ENSINAPRENDIZAGEM NA ED. POPULAR / CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO POPULAR: Quem aprende ensina e quem ensina aprende; esse processo recíproco não pode ser separado, daí a liberdade tomada com a linguagem... As concepções sobre ensino e aprendizagem estão vinculadas ao currículo a avaliação. Assim, refletir sobre os primeiros impõe, conseqüentemente, a reflexão sobre os últimos. Buscando apoio no referencial teórico existente e na troca entre alternativas encontradas por nós mesmas(os) na prática cotidiana, vamos buscar compreender as dificuldades de aprendizagem em nosso contexto e construir possibilidades de superação. Além disso, vamos aprofundar e finalizar (tanto quanto seja possível que algo tenha fim) a discussão do perfil do ciclo, respondendo às questões de fundo que ficaram em aberto através da análise do que os grupos produziram até agora com o contraponto de bibliografia recomendada (Tomaz Tadeu da Silva, Pedro Demo, Edgar Morin, Paulo Freire, Rubem Alves, Antonio Gouveia, Conceição Paludo, etc.)