétimo artigo, Educação Inclusiva: dilemas e possibilidades da inclusão, tem como objetivo apresentar informações sobre a trajetória da Educação Inclusiva, leis que fundamentam a inclusão e sua efetiva aplicabilidade no contexto escolar. A base deste artigo é a análise das respostas dos professores apresentada em seis questionários estruturados.

O último artigo dessa edição, O adolescente não leitor: um desafio para a biblioteca escolar, é um relato de uma pesquisa-ação que foi elaborada buscando desacomodar aquele aluno já alfabetizado, estudante dos anos finais do Ensino Fundamental, mas que não lê. A ideia do projeto era envolver o aluno adolescente numa dinâmica para ele realizar leituras e expressar suas impressões a respeito do que lhe foi provocado.

Todos os artigos demonstram o movimento, a busca e as ações articuladas por professores que se mobilizam em seu fazer pedagógico cotidiano, que tentam acionar processos e cenários pedagógicos diferenciados na escola. É preciso reafirmar a voz e o espaço para que essas narrativas apareçam. A nossa Ágora pretende ser um desses veículos,  de voz e vez de professores, de educadores, de entusiastas da Escola, que pensem e busquem uma educação mais alinhada com a contemporaneidade em que vivemos. Estimulemos a troca, o compartilhamento!

Leia, seja autor, propague! E desejamos sempre: Boas leituras!

Texto de: Maria Helena dos Santos
Edição: Jacqueline Aguiar

 

 Mar/2015