Revista
Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital
ISSN 2175-3792
_____________________________________________________________________
Editorial - Ano
2/2011, Número 2 (Jul/Dez)
O segundo número do ano 2 da Revista Virtual "Ágora - Educação", traz artigos
que buscam discutir as relações estabelecidas entre educação, tecnologias e mídias.
O artigo
Contribuições da Formação de
Professores para o Uso das TIC’s nas Escolas, traz uma interessante
reflexão acerca da progressiva apropriação tecnológica vivenciada por
professoras atuantes na RME de Porto Alegre. A trajetória vivenciada e no texto
apresentada, é capaz de promover a inferência sobre as novas possibilidades que
a inserção e o uso das TIC’s na escola podem oferecer à instituição e seus
atores: professores, alunos e comunidade como um todo.
O artigo Educação Histórica,
Fontes Históricas E Novas Tecnologias: Descompassos e Possibilidades
aborda a utilização de fontes históricas e de acervos digitais nas
atividades de ensino de História na Educação Básica. Direciona o olhar para
alguns descompassos e usos ainda “conservadores” das fontes históricas na
escolha de materiais didáticos e na utilização das novas tecnologias.
A percepção de um novo tempo e de um novo aluno, ambientado em uma cultura
digital, traz a obrigação de uma ressignificação para as práticas da escola.
Para tanto, acolher as novas formas de ler e escrever advindas com a
virtualização proporcionada pelo crescimento da Web pode ser um caminho
significativo para a escola. Esta é a discussão trazida pelo artigo
Fanfictions e RPG’s:
Narrativas contemporâneas.
O Papel do Professor na
Educação a distância
propõe ao leitor uma análise sobre os diferentes tipos de organização em
cursos ofertados dentro da modalidade a distância e ainda se propõe a apresentar
as principais características que o professor deve apresentar para adequar-se ao
modelo e às necessidades do corpo discente.
Em uma proposta de tencionar mais uma vez os temas: EAD e a formação docente, o
artigo Pontencialidades Tecnológicas e Educacionais da Formação Docente através da
Modalidade de EAD traz à discussão a potência da EAD como
viabilizadora e fomentadora de oferta de formação continuada para professores.
Na esteira da problematização da Educação a distância emerge uma questão
pertinente: qual o papel do professor, ou como definido nesta modalidade, o
tutor? O artigo que promove esta discussão é
A Mediação em tutoria:
Considerações sobre a prática.
A busca por possibilidades de trabalho que tragam para a escola novas posturas,
alinhadas com o novo tempo em que vivemos, é o que o relato de experiência
destacado no texto Educomunicação: Possibilidades na escola através do projeto Alunos em Rede –
Mídias e Escolares nos revela. O que é Educomunicação, protagonismo
juvenil, o professor da cultura digital são alguns dos conceitos abordados neste
artigo, além, e fundamentalmente, de evidenciar as práticas da escola municipal
com o uso das mídias escolares.
Jacqueline Aguiar
Jul/Dez
2011
|