Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

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Editorial - Ano 5 - 2014 (Dez)

           

Os artigos e relatos de experiências evidenciados nesta edição colocam em pauta ações e vivências do cotidiano escolar: ensino e aprendizagem. Processos que se fazem profundamente relacionados e os quais todo o professor se debruça e busca qualificar. Pensar a escola, a educação, a infância a partir de outros filtros e pontos de vista é urgente e necessário. Refletir e problematizar conceitos que nos possibilitam outros caminhos para a educação e para uma escola mais alinhada com a racionalidade vigente na contemporaneidade é o nosso desafio.

No primeiro texto Reconstruir posturas: um desafio frente às novas infâncias... a autora propõe que pensemos a infância a partir da contextualização vigente na contemporaneidade. É preciso levar em conta as mudanças sócio-culturais, políticas e econômicas  para que se consiga perceber e gerir uma escola mais alinhada a este tempo.

O segundo texto  Repensando a psicogênese da lectoescrita  apresenta relato de experiência e reflexões sobre a psicogênese da leitura e da escrita e como essa observação deve fazer parte do exercício profissional de alfabetizadores e educadores como um todo. A proposta de ampliação da observação e da flexibilização dos enquadramentos e níveis também é aqui colocada em discussão.

Literatura Infantil: a inutilidade do utilitarismo analisa os aspectos constituintes da Literatura Infantil como ferramenta para para processos de humanização da criança. A Literatura é entendida e pensada pelo autor como uma "tecnologia" que colabora para formar sujeitos infantis.

O quarto texto da edição traz o relato sobre o EJA: Totalidade Inicial 1 – Experiência pedagógica e de vida. O trabalho propõe que se pense a juvenilização da Educação de Jovens e Adultos que cada vez mais tem acolhido esse público deslocado no intervalo etário denominado juventude. A autora ainda estabelece reflexão sobre a necessidade de novas práticas, entendimentos e endereçamentos necessários frente a esta nova realidade.

O quinto texto, Concepções e práticas de Educação Musical: Um estudo de caso em uma escola municipal de Educação Infantil  traz concepções e considerações sobre a inserção da Educação Musical na Educação Infantil, levando em conta as novas posturas vigentes de infância. O trabalho evidenciado ainda revela a importância e o compromisso que o educador musical carrega em contribuir para a construção de referenciais para uma crescente inserção da educação musical na escola.

O último texto apresentado nesta edição A Educação Integral na EMEF Migrantes: relato  de  uma experiência tem por objetivo pensar o processo de integralização de uma das escolas da Rede Municipal de Porto Alegre. Propõe pensar nos processos, nos desafios e nos avanços que uma proposta calcada na educação integral concentra.

A cada edição de nossa revista virtual reforçamos o convite feito à reflexão. Está posto que o mundo está mudando, que hoje há outras maneiras de pensar a economia, o mercado, a política, os fatos sociais e a cultura. Os avanços tecno-midiáticos cada vez mais nos encaminham para outras formas de viver neste mundo. E a escola não pode ficar de fora! Temos que pensar nossa prática, nossas proposições e interações pedagógicas a fim de alinhar a escola ao mundo atual. Temos que pensar sobre tecnologia. Temos que pensar sobre mídias. No entanto, é mister, deve-se primeiro pensar sobre a infância, sobre os processos iniciais da escolarização, sobre a acolhida de jovens em momentos, também iniciais, de contato com a educação formal. Paula Sibilia em artigo intitulado  "A escola no mundo hiperconectado: Redes em vez de muros?" trata a escola como uma "tecnologia". Uma tecnologia destinada a formar sujeitos alinhados a esse tempo, a essa racionalidade, a essa forma de ser e de estar no mundo. Se a escola é a nossa "tecnologia" vamos pensá-la, vamos discuti-la, na amplitude do tema! Esta é a proposta da edição de 2014.

 

 Novamente desejo a todos: Boas leituras!

 Jacqueline Aguiar

Dez/2014