Histórico
E.M.E.F. Mário Quintana
Localização - nosso bairro: Restinga Clicar aqui para ver
A E.M.E.F. Mario Quintana foi criada pelo decreto nº. 12.197 de 21de dezembro de 1998 sob a denominação de E.M.E.F. Restinga Velha, através do orçamento participativo da cidade. Recebeu autorização para funcionamento provisório na Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia através do parecer 007/99 do Conselho Municipal de Educação, ali funcionou de 29 de março de 1999 até 02 de junho de 1999, quando mudou-se para a sede atual - Rua C, sem número Vila Castelo - Bairro Restinga.
Durante o ano de 1999 foi iniciada a construção do complexo temático (através da pesquisa sócio-antropológica, sua análise/interpretação). Os movimentos de leitura da realidade eram constantes fazia-se a análise da prática baseada em material teórico fornecido pela SMED através de sua assessoria. Em todos os momentos a comunidade foi bastante receptiva, fornecendo informações e relatando seus principais interesses e necessidades. A partir dos dados coletados e falas referidas, elaborou-se o complexo temático cujo foco era: "A Resignificação da Identidade Individual e social do morador da Restinga".
Realizamos um levantamento junto a comunidade no 2º semestre de 1999 para que o nome "Restinga Velha" fosse mudado. A comunidade escolar evidenciou resistência em relação a este nome. Pais, alunos, professores e funcionáruios sugeriram três nomes - Morro São Pedro, Herbert de Souza e Mário Quintana - sendo referendado pela comunidade da Restinga, através de urnas de votação, colocadas nas escolas do bairro, postos de gasolina, postos de saúde, bares e armazéns. Este processo teve a duração de um mês, ao final foi escolhido o nome Mário Quintana - regulamentado através do Decreto de denominação Nº12530 de 25 de outubro de 1999.
Nossa clientela originou-se de alunos egressos da EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum que estava com um número excedente de alunos.
A escola foi oficialmente inaugurada em junho de 2001 pela então prefeito Tarso Genro. A inauguração aconteceu após a entrega definitiva da obra.
A foto da entrada acima é o antes e a foto abaixo é de agora