TÁ BRINCANDO?!
Bem devagar, bem aos pouquinhos, e assim bem baixinho como queria ser amado o nosso Mário*, como uma planta ou uma pessoa ou um bichinho ou um planeta ou uma estrela ou outra coisa especial que leva um tempão pra se fazer, foi nascendo e crescendo o grupo de monitores e monitoras Recreio do Quintana. Quer saber como? Até chegar nesse livro que tu tá lendo agora, a gente brincou, ralou e aprendeu muito. Tem gente que foi e voltou, tem sumido(a) e recém -chegado(a), tem os(as) que nunca desistiram, tem os(as) que querem e fazem sempre mais. Quer saber mais da nossa história?
Tudo começou porque todo mundo resolveu repensar os tempos na nossa escola e, com a reorganização em blocos, o recreio ficou mais longo: (Meia hora, OBA!!!) e aí também tinha que ser melhor organizado e aproveitado pra aprendizagem, pra turma que tá a fim de avacalhar não ter muito tempo semoquefazer.
Num sábado de 2005, inspirados(as) no filme do Harry Potter, dividimos o recreio em setores e definimos as pessoas responsáveis por eles (com chapéu seletor e tudo!), identificando com as casas de Hogwarts que achamos que mais tinha a ver. Ficou assim:
Sonserina (cobra) – verde: recados, jogos
Grifinória (leão) – vermelho: quadras, rádio.
Corvinal (águia) – azul: leitura
Lufa-lufa(texugo)– amarelo: pagode, pátio do jardim
Aí o tempo(sempre ele...) foi passando e a gente não conseguia colocar as coisas em prática, só que nunca desistimos.
Em 2006 aumentamos o grupo, começamos as reuniões, organizamos o material, crachás, escolhemos nosso nome e tudo mais e a brincadeira começou! Fizemos até coletes e criamos letras especiais para nossa identificação!
Temos muito ainda para melhorar: queremos que as mães participem com a gente, organizar campeonatos e gincanas, dividir melhor as quadras, precisamos fazer valer o turno inverso, tem textos que relatam outras experiências e conceitos interessantes que precisamos estudar, nossa organização ainda não está cem por cento, queremos pesquisar mais brincadeiras e resgatar umas coisas antigas que eram bem legais, precisamos nos comunicar melhor, fazer a rádio funcionar como instrumento a serviço de todas as turmas e acima de tudo BRINCAR, porque, pra nós, BRINCADEIRA É COISA SÉRIA!!!
Te liga na leitura e vem brincar com a gente! Um abraço dos monitores e monitoras do recreio do Quintana.
RÁDIO
Jéssica-C32
Oi, meu nome é Jéssica e vou falar sobre como é ser monitora do recreio do quintana.
Ser monitora é muito bom, esse tempo me fez muito bem, eu aprendi a lidar melhor com as possoas e me comunicar melhor com elas, me fez ver que tinha algumas pessoas que nós nem sábiamos que existiam e que eram tão legais; é muito bom fazer o que gente gosta. As meninas e eu adoramos ficar na rádio colocando músicas para todos se divertirem.
Eu me sinto muito melhor desde que eu entrei na rádio, me sinto mais útil para a escola tendo o meu lugar. Eu gosto muito de escutar músicas e de poder estar aqui ajudando o nosso recreio a ficar mais legal, isso a gente faz com muito carinho.
Às vezes nós temos que lidar com algumas pessoas que querem sempre nos colocar para baixo, mas nós sabemos que ninguém iria conseguir fazer o recreio tão legal como nós.
Priscilla-C21
Eu entrei na rádio porque eu gosto de música e de alegrar os(as) alunos(as) da escola durante o recreio.Eu e minha amiga Jozemara colocamos os cd´s que as pessoas nos trazem e damos os recados para todos(as).
Um certo dia eu e a Joze colocamos o cd a tocar e fomos dar uma volta pelo pátio. Quando vimos, a professora Melissa nos achou e nos xingou. Tivemos que voltar pra rádio com sede e vontade de ir no banheiro.Nunca mais nós saimos para rua, agora é um dia pra cada uma ficar na rádio. Eu simplesmente adoro a rádio da escola.
Fernando-C31
No dia 27/set/06, a professora Melissa me encontrou na rádio sem crachá e disse: - você têm que participar das reuniões todos os sábados às 10h.(Eu irei com certeza).
Susiele-C32
Oi! Meu nome é Susiele, e sou uma das monitoras do Recreio do Quintana.
A minha função é colocar e ajudar a selecionar as músicas tocadas no recreio .
Eu e minhas amigas fazemos um pouco mais divertido para quem gosta de escutar músicas diversas.
Mas para nós conserguirmos fazer este recreio divertido é muito difícil, porque temos apenas meia hora para fazer muitas coisas, por exemplo:mandar recados e avisos,falar piadas e poemas e às vezes temos que fazer algumas entrevistas. Olhando assim parece muito fácil, porque meia hora é bastante tempo, mas na verdade é muito difícil ter que organizar os horários, só que já nos acostumamos. Nem sempre é tão fácil porque às vezes temos que lidar com algumas pessoas que querem nos colocar pra baixo, mas nós não damos mais bola, porque eles não conseguiriam fzer a rádio tão legal, divertida e alegre como a gente faz.
Jozemara-C21
Ser monitor é uma grande responsabilidade, porque nós aprendemos a ser solidários(as) com todos e todas.
Ser monitor do som do recreio é uma alegria porque tenho que cuidar das músicas que tocam, do volume da rádio, pra saber se está alto ou baixo, botar as músicas que todos gostam. Nem só um tipo e nem só outro.Tenho que ter responsabilidade com os cds da rádio porque não é só na parte da manhã que acontece a rádio, na parte da tarde também tem monitoria.
A monitoria não é só na rádio. Tem também atividades no pátio com outros monitores(as). Se todos(as) ajudarem nossas coisas vão durar bastante, agora, se começarem a roubar as bolas e outras coisas, não terá mais atividades. Todos(as) tem que ajudar a cuidar dos brinquedos. Vamos ter muitos recreios bem legais e bem produtivos!
QUADRAS
Pablo Machado - B34
Um dia eu estava na quadra de futebol quando dois meninos começaram a brigar. Eu me vi numa situação ruim, mas daí eu pedi pra dois meninos do C irem separar a briga e eles foram. Nós os levamos para a secretaria, a briga foi resolvida e nós continuamos a jogar bola.
Pablo Henrique - B34
É importante ser monitor do recreio porque nós ajudamos a nossa escola a melhorar mais do que já está.
Eu quis ser monitor porque eu acho legal, porque eu vejo muitos monitores(as) querendo ajudar a nossa escola.
Aconteceu que eu estava na quadra de futebol e chegou uma guria e os guris não deixaram ela jogar nos times deles. Mas quando chegou a minha vez de jogar futebol e eu fiz o time, botei a guria a jogar no meu time.
Lucas Fogaça - C22
Ser monitor não é fácil, é preciso ter muito pulso firme, respeito, disciplina e principalmente paciência e responsabilidade para não perder a cabeça.
Várias vezes já me perguntaram: “O que você quer perdendo seu tempo no recreio monitorando o vôlei? Mas eu respondo: Não, porque eu gosto do que eu faço e também se não fossem os monitores e as monitoras não teria mais bolas no recreio.
Mas uma coisa muito importante aconteceu desde que entrei na monitoria. É que estou sendo respeitado por todos(as) os(as) meus(as) colegas e eu me sinto orgulhoso por isso: melhora a minha escola e a mim.
Renan - B31
Eu gosto de ser monitor para ajudar a pegar o material e levar para jogar e nos divertimos. Nós vamos nos passeios e o pessoal gosta de jogar.
Um dia um guri avançou nas minhas mãos, chutou em gol e errou. Aí nós xingamos eles.
Cleyton - B31
Eu adoro jogar Basquete, mas só tem um problema: quando o cara já está jogando e chega outro querendo jogar. Às vezes tem um gurizinho que é chato pra caramba. Alguns ficam olhando. Tem vezes que não dá certo. Tento acalmar os guris quando os problemas surgem, mas o que posso fazer é chamar a professora. Ou posso deixar a bola com outro aluno e cuidar só de butuca, longe da quadra, escondido, só de olho.Eu gosto de ajudar as crianças pequenas, mas não dá certo.
Karen - B32
Eu sou monitora do recreio porque eu gosto de ajudar as crianças e a coisa que eu mais gostei foi quando eu não sabia jogar vôlei e eu aprendi com os guris do vôlei.
E o que não gostei foi que os guris fazem a bola de vôlei como bola de futebol.
É bom porque eu fiz mais amizades.
Felipe Mota - B34
Bom, eu quis ser monitor porque eu me interessei em cuidar as coisas, tipo bola de futebol, a bola de basquete e a de vôlei. Porque eu me sinto um herói cuidando para ninguém estragar os brinquedos, os instrumentos e as bolas, para o nosso colégio ficar cada vez melhor e muito bonito - se nós cuidarmos dele.
Marco Aurélio-B33
Eu quis ser monitor porque é uma coisa muito legal. Eu via o recreio todo bagunçado, os(as) grandes não deixavam os(as) pequenos(as) jogarem.
Um dia no recreio um guri tentou roubar uma bola de futebol. Ele saiu correndo com a bola e eu saí correndo atrás dele. Peguei a bola e levei pra sora da monitoria.
Antes o recreio era uma bagunça, agora está tudo direito.
Eu gosto de ser monitor para cuidar das bolas e dos(as) baixinhos(as).
JARDIM
Ana Caroline-B32
É muito bom ser monitora do jardim, porque dá pra inventar brincadeiras, jogar bola...Mas no primeiro dia, eu não sabia o que fazer, então falei com a funcionária, e ela me disse que se as crianças brigassem, era para eu ou a Tamires conversarmos, se não adiantasse, a gente podia chamar uma pessoa adulta.
Eu adorei ser monitora do recreio do jardim, agora sei o que fazer com as crianças.
Joice-B24
Eu quis entrar na monitoria no primeiro dia porque eu achei bom pros(as) meus(as) colegas e pra mim. E eu adoro ficar no jardim porque eu faço umas bincadeiras legais com os(as) alunos(as).
APOIO
Flávio-C22
Eu gosto de ser monitor por que eu gosto de vir às reuniões. Eu também ajudei a fazer o pega-pet no recreio, só que foi muito difícil porque era muita bagunça, ninguém se ajudava, alguns(as) queriam brigar... Bom,foi uma bagunça mas tudo se ajeitou e depois de um tempo, quando eu vi, estava todo mundo jogando.
PAGODE
Deivid – B33
Ser monitor é muito legal. Você brinca, dá algumas mancadas, mas sempre tem um final feliz.
Um dia eu e meu amigo Marco Aurélio estávamos jogando bola e a gente viu muitos meninos tentando pegar a bola de futebol. Falamos para a professora e ficou tudo muito bem. Depois a gente resolveu ir tocar os instrumentos e ensinamos muitas crianças a tocar também. Fizemos o nosso trabalho.
Christopher-C32
Ser monitor é ser responsável, organizar as crianças no recreio, ensinar a tocar instrumentos.
As reuniões são proveitosas; não me desfazendo do restante, o importante também é o resultado do nosso trabalho, pois ensinamos e aprendemos a cada dia, deixando o recreio menos violento e mais organizado.
Cada um(a) tem uma tarefa diferente para fazer sem ter tempo para pensar em bagunça e zoeira, trazendo um consolo de dever meio cumprido, pois isso não depende só de nós monitores(as), depende de todos e todas juntos(as)
JOGOS
Izadora-B24
Quando eu estava atendendo as crianças, outros(as) abusavam e queriam roubar os materias, como bolinhas de taco, jogos de quebra-cabeça e eu não agüentava mais. Aí me estressei. Quando fico sozinha eu me desconcerto, porque eu gosto de ser monitora do recreio.
Roberta-CP
Eu quis ser monitora do recreio porque não tinha ordem. Quando eu cheguei tinha apenas a professora e na primeira vez eu fiquei meio irritada com os(as) baixinhos(as).
Numa terça-feira eu estava cuidando o recreio e três baixinhos estavam mexendo com uma baixinha. Eu falei pra parar e eles me respeitaram. Eu quis ser monitora por causa disso.
Deivid-B34
No recreio estão sumindo jogos e tem poucos monitores à tarde. Quando estou monitorando eu monto os jogos pra que os(as) colegas vejam que peças estão faltando e ajudem a cuidar.
RECADOS
Tamires-C21
As coisas que gosto e as coisas que não gosto na monitoria: Eu gosto de conversar e ajudar e também gosto que as pessoas se falem e não fiquem em brigas. Eu não gosto que as gurias fiquem falando: - “tu não faz isso, tu não faz aquilo”. E fiquem mandando toda hora. Eu não tenho culpa que elas coloquem os cd´s e saiam pra rua. Eu sou nos recados, tá certo, mas se não quer fazer, dá o lugar para quem quer fazer.E também tem outras gurias que entram e ficam lá dentro. Isso não é certo; quando eu coloco Rebelde elas não gostam e dizem que é coisa de criança. Eu gostaria de cuidar dos cd´s, o que pedem eu boto. Pretendo que isso melhore.Obrigada!!!
Larissa – B24
Quando eu dava recados as pessoas ficavam felizes.
Eu quis fazer o trabalho da monitoria porque achei interessante e meu trabalho é importante porque ajuda a comunicação entre as pessoas.
Letícia-B24
Eu gosto de ficar na monitoria porque fico feliz e faço outras pessoas felizes.
Autores(as)
Jéssica Welter Barcellos
Priscilla Goulart Machado
Susiele Amaral Ferreira
Jozemara Gonçalves dos Santos
Pablo Machado
Pablo Henrique Souza Querche
Renan Feijó Vieira
Marco Aurélio Entes da Silva Júnior
Felipe Mota
Cleyton Schörn Correia Pessoa
Karen Natiele Nhoque Fagundes
Lucas Fogaça
Ana Carolina Silva da Silva
Joice Alexandra Alves Vieira
Flávio Prestes Novôa
Deivid Ganetti Bernardo Batista
Christopher Nunes Araújo
Izadora Nolarte dos Santos
Roberta Maria Sagais
Larissa Jardim da Silva
Letícia Lima Leal
Tamires Vieira Fontoura
Lucas Davis da Rosa
Fernando Daran de Lima
Agradecimento
Agradecemos a todos e todas que brincam em paz e curtem o recreio numa boa.
Em especial, queremos dar um beijo no coração dessas pessoas que estão sempre com a gente:
Prof. Júlia, sempre presente;
Prof. Vaner, com quem vivemos “trocando as bolas”;
Prof. Carmem Mazzilli, que fica com a gente de manhã;
Prof. Sari, que empresta uns cd's maneiros;
Prof. Suzana, que nos entrega o material;
Prof. Silvana, que até empresta o seu pandeiro;
Profs. Cíntia, Fabiano, guardas, funcionários(as) e mães que nos acompanham e dão segurança.
Valeu!!!!