Revista Institucional - SMED Porto Alegre - Inclusão Digital

 

ISSN 2175-3792

_____________________________________________________________________

 

Editorial - Ano 2/2011, Número 2 (Jul/Dez)

            O segundo número do ano 2 da Revista Virtual "Ágora - Educação", traz artigos que buscam discutir as relações estabelecidas entre educação, tecnologias e mídias.

            O artigo Contribuições da Formação de Professores para o Uso das TIC’s nas Escolas, traz uma interessante reflexão acerca da progressiva apropriação tecnológica vivenciada por professoras atuantes na RME de Porto Alegre. A trajetória vivenciada e no texto apresentada, é capaz de promover a inferência sobre as novas possibilidades que a inserção e o uso das TIC’s na escola podem oferecer à instituição e seus atores: professores, alunos e comunidade como um todo.

 

            O artigo Educação Histórica, Fontes Históricas E Novas Tecnologias: Descompassos e Possibilidades aborda a utilização de fontes históricas e de acervos digitais nas atividades de ensino de História na Educação Básica. Direciona o olhar para alguns descompassos e usos ainda “conservadores” das fontes históricas na escolha de materiais didáticos e na utilização das novas tecnologias.

 

           A percepção de um novo tempo e de um novo aluno, ambientado em uma cultura digital, traz a obrigação de uma ressignificação para as práticas da escola. Para tanto, acolher as novas formas de ler e escrever advindas com a virtualização proporcionada pelo crescimento da Web pode ser um caminho significativo para a escola. Esta é a discussão trazida pelo artigo Fanfictions e RPG’s: Narrativas contemporâneas.

 

 

             O Papel do Professor na Educação a distância propõe ao leitor uma análise sobre os diferentes tipos de organização em cursos ofertados dentro da modalidade a distância e ainda se propõe a apresentar as principais características que o professor deve apresentar para adequar-se ao modelo e às necessidades do corpo discente.

 

 

         Em uma proposta de tencionar mais uma vez os temas: EAD e a formação docente, o artigo Pontencialidades Tecnológicas e Educacionais da Formação Docente através da Modalidade de EAD traz à discussão a potência da EAD como viabilizadora e fomentadora de oferta de formação continuada para professores.

 

 

          Na esteira da problematização da Educação a distância emerge uma questão pertinente: qual o papel do professor, ou como definido nesta modalidade, o tutor? O artigo que promove esta discussão é A Mediação em tutoria: Considerações sobre a prática.

 

          A busca por possibilidades de trabalho que tragam para a escola novas posturas, alinhadas com o novo tempo em que vivemos, é o que o relato de experiência destacado no texto Educomunicação: Possibilidades na escola através do projeto Alunos em Rede – Mídias e Escolares nos revela. O que é Educomunicação, protagonismo juvenil, o professor da cultura digital são alguns dos conceitos abordados neste artigo, além, e fundamentalmente, de evidenciar as práticas da escola municipal com o uso das mídias escolares.

 

            Jacqueline Aguiar

Jul/Dez 2011