PROPOSTA PARA PRÓXIMA GESTÃO DA 
E.M.E.F. MARIO QUINTANA/2008-2010

 

    O  que  norteia  nossa  proposta  é  o princípio  da  GESTÃO  PARTICIPATIVA,

    Uma imagem  que  tenha  caras,  sentimentos,  expressões  que  reflitam  nossa  construção.

 

    Por que uma gestão participativa ?!?

    Uma gestão participativa implica que todos/as sejamos peças importantes, assumindo compromissos coletivos e individuais com os processos e os fazeres. Implica o diálogo, a escuta e a busca coletiva das formas e ações... Implica nos vermos nas nossas singularidades, mas com uma visão compartilhada das “coisas” e ações que iremos desenvolver.

 

    Nesse caminho...

    Nosso grande desafio será construir essa gestão participativa que sonhamos, com palavras e ações significativas e na qual se perceba o respeito, o convívio e o acolhimento.

 

    Sugerimos...

    Alguns princípios para servirem de suporte para nossas reflexões, ações e na construção do PPP.

 

    PRINCÍPIOS:

         ÉTICA

         RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E SEU ACOLHIMENTO

         SOLIDARIEDADE

         HORIZONTALIDADE

         AVALIAÇÃO PERMANENTE

         LUDICIDADE

         RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES SABERES

          

    Pensando no currículo e nos processos de aprendizagem da nossa escola:

    Nosso desafio será dar continuidade ao trabalho cotidiano com os eixos:

 

    Educação Popular

 

 

    Educação Antidiscriminatória

 

 

    Educação Ambiental

 

 

     Queremos que essa proposta venha se transformar em um projeto que todos/as se sintam protagonistas e que nossas idéias se traduzam em ações cotidianas.

 

    Precisamos afinar nossas vozes ...

 

    Alguns dos nossos objetivos de trabalho:

 

         Reorganizar o trabalho da equipe diretiva, que nesta proposta tem um formato diferenciado, através de coordenações, de modo que cada coordenadora tenha suas funções estabelecidas.

 

         Aperfeiçoar a organização interna da escola.

 

         Melhorar as condições físicas da escola.

 

         Organizar o uso dos espaços da escola para o trabalho pedagógico.

 

         Qualificar o atendimento à comunidade.

 

         Capacitar os processos de ensino/aprendizagem .

 

         Fortalecer os segmentos escolares .

 

         Viabilizar o trabalho das tribos e os projetos específicos;

 

         Reorganizar o funcionamento geral da escola (tempos e espaços).