DIA 21 DE NOVEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA FILOSOFIA!

Instituído pela Unesco como o dia Internacional da Filosofia, o dia 21 de Novembro é celebrado em todo o mundo com eventos de grande importância. Certamente o maior de todos foi o Colóquio Internacional sobre "Novas Práticas Filosóficas - A Filosofia como uma Prática Educativa e Cultural: uma Nova Cidadania". Esse evento aconteceu em Paris na sede da Unesco, nos dias 15 e 16 de Novembro, e reuniu 200 palestrantes de 38 países, 8 deles brasileiros, sendo o Brasil o 6º país com o maior número de palestrantes presentes.

Esse Colóquio propôs um grande debate sobre a necessidade da Filosofia como uma prática, tanto em seu plano pedagógico, como cultural, social ou político. Teve a intenção de reacender certos elementos e informações suscetíveis de mostrar que a Filosofia não é uma atividade supérflua ou reservada a uma elite, mas que ao contrário disso, é essencial à vida e a cidadania. Foi debatido a emergência de novas práticas filosóficas, tais como:

Filosofia para crianças e jovens

Cafés Filosóficos

Ateliês de Filosofia em livrarias e bibliotecas

Aconselhamento Filosófico

Os sucessos editoriais filosóficos ao grande público


A re-descoberta da Filosofia faz com que ela deixe de ser apenas uma "moda" para se converter cada vez mais em uma prática que contribui significativamente na melhora da qualidade da vida humana. Em tempos de crise como o em que vivemos, o pensamento filosófico reaparece como uma "cosmovisão" para tornar a existência humana mais rica em significados e fornecer um teor mais crítico diante de concepções pré-estabelecidas pelas instituições e pelo sistema. O mundo vem re-descobrindo a Filosofia, que na mesma proporção, vai deixando de ser algo para poucos intelectuais com palavras e conceitos complicados, e se tornando uma prática do pensamento que busca diversas formas de se ver e se pensar o mundo.

A Filosofia com Crianças, ou como é dita em espanhol "Filosofia con los Niños", ou em inglês "Philosophy for Children", e até mesmo em francês "Philosophie avec les Enfants", é uma nova prática Filosófica e Pedagógica mundial que cresce a cada ano, tendo o Brasil como um dos grandes países precursor dessa prática, citado ao lado de Austrália, França, Bélgica e Noruega. Torna-se cada vez mais bem desenvolvida por profissionais sérios e competentes, que possibilitam, através de conhecimentos e estudos, que a Filosofia seja "traduzida" para as crianças, não apenas como um estudo histórico de filósofos e suas teorias, mas principalmente como uma prática capaz de desenvolver o pensamento e as habilidades cognitivas, e conseqüentemente incitar a autonomia e a cidadania nas crianças por volta dos 3 anos de idade. Hoje há no mundo todo milhares de profissionais que desenvolvem um trabalho com a Filosofia, seja em universidades, escolas, consultórios clínicos, empresas diversas, nos meios de comunicação como sites, revistas, jornais e programas televisivos, enfim, a Filosofia deixa de ser apenas um estudo teórico feito apenas por intelectuais para ser tornar uma prática acessível a todos, e por meio da qual possibilita-se um melhor "pensar".

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