“Sonho que se sonha só...”
Pra índio(a) pode ser cacique, na África, há muito tempo atrás, existiam os reis e as rainhas, nas cidades são os(as) vereadores(as), representantes sindicais, presidentes ou participantes das associações de bairro, mas cada pessoa também tem suas características que podem torná-la líder no grupo em que atua, como as crianças e adolescentes que vão contar um pouco de suas histórias nesse livro que você está lendo (que infelizmente não ficou pronto pra feira do livro...)
Pra nós, ser líder é estar atento(a) ao que acontece ao seu redor e sempre disposto(a) a ajudar. Não é que a gente tenha todas as qualidades que uma pessoa tem que ter pra ser líder, mas a gente tá super a fim de desenvolvê-las. Batalhamos pra ser solidários (as), cooperar com todos e todas, dar sugestões, passar informações, ter responsabilidade e capacidade de se importar com as pessoas, na teia de relações de interdependência entre todos os seres que constitui a VIDA! Nem sempre a gente consegue, mas nunca desiste de tentar.
Foi, por exemplo, numa reunião de líderes, que surgiu a idéia de fazer uma campanha para melhorar as relações na escola. A Suelen, da C32, disse que estava muito preocupada com a depredação da escola; como ela está se formando, ficava pensando nas outras crianças e adolescentes que estudariam aqui, até mesmo seus(as) filhos(as), e gostaria de conversar com os outros alunos e alunas sobre a situação.
Pensando juntos e juntas decidimos fazer a campanha. Começamos com um mural aproveitando o ritmo de Copa do Mundo, pedindo que as pessoas escrevessem recados positivos numa torcida para a nossa escola. Achamos que funcionou um pouco e teve alguns abusos. Depois, pesquisamos símbolos de paz como a cruz ansata que os hippies usavam nos anos sessenta, com o lema paz e amor. A partir dessa pesquisa criamos o nosso próprio símbolo: o dragão da proteção e da amizade, com alguns lemas que você vai poder ler mais adiante.
Fizemos tudo juntos e juntas: O Lucas Martins desenhou um dragão que achamos maneiro. Aí o Jesser lembrou que na China os dragões são um símbolo que serve para proteção e então, com mais algumas idéias nasceu o nosso Dragão. Ele é tão especial que até lança borboletas pela boca ao invés de fogo!
Esperamos que vocês gostem da leitura. Nela vão perceber que há diversos pontos de vista sobre a mesma situação, que algumas pessoas têm uma forte consciência de seu papel e auto-crítica, outras estão no comecinho de uma longa caminhada. Nosso livro é um convite para que vocês embarquem nessa com a gente para melhorar a convivência na escola, respeitando as diferenças e aprendendo sempre mais, quem sabe aumentando o número de textos na próxima vez, hein?
Um abraço,
Lideranças de turma da E.M.E.F. Mário Quintana/nov 2006
Minha história de líder
Davi Fraga - B23
Eu me importei de ser líder porque gosto de ir aos passeios e de inventar jogos. Eu gostei de fazer muitas coisas, e enfim, de tudo.
A liderança da turma
Kassandra – B23
Eu não era líder, mas a outra não ia nas reuniões, aí a turma votou e trocamos de líder.
Minha história de ser líder
Luiz Gustavo - B33
Eu quis ser líder porque eu já fui. É bom dar um pouco da nossa aprendizagem para os(as) nossos(as) colegas. Faço bastante atividade. Quando a professora sai para pegar a chamada, peço para meus(as) colegas falarem baixo. Gosto de ajudar a professora também.
Como é ser lider
Adenilson - B33
É bom ajudar os(as) colegas que não sabem as coisas do quadro, ajudar a separar as brigas e avisar quando tiver uma atividade nova.
A Liderança
Lislaine - B34
Bom, eu quis ser líder porque o(a) líder organiza a turma e ajuda a professora na hora que precisa.
A importância de ser líder é que o(a) líder não só ajuda a professora, mas tem que tentar fazer uma turma melhor.
A minha turma é complicada porque tem gente que acha que líder não serve pra nada e o vice não se dá o respeito, não respeita a professora e só tenta aparecer, sem cooperar com nada. Teve uma vez que eu pedi para não gritarem e me responderam uma coisa feia, com muitos palavrões.
Eu já tentei fazer muitas coisas para melhorar mas não deu certo. Espero que tenham mais respeito pelos(as) líderes.
Ser líder
Katiane Cavalheiro - C11
Líder é a pessoa que apesar de tudo tem que ter respeito, responsabilidade, capacidade, atenção e várias outras coisas.
Líder não é aquela pessoa que manda, mas muitas pessoas pensam que é assim, que a pessoa que é lider quer mandar em tudo.
Ser líder não é facil, muito pelo contrário, é muito dificil. Bom, pelo menos eu acho que tem gente que pensa que ser líder é facil, que é só ir nas reuniões, não ouvir, não prestar atenção, não cumprir o que diz, não ajudar, não dar idéias, enfim, não fazer nada pela turma! Mas não, líder tem que ouvir, prestar atenção, cumprir o que fala, dar idéias e ajudar no que pode.
Ser líder não é ser diferente dos(as) outros(as) alunos(as), pois nós todos(as), independente de ser líder ou não, fazemos as mesmas coisas. Bom, sou líder porque meus(as) colegas acham que eu tenho capacidade, e acima de tudo confiaram em mim para que eu fosse o representante da turma.
Bom, espero que tenham entendido a minha mensagem sobre a liderança, eu escrevi apenas o que penso, o que acho e o que sinto.
Tudo sobre ser líder
Sabrina - C11
Ser líder é ter muita responsabilidade nas costas e ter compromisso.
Eu acho que os meus(as) colegas me escolheram pra ser líder porque eu sempre tive responsabilidade com os meus deveres e também sempre estou presente em todas as coisas que fazem parte da escola. Eu acho que ser líder não quer dizer que você pode mandar em todo mundo, ou ir em passeios melhores do que os(as) outros(as), mas sim quer dizer que os(as) líderes tem que tentar ajudar a turma ou qualquer outra pessoa. Tendo também que participar das reuniões e eventos para dar exemplo como uma líder.
Ser líder
Brenda - C12
Ser líder é muito legal mas é muito confuso porque não respeitam, começam a falar que eu não mando.
Tem alguns(as) que respeitam e até deram opiniões para arrumar a sala e o mural. Pode melhorar se alguns(as) alunos(as) respeitarem aos(às) outros(as), pararem de falar apelidos e é só isso.
Como estou indo na liderança
Mislaine - C22
Estou me comportando bem. Estes dias andei conversando com uns dos mais arteiros da sala. Meu colega também estava falando com dois dos meus colegas que sentam atrás de mim porque eles estavam riscando nas classes.
Andei também dando conselhos para meus(as) colegas; falei com um pai e acho que está dando certo.
Já o vice risca nos murais, nas paredes, dá um ataque epilético nele, bom exemplo de vice!...
Mas ele faz algumas coisas que prestam e ajuda bastante.
Olha, eu acho que estou indo bem como líder, mas eu e o Lucas Fogaça temos que trabalhar mais um pouco juntos, falar mais com os(as) colegas, dar mais idéias para o pessoal.
Tchau e muito obrigada!!!!!
Porque escolhi ser líder da C23!
Jesser-C23
Eu escolhi ser líder por brincadeira. Eu me candidatei de brincadeira e achei que ninguém iria votar em mim, mas fui acumulando votos e virei o líder da turma.
Mas eu sou muito bagunceiro. Os(as) professores(as) foram reclamando de mim por muito tempo, e hoje não quero mais ser líder.
Turma C23
Gabriela – vice-líder
Muita coisa ruim e muita coisa excelente acontece na liderança da C23. O bom é que os(as) alunos(as) me respeitaram nos primeiros dias, o ruim é que eles(as) fazem bagunça e se eu falar alguma coisa me mandam ficar quieta. Eu sei que eu falo demais, mas faço os trabalhos e aprendo. O Jesser bagunça e retruca a professora, no segundo bloco ele vai pra C22 e fica lá.
O que a turma C23 precisa melhorar:
Os(as) alunos(as) do lado da janela precisam ter respeito com os(as) professores(as), colaborar na aula de inglês e não sair da sala.
Pra tudo isso pode contar comigo que eu vou tentar melhorar a turma e também vou tentar falar menos.
Liderança!!!!!!!!
Lélia - C31
Vai fazer 3 anos que eu sou líder da turma, e quando a professora perguntou para mim porque eu queria ser líder da turma eu dissse;
-Eu quero ser líder pois acho que eu sou a pessoa certa para este cargo pois eu sou muito comunicativa, falo com todas as pessoas da escola.
Quando eu virei líder alguns(as) dos(as) meus(as) colegas acharam ou notaram que eu mudei, na minha opinão eu acho que não.
Depois que eu virei líder eu tenho bastante tarefas para cumprir: até pra tirar um(a) aluno(a) da sala quando uma professora pede quem vai sou eu, para ajudar ou fazer alguma coisa como também reunir os(as) alunos(as) das outras turmas.
Eu senti muita diferença sendo líder da minha turma; eu me sinto mais responsável, mais amiga dos(as) meus(as) colegas, me comunico mais ainda com todos(as) ou quase todos(as) da escola, respeito bastante os(as) outros(as) e quando a gente quer fazer alguma atividade fora da escola são os(as) líderes das turmas que organizam tudo ou quase tudo também.
Meu único objetivo em ser líder é tentar participar mais das atividades com os(as) meus(as) colegas e tentar ser amiga de pessoas com quem não falo muito. É importante porque se não tivesse um(a) líder, no caso um representante da turma, as informações não chegariam para as alunas e alunos. Por exemplo: A Juliana vai numa reunião onde a professora diz que tudo o que for dito na reunião deve ser passado para os(as) outros(as) colegas, mas nos outros dias a Juliana faltou demais. Então como ela vai comunicar às pessoas, se ela falta demais?
É por esse motivo que a turma tem que ter um(a) líder acima de tudo responsável com o cargo.
Acho que o cargo de líder na minha turma está ótimo e nas outras turmas pode melhorar perguntando para os(as) alunos(as) porque querem ser líderes, qual seu objetivo, o que vão tentar fazer para ajudar a turma.
Eu só pensei nisso!!
Mayara-C13
Ser líder é muito bom, você fica muito feliz quando é escolhida pela turma para ser líder, mostra que os(as) colegas confiam em você.
Como tudo, ser líder tem seu lado bom e ao mesmo tempo o seu lado ruim:
o lado bom: mostra que seus(as) colegas confiam em você, tanto que lhe entregaram a turma;
o lado ruim: você tem que tomar muito cuidado para fazer com que seus(as) colegas não se arrependam de terem te escolhido.
Mas, só de ver sua turma orgulhosa com você já compensa.
Autores(as):
Mayara Leli Duarte Cavalheiro
Kerolyn Silva Rodrigues
Mayhani Gonçalves Forli
Lélia Silva Rogério
Davi Fraga
Kassandra Ferreira Lino
Nadia Kailane Oliveira Lima
Jheniffer Alexsandra Prestes D'Avila
Luiz Gustavo Silva Rogério
Adenilson Joelson Dias dos Santos
Lislaine da Silva Veloso
Katiane de Ávila Cavalheiro
Sabrina Pires Florentino
Brenda Lays de Olveira Moraes
Mislaine dos Santos Sanguiné
Jesser Anderson da Silva Silveira
Gabriela Correia Ribeiro
Gabriel Fabrício dos Santos Viegas
Vitória da Silva Leobet