SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

E.M.E.F. MARIO QUINTANA

 

 

 

 

EDITAL Nº 01/2008

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

 

 

         Tendo em vista os eixos norteadores do Projeto Político Pedagógico de nossa escola: Educação Ambiental, Educação Anti-discriminatória e Educação Popular lembramos dos Princípios que sustentam nossa prática cotidiana:

 

PRINCIPIOS FILOSÓFICOS

 

     São os princípios que norteiam nossa visão de mundo, concepção de sociedade, sujeito e conhecimento.

1- Buscar formas de qualificação para o acolhimento das diferenças.

2- Buscar uma postura ética e profissional na qual se possa construir valores mais solidários, para garantir uma convivência íntegra.

3- Desenvolver uma cultura de paz através da conscientização ecológica, relações humanas e meio-ambiente.

4- Garantir o acesso e a permanência do(a) alunos (a) na escola, com qualidade, considerando suas diferenças, número máximo de alunos(as) por turma, regras de convivência construídas coletivamente e assegurando a integridade física de todos.

5- Garantir de forma democrática as eleições para a direção, conselho escolar, grêmio estudantil com a opinião e participação de todos os segmentos e votação de projetos para serviços, setores e outras atividades pedagógicas pelo corpo docente da escola.

6-Entender a escola como espaço público onde a comunidade local tenha acesso e co-responsabilidade pela qualificação das práticas culturais e de lazer, incluindo finais de semana, recesso e férias escolares.

PRINCIPIOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS

            São princípios que norteiam nossa visão do contexto sócio-cultural da comunidade escolar, concepções das relações com as famílias , com outras entidades, movimentos sociais, orgão da cidade.

1-Integrar as ações da escola à ações dos demais profissionais de outras áreas (assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte...) que atuam na região, de forma a aprimorar projetos comuns.

2-Construir de forma responsável e coletiva a participação em todas as ações da escola.

3-Avaliar, divulgar e investir continuamente nas regras de convivência como compromisso assumido pelo coletivo da escola.

4-Organizar, ampliar e aprimorar espaços permanentes de diálogo, discussão e planejamento.

5-Construir e organizar de forma coletiva, espaços que incentivem, comprometam e garantam a participação responsável da comunidade escolar.

6- Garantir a participação de tomada de decisões, tais como: avaliação institucional, projetos, calendário escolar, OP, Plano Anual, Plano Político Pedagógico, através de reuniões semanais para professores(as), funcionários(as) e equipe diretiva e reuniões mensais com os pais/mães, fóruns de alunos(as), assembléias e vivências pedagógicas.

7-Buscar constantemente novos espaços para que cada integrante da comunidade escolar construa sua cidadania.

 

PRINCIPIOS PSICO-PEDAGOGICOS

 

     São princípios que norteiam nossa visão das fases do desenvolvimento humano, de ensino-aprendizagem, de construção do conhecimento. Considerando objetivos da ação pedagógica, tais como autonomia, criatividade, criticidade...para definição desta ação.

 

1-Propiciar um ambiente com pluralidade de construções coletivas e sociais, valorizando os diferentes saberes individuais (inteligências múltiplas) e culturas dos sujeitos.

2-Trabalhar coletivamente (professor/a referência, arte-educador/a, itinerante, etc.) visando a organização e a participação de diferentes posições, diálogo como comprometimento, responsabilidade e respeito.

3-Planejar coletivamente por área, por ciclo, por ano-ciclo, co-participação dos vários segmentos da escola (profs, SOE, SOP, L.A., etc.) assumindo as atividades de integração.

4-Avaliar de forma contínua e sistemática, levando em consideração o processo individual do aprendizado do aluno(a) e tendo em vista os objetivos construídos coletivamente.

 

HORAS DISPONÍVEIS PARA PROJETOS

 

Biblioteca           – 60 horas

Brinquedoteca    – 20   “

Lab. Aprend.      -  60   “

Cidade Escola    – 10 horas no núcleo de Educação Ambiental e possibilidade de apresentação de projetos nos demais Núcleos, conforme orientação abaixo:

O projeto cidade escola visa atender no turno inverso os alunos em situação de risco e ou com dificuldades de aprendizagem. Para isso no ano de 2009 o projeto funcionará com dois formatos: A e B.

O formato A visa atender os alunos, de primeiro ciclo e B10, divididos em dois grupos conforme a faixa etária. Cada grupo participará de todas as oficinas oferecidas dentro dos núcleos: corporeidade, letramento, teatro e educação ambiental.

O formato B visa atender os alunos de B20, B30 e terceiro ciclo, que se inscreverão para oficinas específicas de acordo com o seu próprio interesse. As oficinas que serão oferecidas deverão estar de acordo com o projeto político-pedagógico da escola e dos seguintes núcleos: arte, protagonismo juvenil, letramento, esporte e lazer, educação ambiental e robótica.

 

 

Prazo para entrega dos Projetos:

 

DATA

LOCAL

HORÁRIO

05/12/2008

DIREÇÃO

Até as 16 h

 

 

APRESENTAÇÃO

 

DATA

LOCAL

HORÁRIO

11/12/2008

BIBLIOTECA

10 h

 

 

         O processo seletivo se dará através da entrega de projeto escrito que ficará a disposição para apreciação; projeto esse que será apresentado no turno de trabalho do professor (a) e votado pelo grupo de professores(as), sendo aprovado aquele que tiver a maioria do total de votos válidos.

 

 

                                                                                    

                                                                                     Equipe Diretiva