Princípios da Escola

 

1)      Integrar as ações da escola à ações dos demais profissionais de outras áreas (assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte...) que atuam na região, de forma a aprimorar projetos comuns.

2)      Buscar uma postura ética e profissional na qual se possa construir valores mais solidários, para garantir uma convivência íntegra.

3)      Buscar formas de qualificação para o acolhimento das diferenças.

4)      Construir de forma responsável e coletiva a participação em todas as ações da escola.

5)      Desenvolver uma cultura de paz através da conscientização ecológica, relações humanas e meio-ambiente.

6)      Avaliar, divulgar e investir continuamente nas regras de convivência como compromisso assumido pelo coletivo da escola.

7)      Organizar, ampliar e aprimorar espaços permanentes de diálogo, discussão e planejamento.

8)      Garantir o acesso e a permanência do(a) alunos (a) na escola, com qualidade, considerando suas diferenças, número máximo de alunos por turma, regras de convivência construídas coletivamente e assegurando a integridade física de todos.

9)      Propiciar um ambiente com pluralidade de construções coletivas e sociais, valorizando os diferentes saberes individuais ( inteligências múltiplas) e culturas dos sujeitos.

10)  Trabalhar coletivamente (professor referência, arte-educador, itinerante, etc.) visando a organização e a participação de diferentes posições, diálogo como comprometimento, responsabilidade e respeito.

11)  Planejar coletivamente por área, por ciclo, por ano-ciclo, co participação dos vários segmentos da escola (prof, SOE, SOP, L.A., etc.) assumindo as atividades de integração.

12)  Construir e organizar de forma coletiva, espaços que incentivem, comprometam e garantam a participação responsável da comunidade escolar.

13)  Garantir a participação de tomada de decisões, tais como: avaliação institucional, projetos, calendário escolar, OP, Plano Anual, Plano Político Pedagógico, através de reuniões semanais para professores, funcionários e equipe diretiva e reuniões mensais com os pais, fóruns de alunos, assembléias e vivências pedagógicas.

14)  Garantir de forma democrática as eleições para a direção, conselho escolar, grêmio estudantil com a opinião e participação de todos os segmentos e votação de projetos para serviços, setores e outras atividades pedagógicas pelo corpo docente da escola.

15)  Buscar constantemente novos espaços para que cada integrante da comunidade escolar construa sua cidadania.

16)  Entender a escola como espaço público onde a comunidade local tenha acesso e co-responsabilidade pela qualificação das práticas culturais e de lazer, incluindo finais de semana, recesso e férias escolares.

17)  Avaliar de forma contínua e sistemática, levando em consideração o processo individual do aprendizado do aluno e tendo em vista os objetivos construídos coletivamente.